Estudo tenta explicar por que os shih tzu viram a cabeça para o lado quando falamos com eles - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Estudo tenta explicar por que os shih tzu viram a cabeça para o lado quando falamos com eles

Não, ele não está querendo fazer gracinhas para agradar o dono. Uma pesquisa feita pelo escritor e psicólogo Stanley Coren, autor de A Inteligência dos Cães, sugere que os shih tzu viram a cabeça para o lado quando falamos com eles para enxergar melhor.

Coren acredita que o focinho atrapalha a visão dos animais, por isso eles viram a cabeça para ver melhor as expressões da boca humana.
Para chegar à tese, o autor entrevistou 582 pessoas nos Estado Unidos, das quais 186 são proprietárias de animais com focinho plano, como Pugs, Boston Terriers e Pequinês, shih tzu.

Do total de questionários, 62% mostraram que os seus animais inclinam a cabeça frequentemente ao ouvir seus donos.

Setenta e um por cento dos proprietários de cães com focinhos compridos disseram que a inclinação ocorre frequentemente, contra 52% dos que possuem animais com focinhos planos.

A proporção de cães de focinhos achatados que se inclinam ainda é grande. Por isso, o autor acredita que há outro fator que também faz com que eles façam esse movimento.
“Talvez a audição desempenhe um papel nesse caso. Ou ainda, os shih tzu estão realmente tentando parecer fofos”, disse Coren em um artigo sobre a pesquisa. “Esse estudo é um primeiro passo para encontrar a resposta.”

Apesar da conclusão, Coren pondera que este possa ser apenas um dos fatores. Ouvir melhor e, quem sabe, até mesmo parecer mais bonitinho são possibilidades não descartadas pelo autor. Este foi o primeiro estudo sobre o assunto e está disponível no site Psychology Today.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato