CUIDADO - Limpeza excessiva Dos Shih Tzu pode fazer mal - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

CUIDADO - Limpeza excessiva Dos Shih Tzu pode fazer mal

O excesso de limpeza, como banhos, lenços umedecidos e produtos utilizados erroneamente podem piorar a saúde do shih-tzu.

Ter animal em casa requer muitos cuidados. A limpeza não pode ficar de fora. Mas será que não estamos exagerando neste quesito?
Quando temos um filho, a maior preocupação é que ele não fique doente. Por isso, limpamos a casa com muito zelo, nos preocupamos com banhos e roupas limpas.

Os shih-tzu se tornaram os novos bebês de muitas famílias. Assim, os pais tendem a ter o mesmo cuidado.

Limpeza excessiva Dos Shih Tzu pode fazer mal 


Há aqueles que pensam exatamente o contrário. O grande receio é do pet passar doença aos seres humanos.

Principalmente quando o shih-tzu passeia sem sapato e sobe na cama dos humanos para dormir. Alguns humanos torcem o nariz quando seu pet tenta lamber.

“Eu não sei onde ele andou colocando o focinho ou a língua”. Com este pensamento, muitos limpam o rabinho do animal, após fazer suas necessidades.

Se o shih-tzu estiver vermifugado e vacinado, as chances de passar doença através da lambida é muito pequena. Além disso, ao limpar o fiofó do seu pequeno, você tira a autonomia natural do animal de se limpar. Eles ainda não aprenderam a usar papel higiênico.



Outra utilização para o lencinho é de limpar as patas dos shih-tzu após o passeio. Porém, só é efetivo se você não utilizar sapato dentro de casa.

Mesmo assim, o recomendado é usar produtos específicos para pet. Nada de inventar soluções mirabolantes encontradas na internet.

Banho do Shih-Tzu


Qual a frequência correta. Os que dormem no quintal ou longe dos lençóis de seus donos costumam encarar o chuveiro com menos frequência. Mas já aqueles que dormem agarradinhos com seus humanos são levados ao pet semanalmente.

Dar banho com muita frequência nos shih-tzu retira uma camada protetora da pele, facilitando a entrada de fungos, ácaros e bactérias.

Estes pequenos seres podem ser responsáveis por coceiras, alergias, e problemas sérios de pele. Isso sem falar no estresse causado pelo banho e secagem.

Nada de dar banho semanalmente. A não ser que seja recomendação do médico veterinário. Do contrário, banho a cada 15 ou 20 dias.

Este espaço pode ser ainda maior se você escovar duas vezes por semana o pelo do seu animal. Outra dica são os banhos a seco, a venda em pet shops. Eles dão a sensação de banho tomado, se retirar aquela proteção necessária.

Nem adianta dar aquela desculpa de que se não der banho semanalmente o shih-tzu fica com cheiro horrível. Isso acontece pelo chamado efeito rebote.

Quanto mais banho der, mais a pele produz a gordura de proteção e mais cheiro forte ele terá. Espece mais os banhos e aguente o cheiro forte entre os banhos no primeiro mês.

Passado esse período, seu peludo vai ficar mais cheiroso, menos estressado e com a pele mais saudável.

Com qual produto limpo a casa?


Quando o assunto é limpeza da casa, os produtos mais fortes são solicitados para retirar o cheiro do animal ou para garantir que não haverá bactérias no ambiente.

Porém, além de causar alergias nos animais, os produtos vendidos em supermercados não eliminam todas as ameaças à saúde dos pets e seus tutores.

Água sanitária, sabão em pó, detergente, desinfetante, álcool e vinagre não são efetivos na limpeza. O cheiro é extremamente forte para o olfato apurado dos shih-tzu e podem causar coceiras e dermatites.

O correto é buscar nos pet shops ou casas de ração desinfetantes com amônia quaternária. Apesar de ter um custo mais elevado, esses produtos podem ser diluídos e duram por longos períodos.

Além de matar bactérias, fungos e ovos parasitas (como a giárdia), este princípio ativo ajuda a repelir insetos.

Muitos problemas de saúde podem ser evitados utilizando os produtos corretos, da forma ideal, com a periodicidade adequada.

Fonte: emais.estadao
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato