Quantos quilos de ração um Shih Tzu come por mês? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quantos quilos de ração um Shih Tzu come por mês?

Quantos quilos de ração um Shih Tzu come por mês? - Muito além de indicar a nutrição adequada, que varia de acordo com as peculiaridades de cada raça, como o Shih Tzu, o veterinário deve orientar tutores quanto às exigências biológicas do cachorro.

A alegria de ter um shih tzu em casa, fazendo brincadeiras e proporcionando momentos de ternura, é o cenário perfeito para o chamado “cuidado excessivo” – em que o cão chega a ser tratado como um familiar. 

Muitas vezes os tutores não resistem às investidas do pet e dão a ele alimentos comuns aos humanos, o que prejudica o trato digestivo de várias raças.

Ainda filhotes, é comum que o leite seja inserido na refeição do animal. No entanto, até as três semanas é recomendado que o shih tzu se alimente unicamente com leite materno, a fim de fortalecer o sistema imunológico e o desenvolvimento saudável do shih tzu.

Ração ou alimentação natural?

Na fase intermediária, por volta de quatro semanas de vida, já está liberado o consumo de alimentos pastosos. 

Nesse momento, o veterinário deve orientar sobre as diferentes possibilidades de cardápio. Além dos alimentos secos, como as rações comerciais, entra em cena a possibilidade de alimentação natural (crua ou cozida), à base de carnes e vegetais. 

No entanto, a ração costuma ser a mais recomendada, já que apresenta menor risco de degradação – além de fornecer nutrientes balanceados em maiores concentrações.

Animais castrados também devem consumir ração específica. Isso porque geralmente eles realizam menos atividades físicas e necessitam de alimentos com poucas calorias. 

Além da versatilidade, outra vantagem do alimento seco é a consistência, mais dura. O atrito na mastigação promove a limpeza dos dentes e evita tártaro e inflamações graves.

Confira abaixo dicas de orientação nutricional que exigem atenção especial:

Orientação Nutricional para Shih Tzu

Shih Tzu: anatomia desafia alimentação

Originários do Tibete, os Shih Tzu têm característica braquicefálicas – ou seja, apresentam focinho achatado. 

Por isso, o veterinário deve indicar rações com formato que não ofereça risco de engasgar. Já existem opções de alimentos adaptados, que facilitam a mastigação. 

Nesse sentido, também é importante orientar os tutores sobre o momento das refeições, sendo importante resguardar a digestão e não convidar o cão a brincadeiras ou atividades físicas intensas, a fim de evitar torções gástricas.

Quantos quilos de ração um Shih Tzu come por mês?

O Shih Tzu pode pesar até 7 kg e deve ser alimentado de duas a três vezes ao dia, variando a dosagem de acordo com o nível de atividade. S

ugere-se o consumo entre 60 a 140 gramas de ração por porção. Cabe ao veterinário fornecer orientações sobre alimentos naturais (especialmente cítricos), uma vez que os cães dessa raça possuem ambiente digestivo ácido (ph por volta de 1,0).

Via: secad.artmed

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato