Banho em excesso faz mal aos shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Banho em excesso faz mal aos shih tzu

Uma coisa é certa: as pessoas que amam seus shih tzu querem vê-los sempre felizes, confortáveis e sadios.

E com o grande crescimento do mercado pet, que a cada dia lança uma infinidade de produtos de higiene e estética para shih tzu, muitos donos não seguram a euforia para ver seu shih tzu sempre mais cheiroso e usando os acessórios da moda.



Higiene é bom, mas não foge à regra e banhos em excesso pode fazer mal para seu shih tzu. “Embora muitos proprietários tratam seu shih tzu como se fossem gente, é bom lembrar que eles não são e que suas necessidades higiênicas são muito diferentes das nossas.

Aquelas pessoas que acreditam que o shih tzu podem tomar banhos diários devem ficar atentas, pois estão deixando seu shih tzu expostos a alergias e outras doenças”, explica a médica veterinária Drª Ana Flávia Ferreira.

Devo dar banho no meu shih tzu de quanto em quanto tempo?



Alguns fatores devem ser levados em consideração para determinar o intervalo entre um banho e outro do shih tzu:


1. Filhotes deshih tzu que ainda não foram vacinados devem evitar banhos em pet shops - O ideal é que o primeiro banho do shih tzu seja dado em casa, a partir dos 2meses de vida, utilizando água morna e sabonete ou xampu próprio para filhotes.

O horário ideal para o banho do shih tzu é entre 11h e 15h, e a secagem deve ser feita com o auxílio de um secador, Banhos em empresas especializadas só devem acontecer após o término do esquema de vacinação e vermifugação.

2. Banhos para shih tzu com pelos curtos são indicados a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno.

3. Os shih tzu com pelos longos - Necessitam de escovação diária, fazem parte de uma exceção e podem tomar banhos com intervalos 15 dias inclusive no inverno.

4. Os shih tzu de pelo curto - Que tomam banhos quinzenais (verão) ou mensais (inverno) devem ser escovados diariamente para que sejam retiradas as células mortas e para que evitemos o cheiro forte do shih tzu. Veja aqui a escova ideal para cada tipo de pelagem.

Se mesmo antes do intervalo do próximo banho o odor do shih tzu estiver mais forte, Drª Ana Flávia dá a dica:

“Existem no mercado alguns produtos conhecidos como ‘banho seco’. Com o auxílio de um pano, o proprietário pode promover uma limpeza superficial do pelo do shih tzu, deixando-o com o odor mais agradável e evitando o banho antes do período certo. Estes produtos também são indicados para os filhotes.”

Outros cuidados na hora do banho do shih tzu


A hora do banho é o momento ideal para colocar em dia a higiene de outras áreas do corpo, como os ouvidos, cujos canais auditivos devem ser limpos para evitar o acúmulo de cera; os dentes, que só podem ser higienizados com escova e cremes próprios para os shih tzu, o que pode acontecer toda a semana, se o pet estiver habituado; e as unhas, que dependendo do crescimento, podem ser aparadas a cada 10 dias, mas sempre por profissionais especializados.
  
Cuidados: Se você der muito banho (2 vezes por semana, 1 vez por semana, de 10 em 10 dias…), vai tirar a proteção natural da pele do shih tzu e deixá-la mais exposta à alergias e doenças como fungos, por exemplo.

Além disso, ele vai fabricar mais sebo e vai ter mais cheiro do que se você der menos banho. Não adianta dar banho o tempo todo pra tirar o cheiro característico do shih tzu.

Lembre-se: SHIH TZU TEM CHEIRO DE CACHORRO. Para que ele não fique com o cheiro forte demais e não característico, dê menos banho possível (ideal de 30 em 30 no inverno e 15 em 15 no verão para shih tzu de pelo curto. E manter a frequência quinzenal no inverno para shih tzu de pelo longo) e escove-o todos os dias pra remover as células mortas e os pelos soltos e evitar nós.



Veja aqui como dar banho no seu shih tzu da maneira correta.

Fonte do Texto: Tudo sobre Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato