Filhotes de shitzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Filhotes de shitzu

Quais as primeiras providências quando acabo de receber um filhote shitzu - A primeira coisa a fazer é levar o filhote de shih tzu ao seu veterinário de confiança. Se você não tiver um, peça ao canil de shih tzu uma indicação. Leve os filhotes de shitzu junto com a carteira de vacinação – que deve ter sido entregue pelo canil de shih tzu e demais documentos para uma consulta. Peça que o veterinário indique qual a ração mais adequada para shih tzu e, se for diferente daquela que ele estava comendo antes, faça a adaptação para a nova ração aos poucos. Procure perguntar ao veterinário TUDO o que você achar importante, mesmo que as perguntas ‘pareçam’ bobas lembre-se que ele é um profissional e é a melhor pessoa para orientá-la.

Consulte o nosso blog tem matérias disponíveis sobre o shih tzu,cuidados, dicas, como da banho no shih tzu etc . Aproveite para passar pela seção DICAS DE SAÚDE, onde você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre como manter a saúde do seu filhote de shih tzu.

Que nome escolher para meu shih tzu


Filhotes de shitzu

Preciso de dicas para um nome para o meu filhote de shih tzu - Veja a matéria NOMES PARA SHIH TZU, além de várias dicas de como escolher um bom nome para o seus filhotes shih tzu, você vai achar links com sugestões de nomes.

Acessórios para chegada do filhote de shih tzu

   

Quais são os acessórios que devo ter em casa - Dois comedouros (podem ser de plástico ou metal), sendo um para água e outro para a comida, procure adquirir comedouros ‘suspensos’, que facilitam a alimentação dos filhotes de shih tzu.Caminhas e cobertores podem ser uma boa opção para o ‘enxoval’ do seu filhote, mas lembre-se que filhotes shih tzu podem roer coisas rapidamente. Muitas vezes uma almofada e uma confortável caixa de papelão podem ser uma solução mais barata para os primeiros meses. Se você pretende que seu filhote de shih tzu tenha uma casinha, acostume-o desde cedo a utilizá-la. Lembre-se que os shih tzu gostam de casinhas pequenas. Não adianta comprar uma ‘mansão’ para os filhotes de shih tzu pensando na economia. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toquinha. Uma coleira confortável que facilite sua vida na hora que você precisar pegar o shih tzu.

Brinquedos para filhotes de shih tzu - Os brinquedos devem ser adequados ao tamanho dos filhotes do shih tzu e fabricados para animais. Cuidado com os brinquedos infantil com peças que possam ser engolidas pelos filhotes de shih tzu. Ossinhos de couro também podem ser úteis para entreter boquinhas nervosas, mas não devem ser dados em excesso porque eventualmente podem provocar indigestão. (Tome cuidado com ossos de couros).

Filhote de shih tzu dormindo muito


   

O filhote de shih tzu está dormindo demais,ele pode estar doente - Os filhotes de shih tzu, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são filhotes de shih tzu permanentemente apáticos. Neste caso, procure seu veterinário.

Filhote de shih tzu tremendo

    

Quando o filhote de shih tzu dorme ele treme muito - O que pode ser - Os filhotes shih tzu, como os humanos, sonham e durante os períodos de sonho podem mexer o corpo todo, como se estivessem correndo, rosnando, comendo, enfim os filhotes sonham MESMO. Outro motivo para o tremor, mais incomum, é frio. Certifique-se de que ele tenha um ‘dormitório’ protegido do vento.

Filhote de shih tzu com diarreia


   

Meu filhote de shih tzu está com diarréia. É normal - Talvez sim- talvez não. É muito comum, quando os filhotes de shih tzu chegam em suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que as fezes sejam acompanhadas de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado a respeito já na primeira consulta.

Duvidas sobre filhotes de shih tzu



Tenho um filhote de shih tzu macho mas ainda não tem os dois testículos -  Quando é que eles vão aparecer? Normalmente os testículos 'descem' para a bolsa com 3/4 meses. A melhor coisa a fazer é pedir ao seu veterinário que faça um exame detalhado no seu shih tzu uma vez que caso ele não tenha os dois testículos corretamente posicionados, é possível fazer um tratamento para que eles fiquem no lugar correto. Neste caso é importante que o veterinário realizar um controle através da palpação ou até mesmo com auxílio de ultrassom, pois este testículo oculto poderá sofrer mudanças na sua formação podendo até se tornar um tumor.

Hora de passear com o filhote de shih tzu na rua 

 

Quando posso sair para passear com meu filhote de shih tzu - Só é recomendável sair à rua com os filhotes de shih tzu após eles terem recebido TODAS as doses das vacinas. Isso porque só após a última dose é que ele estará realmente protegido. Veja mais detalhes sobre a vacinação na seção DICAS DE SAÚDE.

O que posso da para o filhote de shih tzu comer

   

Além da ração, que tipo de comida/alimentos eu posso dar para o meu filhote de shih tzu - Os shih tzu devem ser alimentados, basicamente, com ração industrializada, e adequada à fase de desenvolvimento do shih tzu. Algumas marcas possuem formulações que, além da idade do filhote de shih tzu levam em conta seu tamanho quando adulto. Um dado muito importante a ressaltar, é que não se deve trocar com freqüência a marca da ração do filhote de shih tzu ou mesmo do shih tzu adulto. Além de ser uma forma muito mais prática de alimento, as rações contém tudo o que seu shih tzu precisa. As rações de ‘primeira linha’ dispensam, inclusive, os fortificantes e comprimidos de cálcio.

O que se pode dar, sem exageros, para os filhotes de shih tzu: petiscos próprios para cães, biscoitos caninos (tipo biscrock), frutas não cítricas, legumes. Tudo sem exagero para que o filhote de shih tzu não substitua a ração belas guloseimas. Veja o texto sobre Ração premium X Ração super premium

Posso da banho no filhote de shih tzu 



Quanto eu posso dar banho no filhote de shih tzu - Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote de shih tzu esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para shih tzu ou mesmo os de bebês. Para filhotes de shih tzu com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.

Educar filhote de shih tzu

      

Quais são as primeiras coisas que eu preciso ensinar ao meu filhote de shih tzu - Você deve ensinar que quem MANDA é você. Não tenha receio de repreender seu filhote de shih tzu. Repreender não significa ser cruel ou maltratar o filhote. Veja em nossa seção de links sobre adestramento.

Filhote de shih tzu chorando muito

    

O filhote  de shih tzu está chorando à noite -  Eu já dei mil broncas, mas ele não para de chorar... O que eu faço? Lembre-se que, ao levar seu filhote de shih tzu para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos ‘humanos’ que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta ‘abandonado’ durante a noite. O choro/uivo do filhote de shih tzu à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. NO ENTANTO, se cada vez que ele chorar você aparecer, ainda que para dar uma bronca, você está ensinando ao bebê que chorando as coisas se resolvem e ele recebe o prêmio que queria: a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão.

O filhote de shih tzu late sem parar quando está sozinho -  Quando é que ele vai aprender a ficar só? Shih tzu são animais sociais e não gostam mesmo de ficar sozinhos. Veja o texto 'Meu filhote de sih tzu não fica só' e aprenda quais os truques que você pode usar para acostumá-lo desde cedo a passar alguns períodos sozinho.


Mas você pode também tentar se prevenir deste problema


  • No dia em que você pegar o filhote de shih tzu, use uma camiseta bem velha que possa ser ‘doada’ ao shih tzu. Passe o dia com ela e, na hora de recolher o filhote de shih tzu, deixe a sua camiseta com ele. 
  • Como ele já começa a conhecer seu cheiro e a camiseta está impregnada de um odor que o filhote de shih tzu conhece, ele se sentirá mais seguro e assim a tendência é que ele não chore ou choramingue apenas por um breve período.
  • Prefira alimentá-lo perto da hora de dormir e antes da comida, brinque bastante com ele, deixando-o cansando.
  •  Coloque brinquedos e distrações para ele na caminha, existem brinquedos de pelúcia que simulam outro filhote de shih tzu.

Filhote de shih tzu necessidades no lugar certo

   

Meu filhote de shih tzu  não aprende a fazer suas necessidades no lugar - Como ensiná-lo. Os filhotes de shih tzu só adquirem controle pleno do cocô e do xixi com 3 ou 4 meses de idade. Alguns sih tzu filhote podem demorar até 6 meses. Clique aqui ver o texto completo sobre o assunto.

Filhote de shih tzu mordendo tudo 

   

Meu filhote de shih tzu adora morder tudo - Isso é agressividade - Segundo o padrão da raça, o shih tzu não é um cão agressivo. No entanto, todo filhote de shih tzu precisa aprender desde cedo quais são seus limites e isso precisa ficar muito claro. A primeira coisa que você deve ensinar ao seu shih tzu é o valor da palavra NÃO!

Por isso, sempre que ele demonstrar qualquer comportamento que você não deseja que ele repita, precisa repreendê-lo. Como fazê-lo? Se ele começar a morder, interrompa-o, afaste-o de você e diga, seriamente NÃO! Faça isso quantas vezes for necessário e quando ele obedecê-lo, faça festa, agrade. Veja mais sobre como educar seu filhote de shih tzu.

Filhote de shih tzu comendo chinelo

   

Meu filhote de shih tzu come chinelo, como ensiná-lo a não fazer isso - A grande maioria dos filhotes de shih tzu faz isso mesmo para que ele perca essa mania, pegue um pano velho, que tenha um tamanho suficiente para que ela possa puxá-lo, e amarre nele uma linha. Na outra ponta da linha prenda latas vazias de refrigerante. Ponha o pano no chinelo, de forma que quando ela puxá-lo as latas cairão, fazendo um grande barulho. A idéia é que ela leve um susto, e pare de puxar suas roupas com medo "daquele barulhão".

O filhote de shih tzu escava o jardim e come as plantas... o que eu faço para impedir que isso aconteça?


Em primeiro lugar é preciso conseguir surpreendê-lo na hora agá,  os filhotes de shih tzu não conseguem entender broncas dadas 10 minutos depois de uma bobagem...Uma boa dica é usar um repelente externo. Ele produz um cheiro super desagradável para os filhotes. Se a escavação for em vasos porosos, passe o repelente no vaso. Se for de algum material não poroso use o repelente interno. Passe só no vaso, tomando cuidado de não pulverizar a planta. O bom deste repelente é que produz um cheiro que não nos incomoda, mas incomoda muito os filhotes de shih tzu.

Como acostumar o shih tzu com outro cão

    

Já tenho um shih tzu adulto e adquiri um filhote - Como fazer para que o mais velho aceite o novo companheiro? Para que o shih tzu mais velho aceite o novo companheiro, é fundamental que a hierarquia entre eles seja respeitada pelos donos. O mais importante neste caso é não tratar o filhote de shih tzu como um coitadinho a ser protegido. Isto tem uma boa razão: pelo fato do ‘cão da casa’ ser mais velho ele tenderá a ser o líder da matilha, com direito a tratamento especial pelos donos. Convém lembrar que nas matilhas, uma das funções do líder é justamente a de educar os filhotes de shih tzu mais moços. O papel do dono/humano é respeitar e até mesmo reforçar esta hierarquia de várias maneiras:

a) O cão líder (mais velho) deve ser comprimentado primeiro quando você chegar em casa;
b) Na hora da comida, forneça primeiro para o líder e só depois para o filhote de shih tzu;
Para mais dicas, clique e veja a matéria ‘Melhorando a convivência entre 2 cães’

É a raça ideal para mim?


Raça de cachorro shih tzu - 
Se adapta muito facilmente a novos ambientes. São animais de estimação adequados para muitos lares. Por serem pequenos, não exigem muito exercício, e se encaixam muito bem como cães para apartamento. Lembrando que mesmo por não precisarem de muito exercício, eles têm necessidade de interação com seus donos. Possuem um pelo longo, que requer uma atenção especial, principalmente com uma escovação regular. Eles também precisam de uma liderança gentil, para que não fiquem teimosos.

Graças ao seu tamanho, os filhotes de shih tzu  se dá melhor com crianças mais velhas que já foram ensinadas a respeitá-los do que com bebês e crianças pequenas. Eles podem ficar mal-humorados se forem provocados ou assustados.

Fonte do Texto: Mariana Saliola, editora do site The Dog's Times
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato