Aprenda a deixar o shih tzu limpo sem lhe dar banho - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Aprenda a deixar o shih tzu limpo sem lhe dar banho

Então esfriou e você está com preguiça. Você já tirou os cobertores de dentro do armário, já colocou em uso as roupas quentes, inclusive já encontrou o melhor jeito de agasalhar o seu shih tzu e agora ele também deve estar debaixo das cobertas com você.

Banho? Até você já está pensando em pular. E o shih tzu? Dar banho no shih tzu, com esse frio todo? Nem pensar. Mas o que fazer para que ele não comece a feder?

Como deixar o shih tzu limpo


O banho seco é a solução! Mais do que isso é uma alternativa eventual para shih tzu que não gosta de banho. Mas como dar banho seco em shih tzu? Basicamente é um banho em que não há o enxague e que pode ser uma boa alternativa ao banho tradicional.

Para isso você vai precisar de um shampoo de lavagem a seco e de uma toalha mais uma escova para ajudar a remover o resíduo de shampoo e as impurezas do corpo do shih tzu.

>>> Banho a seco para shih tzu

Banho a seco caseiro para shih tzu



Existem também algumas soluções caseiras como o bicarbonato e a mistura de água, vinagre e álcool que podem ser utilizadas para se dar o banho a seco num shih tzu.

O bicarbonato, e apenas ele, pode ser utilizado para dar um banho seco no shih tzu. O bicarbonato é ótimo porque, além de tirar a oleosidade dos pelos, ainda é um bacterecida e absorve o mau cheiro. Antes de aplicá-lo, escove os pelos do shih tzu no sentido contrário.

Depois disso, polvilhe o bicarbonato pelo corpo do shih tzu, com exceção da cabeça e deixe agir por mais ou menos 5 minutos. Então remova o pó com uma toalha ou escova.

>>> 5 opção de tosa para shih tzu

Banho de filhote



A mistura de água, vinagre e álcool, também conhecido como “banho de filhote” – pois não é recomendado dar banho com água e shampoo num filhote de shih tzu de até 4 meses, já que neste período o organismo do cachorro ainda está fraco. Essa mistura é feita a partir da diluição de um pouco de vinagre e álcool na água e deve ser passada com um pano umedecido ou algodão.

O uso do shampoo especial: Você pode, sim, testar as receitas caseiras acima, mas o mais recomendado ainda é o shampoo especial para a lavagem a seco que deve ser, de preferência, recomendado por um veterinário.

Ah, e nem pense em usar um shampoo feito para humanos no seu cachorro, pois esses produtos contêm substâncias que podem ser muito nocivas ao shih tzu.

Se o seu shih tzu ficou sujo em apenas uma parte, ou algumas partes do corpo, como por exemplo as patas após um passeio no meio do mato, ainda é possível utilizar lenços umedecidos especiais para shih tzu.

De qualquer forma, manter o seu shih tzu sempre limpo é aconselhado e o banho seco é a melhor coisa quando está fazendo muito frio, ou quando o shih tzu não é muito fã de água, ou se ele é mais velho ou ainda é filhote.

>>>Como dar banho no shih tzu em casa

Importante: Contudo, vale lembrar que o banho tradicional com água e shampoo ainda é imbatível, pois só ele mesmo para conseguir tirar toda a sujeira com 100% de eficácia. Então, quando pensar no banho do shih tzu sempre que possível dê preferência para o banho tradicional e deixe o banho a seco para momentos de exceção.


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato