COMO LIDAR COM UM SHIH TZU MEDROSO? - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

COMO LIDAR COM UM SHIH TZU MEDROSO?

 Cães medrosos tem um motivo para ter medo de certa situação ou objeto, e o tutor muitas vezes sem saber que está fazendo isso, acaba reforçando o medo e insegurança do seu SHIH TZU. 

Vamos falar sobre os medos dos shih tzu, suas causas, os erros que muitos tutores cometem e como lidar com eles.

Causas do medo

O medo dos shih tzu tem fatores desencadeadores, medo de algum objeto e ao vê-lo o shih tzu fica com medo, medo de estranhos, medo de tempestade, depois do contato com o fator do medo então vem os sintomas.

É quando o shih tzu chora, se esconde, late, corre para junto do dono, se encolhe ou congela. Essas são várias formas dos cães demonstrarem seu medo e os tutores sempre entendem quando seu shih tzu está com medo.

O shih tzu tem medo porque é inseguro, cães mais submissos costumam ser mais inseguros que cães dominantes. Os cães dominantes são seguros de si e por isso não costumam ser animais medrosos.

Saiba como lidar com shih tzu medrosos

Outra causa do medo pode ser um trauma, se um shih tzu sofreu algum tipo de trauma psicológico e o associou a uma situação, evento, pessoa ou objeto, ele pode desenvolver medo daquilo e se tornar um shih tzu medroso.

Aproveite para conferir nosso artigo Shih Tzu fica pendurado na janela do 3º andar - VEJA O VÍDEO!

Erros que os donos costumam cometer

Nós costumamos tratar nossos cães como bebês, acontece que eles são cães e vem dos lobos, na vida em matilha um lobo covarde é obrigado a ignorar seu medo, em matilha os cães são obrigados a ignorar o medo deles pois os outros cães simplesmente não se importam com isso.

Também não é correto forçar o shih tzu a confrontar o medo dele, se ele tem medo de chuva, você não vai coloca-lo na chuva para superar o medo, além de aterrorizar o cãozinho uma atitude dessa pode até provocar um mal estar físico no animal.

Aproveite para conferir nosso artigo Sintomas de vermes em Shih Tzu

Como lidar com cães medrosos

É natural o shih tzu ter medo de alguma coisa, mas para fazer com que ele supere esse medo o cão precisa associar a situação ou objeto que o assusta a algo bom. 

Sempre que uma situação que seu cão tem medo está para acontecer se prepare para fazer da situação algo divertido.

Ele tem medo das buzinas da rua? Então que tal brincar enquanto os carros buzinam lá fora? Com o tempo e o reforço positivo repetitivo o cão vai passar a ignorar o que o assusta. 

Leve algo que ele goste para o meio da situação que o assusta, brinque com ele perto do objeto que ele tem medo.

Animais muito medrosos podem ter desenvolvido fobias, o que seria um medo em estagio mais avançado como também acontece com os humanos, pode ser necessário nesses casos leva-los a um veterinário e pedir orientação médica baseada no estudo da saúde do seu cãozinho.

Via:webcachorros

Recomendamos