Problemas de saúde comuns do Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Problemas de saúde comuns do Shih Tzu

Embora os shih tzu possam não compartilhar os mesmos problemas de saúde que muitos cães maiores, eles ainda têm problemas potenciais que podem ser enfrentados mesmo quando são alimentados adequadamente e exercitados. 


Ao conhecer os problemas de saúde comuns do seu shih tzu, você pode criar um plano para minimizar as chances de que eles sejam afetados por esses problemas.


Embora não haja garantias, vale a pena entender os seguintes problemas de saúde que seu shih tzu pode enfrentar em suas vidas.


Problemas dentários


Imagem: @loco0206

Você pode pensar que ter dentes pequenos significa ter pequenos problemas. Infelizmente, com shih tzu, o apinhamento dos dentes pequenos na boca significa que eles são mais propensos a ter acúmulo de placa e tártaro ao longo do tempo.

Os problemas de coluna

Deve-se notar que os problemas nas coluna são o problema médico número um para os seres humanos. Shih tzu também sofrem de problemas nas costas por causa de suas longas colunas espinhais. O problema mais comum nas costas com shih tzu é a doença do disco intervertebral. 


Luxação da Patela

Esta é outra condição comum com shih tzu é a luxação da patela. É quando a rótula se move anormalmente ou se desloca. 


A quantidade de movimento anormal dependerá da profundidade do sulco troclear onde a patela repousa. Se não for tratado, o movimento anormal contínuo pode criar uma condição que desenvolve artrite nos joelhos.


Problemas oculares

Como os shih tzu têm olhos grandes com órbitas oculares rasas, eles são vulneráveis ​​a vários problemas oculares diferentes.


  • Catarata
  • Úlceras da córnea
  • Entrópio
  • Epiforia 
  • Infecções oculares


Displasia Retiniana

Esta é uma anormalidade na retina do olho. Em vez das camadas planas de tecido dentro da retina, elas são dobradas, o que pode causar problemas de visão e até cegueira. 


Os sintomas incluem seu shih tzu esbarrando em objetos, mesmo que seus olhos estejam abertos ou tropeçando, o que indica que eles podem não estar vendo claramente.


Problemas respiratórios

Como os shih tzu têm rostos curtos, eles são mais vulneráveis ​​a problemas respiratórios, especialmente em condições climáticas quentes e úmidas. Cuidados devem ser tomados quando seu shih tzu é exposto ao calor e se você o vir com dificuldade para respirar, leve-o ao veterinário imediatamente.


Otite Externa

As infecções de ouvido causadas por ácaros da orelha são comuns na maioria dos cães. No entanto, os shih tzu têm orelhas caídas e seus canais auditivos estão cheios de pelos, o que os torna ainda mais suscetíveis. Os sinais de otite externa incluem o seguinte.


  • Coçar a orelha
  • Esfregando as orelhas com as patas
  • Cabeça balançando
  • Mau cheiro que emana dos ouvidos


Para detectar ácaros da orelha ou uma infecção em desenvolvimento, seu veterinário realizará o que é conhecido como citologia da orelha. 


Uma vez diagnosticados, eles podem prescrever a medicação adequada que removerá os ácaros e reprimirá a infecção. A higiene adequada do ouvido pode minimizar o risco.

 

 Visitas regulares ao veterinário combinadas com observação adequada ajudarão seu shih tzu a viver uma vida longa e feliz.


shihtzu world

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato