Como secar um shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como secar um shih tzu

Como secar um shih tzu em casa - Após dar banho no seu shih tzu, é muito importante secar bem os pelos do shih tzu. Veja como secar o seu shih tzu da maneira correta em sua casa. Um dos cuidados básicos com o shih tzu é o banho, não é mesmo? Mas a etapa posterior ao banho também é muito importante: a hora de secar os pelos do shih tzu.

Após deixar o shih tzu limpinho, é importante secar bem os pelos do shih tzu, pois, quando a secagem não é bem feita, a pele e a pelagem ficam úmidas, o que cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que levam ao mau cheiro e podem causar doenças, como as dermatites.

Apenas a toalha não é suficiente para deixar a pelagem do seu shih tzu completamente seca e, por este motivo, recomenda-se o uso cuidadoso de um secador.

Por que os shih tzu não Gosta de Secador?


 

Além de não ser natural de forma alguma para o shih tzu, ainda o irrita ou intimida. O motivo é bem simples: Secadores de cabelo fazem um barulho que para a maioria dos shih tzu é insuportável ou no mínimo extremamente irritante. Os shih tzu possuem ouvidos mais sensíveis, podendo ouvir sons que nós não ouvimos.

Os sons agudos são ainda piores, e, embora a gente não escute muito, o secador também tem sons agudos que ferem o ouvido do shih tzu. O vento quente, mesmo que mais moderado, também assusta os shih tz.

Cuidados com o secador em shih tzu

 

Existem secadores (de pedestal e aspirador) que são feitos especialmente para cães, os quais podem ser vistos em pet shops e em clínicas veterinárias. Mas, se você quer dar um banho no seu shih tzu em casa mesmo, pode usar um secador de cabelos comum para secar, desde que siga alguns cuidados básicos para manter a saúde do seu shih tzu.

O aparelho deve ser manuseado cuidadosamente, mantendo uma distância de 10 centímetros do seu shih tzu, para não queimar a pele do shih tzu. Confira outras dicas a seguir:

Usar a toalha antes

 

Antes de começa a secar o seu shih tzu é importante retirar o excesso de água com uma toalha. Com isto, o processo de secagem será mais rápido.

Verificar a temperatura e manter a distância ideal

 

Ajuste a temperatura do secador para o morno e tranquilize o seu shih tzu verbalmente,  caso ele não esteja acostumado com o som alto do aparelho. Se o seu shih tzu for propenso a coceira, tente usa pouco o secador, pois o calor acentuará o problema.

A distância entre o shih tzu e o secador deve ser de 10 centímetros, para evitar a irritação e o aparecimento de alergias.

Algodão ou toalha para as orelhas



Seque as orelhas do seu shih tzu com algodão ou toalha, tomando cuidado com a parte interna para não correr o risco de provocar lesões.

Proteção dos olhos



Na hora de secar o shih tzu, proteja os olhos do seu Bebê, cobrindo a região com as mãos ou direcionando o secador para a parte de trás da cabeça.

Escovação dos pelos



Lembre-se de escovar os pelos do shih tzu durante a secagem, pois, neste momento será mais fácil desfazer os nós.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato