NÃO compre shitzu em petshop ou classificados online - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

NÃO compre shitzu em petshop ou classificados online

Muito importante: esse artigo também vale para os filhotes de shitzu que são vendidos por pessoas leigas (criadores ilegais e fundo de quintal), que resolvem cruzar seus cães em casa, sem saberem o que estão fazendo, visando o lucro (ou não) em cima da venda dos filhotes.

Jamais compre cães no Mercado Livre, OLX ou em sites desse tipo. Fique longe dos classificados, mesmo que o preço seja tentador.

Você pode ter muita dor de cabeça depois, além de estar contribuindo para uma criação sem nenhuma responsabilidade, pois essas pessoas só cruzam seus cães porque há demanda.

Se ninguém comprar, eles não terão pra quem vender. E estaremos colaborando para que as raças sejam preservadas e principalmente para que doenças genéticas não sejam perpetuadas.


Quer comprar um shitzu? Veja aqui a como comprar um shitzu.


9 razões pra você não comprar um shitzu em um:


  • Pet shop
  • OLX
  • Bom Negócio
  • Mercado Livre
ou de um criador independente (sua vizinha que cruzou os cães dela)


1. Péssima saúde: devido ao fato da maioria dos shitzu de pet shops vir de fábricas de filhotes (e donos sem experiência alguma que resolvem cruzar seus cães em casa), esses filhotes não são o resultado de uma criação cuidadosa e normalmente eles não são bem cuidados antes de irem para a loja.

2. Problemas comportamentais: além do cruzamento de cães com desvios comportamentais, que como já citei, é errado, há o fato de que os shitzu em uma pet shop são cuidados por atendentes que não sabem sobre adestramento e educação canina.

Ou seja, os filhotes adquirem hábitos errados que são difíceis de serem consertados posteriormente.

3. Nenhuma socialização: os filhotes de shitzu que são vendidos em pet shops ou mesmo os filhotes de criadores leigos, são desmamados muito cedo, às vezes até com 1 mês de idade. Um cão deve ficar com a mãe até os 90 dias, nunca menos de 70 dias.

Tirar um cachorro da ninhada com menos de 70 dias significa que ele não vai aprender com a mãe e com os irmãos o básico do comportamento canino (veja mais sobre o imprinting canino).

Pode ficar um cão extremamente medroso (o que reflete em timidez ou agressividade), difícil de educar e com graves problemas comportamentais.

Um shitzu precisa desses 60 dias para “aprender a ser cachorro”. Tirar da ninhada com menos tempo é um crime. Não faça isso e não concorde com isso.

4. Padrão da raça shitzu : comprar um shitzu em uma pet shop e depois cruzá-lo significa estragar o padrão de uma raça, simplesmente porque os criadores anteriores não estavam preocupados com isso.

5. Falta de informação: um funcionário de uma pet shop ou um dono leigo que resolveu cruzar seu shitzu não é especialista na raça shitzu e normalmente não tem conhecimento profundo sobre cães.

Comprar um shitzu dessa procedência significa que você pode adquirir um cão sem saber o que esperar dele.

6. Devolução do filhote: a maioria das pet shops oferecem uma garantia de que você pode devolver o shitzu se o mesmo apresentar problemas.

O que as lojas não te dizem é que, uma vez devolvidos, muitas vezes esses shitzu são eutanasiados (isso mesmo, mortos), já que geralmente são devolvidos por problemas graves comportamentais ou de saúde.

7. Educação é um desafio: filhotes shitzu de pet shops passaram suas vidas em jaulas e gaiolas.

Eles não tiveram a oportunidade de desenvolver o instinto canino natural de evacuar longe de sua comida e de sua cama. Isso é um problema quando você tenta educá-los.

8. O que você vê não é o que você recebe: se você vê um filhote que parece um shitzu na vitrine, você pode perceber, quando ele crescer, que parece também um pouquinho com um Terrier.

Não existe garantia de que você está levando um shitzu de raça pura, se isso é o que você quer. Você pagará um preço de raça pura, mas levará um cão misturado.

Tem milhares de cães misturados para adoção, que você pode ter de graça e que também te fará muito feliz.

9. Valores: dependendo da loja, você pode encontrar um shitzu de até R$3.500,00. Isso é mais do que o que você pagaria em um canil sério, por um filhote saudável e dentro dos padrões da raça. Insisto: não caia na tentação de comprar um shitzu barato em classificados e sites da internet. Desconfie de um filhote de shitzu por R$350,00. Não contribua com essa criação indiscriminada e sem consciência.


Este artigo expressa uma opinião: A única coisa que não apoiamos é a criação indiscriminada, o cruzamento inconsequente “fundo de quintal” e a cruza pela cruza (“tadinho, preciso cruzar pra saber o que é bom!” ou “a cadela nasceu pra isso”).


Tudo Sobre Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato