Como escovar o pelo do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como escovar o pelo do shih tzu

A escovação dos pelos do shih tzu é tão importante quanto o banho. Ter um shih tzu requer amor, paciência e muito tempo. É preciso ensinar o certo e errado, dar atenção a fim de retribuir o amor e o carinho que recebemos deles, passear com shih tzu, alimentar o shih tzu e cuidar da saúde do shih tzu e do bem estar do shih tzu.

Dentre os cuidados, estão levar ao veterinário, dar no shih tzu banho e escovar o pelo do shih tzu. Pois bem, é isso mesmo! A escovação nos shih tzu é tão importante quanto o banho, pois assim é possível prevenir o surgimento de nós que podem incomodar ou mesmo ferir os shih tzu.

Apesar da grande importância que essa prática possui, nem todos os tutores fazem a escovação e quando fazem, nem sempre é da maneira correta ou com a escova certa para shih tzu. Por essa razão, separamos algumas dicas para você fazer da escovação um momento de relaxamento e até de diversão para o seu shih tzu.

Porque é tão importante escovar os pelos do shih tzu?

  

Os shih tzu estão sempre com pelos novos nascendo e perdendo os antigos. Alguns desses shih tzu sujando a casa ou outros lugares por onde o shih tzu passa, enquanto uma outra porção fica no corpo do shih tzu, e por isso podem causar nós que podem ferir o shih tzu e/ou até mesmo podem ser ingeridos pelos próprios shih tzu  quando eles se lambem. Por essas razões, é importante a escovação, prevenindo dores de cabeça para os tutores e problemas na saúde do shih tzu .

Além disso, se ao nosso shih tzu é apresentado a escovação desde cedo e essa prática é realizada da maneira correta, então será um momento muito prazeroso e relaxante para o shih tzu. Pois assemelha-se a uma forma de carinho e é um tempinho extra que o shih tzu  pode desfrutar da companhia dos papais ou mamães humanos.

Truques e conselhos para escovar seu shih tzu

 

O pelo do shih tzu : É preciso, antes de tudo, entender qual é o tipo de pelo do seu shih tzu. Existem shih tzu que possuem a pelagem grossa e com fios duplicados, enquanto que há outros que têm como característica o pelo mais liso. Sendo assim, identifique o tipo de pelo do shih tzu .

Escova certa para o pelo do shih tzu : Identificada a pelagem do shih tzu , é hora de comprar a escova ideal para o seu shih tzu . Sim, existem escovas que servem para determinados shih tzu e para outros não.

Alguns exemplos de escovas para shih tzu  



As rasqueadeira para shih tzu: Indicada para remover bolas de pelos e os que ficam soltos no corpo do shih tzu, têm cerdas macias de aço e são especialmente úteis em remover pelos embaraçados.

Escova de pinos para shih tzu: Serve para pentear as pelagens média e dura.Elas têm cerdas macias e são especialmente úteis em pentear os pelos do shih tzu.

Pente para shih tzu: Se usa no caso de shih tzu que tem a pele um pouco sensível

De quanto em quanto tempo escovar o pelo do shih tzu?


https://goo.gl/VRukMB


Período de escovação do pelo do shih tzu: Passe aproximadamente 10 minutos escovando o pelo do shih tzu, tomando os devidos cuidados com as regiões mais sensíveis como o rosto e as orelhas. Os cachorros da raça shih tzu que possuem pelo curto devem ser escovados uma vez na semana, já os que possuem pelo grande devem receber escovação de três a quatro vezes por semana.

Momento alegre:
Quando for escovar fique no mesmo plano que o shih tzu, para que vocês fiquem próximos. Aproveite para conversar com seu shih tzu, faça carinho e, ao final, presenteie o seu shih tzu com algum prêmio, que podem ser petiscos ou até brinquedos novos.

Como escovar o pelo do meu shih tzu



Ambiente para escovação do pelo do shih tzu: Nem todos os pelos que estavam soltos no corpo do shih tzu vão ser fisgados pela escova alguns vão sair no chão, por essa razão, quando for escovar o shih tzu opte por ambientes abertos ou use toalhas no chão, evitando assim sujeira em casa ou até mesmo crises em pessoas alérgicas.

Modo de escovar o pelo do shih tzu:  Quando escovando ou penteando o seu shih tzu, seja gentil e não tenha pressa. Seja especialmente cuidadoso para remover bolas ou emaranhados de pelos.

O indicado é pentear os pelos do shih tzu no sentindo em que eles nascem. Sempre de baixo para cima. Seja firme quando houver nós, mas no geral passe a escova com calma para não ferir o shih tzu e nem deixar os fios quebradiços. Se por acaso o nó não esteja saindo, aplique loções de desembaraçador de pelos, eles podem ser encontrados em lojas especializadas. Além disso, lembre-se de que é para escovar o pelo do shih tzu e não a pele, por isso muito cuidado.


E se quer cuidar ao máximo do pelo do seu shih tzu, além de o escovar incentivamos você a seguir os seguintes conselhos, descubra:


O que uma escova pode fazer pelo seu shih tzu?
  

Se você escovar seu shih tzu de dois em dois dias, ele dificilmente vai cheirar mal e você não vai precisar dar muitos banhos, podendo resumir os banhos a 1 vez por mês. Veja aqui como dar banho no seu shih tzu.

FONTE
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato