Shih tzu tosado: confira os mitos e verdade sobre a tosa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu tosado: confira os mitos e verdade sobre a tosa

O verão tá chegando e, com ele, as altas temperaturas. Será que seu shih tzu sente tanto calor a ponto de não precisar mais de seus pelos?

A estação mais quente do ano, esperada por muita gente, traz com ela o aumento da temperatura. Enquanto que humanos vestem roupas mais curtas e feitas com tecidos mais leves, os shih tzu também sentem calor e precisam de refresco. Porém, nem sempre a tosa é a solução.


Existe muita polêmica com relação à tosa shih tzu durante o verão. As controvérsias são variadas: shih tzu não devem ser tosados de maneira alguma, já que a camada de pelos serve como proteção; os shih tzu devem receber tosa higiênica… Mas, afinal, qual é a resposta correta quando se trata de preparar o seu shih tzu para essa estação?


Listamos e explicamos as principais dúvidas referentes à necessidade da tosa em shih tzu durante o período para você e garantir que o verão do seu shih-tzu seja muito mais agradável:


A tosa do shih tzu é extremamente necessária em qualquer época do ano

O pelo do shitzu tem a função de evitar que o pet perca e absorva calor em excesso, atuando como um isolante térmico natural do shih tzu.


O shih tzu deve ser tosado? A tosa pode ser necessária para algumas raças de pelo longo, que tendem a criar mais nós. Os peludos das raças shi-tzu precisam de tosas mais frequentes, normalmente a cada 45 dias.


O pelo do shih tzu  precisa, ainda, de cuidados específicos como a escovação e o banho para evitar o acúmulo de fungos, parasitas e bactérias que podem ser perigosos para a saúde do seu melhor amigo.


Quando o shih tzu tosado, o cão sente menos calor

Mito. A tosa pode, sim, ajudar o shih tzu a se refrescar, mas não é o único fator que influencia no calor que o seu melhor amigo sente. 


É importante manter seu shih-tzu em ambientes com temperaturas agradáveis, sempre oferecer água fresca e garantir que o peludo está bem hidratado. Veja também quais são as doenças de pele em cachorros.


Lembre-se de verificar se o seu shih tzu realmente precisa de uma tosa, ou se apenas uma tosa higiênica (normalmente feita na região anal, abdômen e patas) é o suficiente para manter seu cachorro shih tzu seguro durante o período de calor.


A tosa é importante para a saúde e a higiene do shih tzu

Verdade. Mas vale lembrar que a tosa só pode ajudar na saúde do seu shih tzu se esse procedimento for realmente necessário. Lembre-se que cães de pelos curtos fazem a troca de pelos com maior frequência e se adaptam com mais facilidade a qualquer temperatura.



Posso tosar meu shih tzu em casa

Mito. A não ser que você tenha experiência profissional em tosar cachorros da raça shi tzu, evite realizar o procedimento na sua casa. Este é um trabalho que deve ser feito por profissionais qualificados e em um pet shop que seja de sua confiança, onde os shih tzu serão bem tratados. Saiba quais são os cuidados que você deve ter ao levar o seu shih-tzu para banho e tosa.


Além de saber qual tipo de tosa para shih tzu é mais adequada , um bom profissional tomará todos os cuidados necessários para evitar que o pet sofra qualquer tipo de machucado. Ele também saberá manter o tamanho correto dos pelos para evitar que eles se embolem no futuro. Afinal, vale sempre lembrar que o pelo é a proteção natural do seu melhor amigo.



A tosa é suficiente para que o shih tzu se sinta melhor durante o verão

Mito. Lembre-se que o pelo é o isolante térmico natural do seu shih tzu, e cada animal deve ser tratado de uma forma específica. A tosa sozinha não fará com que seu shih tzu se sinta mais fresco durante a época mais quente do ano.



Existe mais de 10 tipos de tosas para Shih-tzu

SIM. Existem tipos de tosa para Shih-tzu fêmea, SHIH TZU filhote, para o verão e muitos outros segmentos. Confira:


  1. Tosa padrão
  2. Tosa bebê
  3. Tosa longa
  4. Tosa de leão
  5. Tosa japonesa
  6. Tosas com coques, rabos ou tranças
  7. Tosa higiênica
  8. Tosa para o rosto
  9. Tosa de verão
  10. Tosa de inverno



Nessa época, o ritmo de passeios e viagens costuma se tornar mais frequente, por conta das temperaturas mais agradáveis e dos eventos de fim de ano. Assim como você, seu shih tzu também tende a sentir muito mais calor neste período.


A tosa ajuda a proporcionar mais conforto para o shih tzu durante o verão, mas é possível identificar outros sinais de que o animal não está se sentindo bem com tanto calor: língua para fora, afobamento, respiração ofegante e batimentos cardíacos acima do normal são alguns dos fatores aos quais todos os donos de pets devem estar atentos durante o verão. Veja também como cuidar do seu gatinho.


Por isso, mantenha o shih tzu sempre hidratado e com fácil acesso à água fresca. Além disso, evite passear com ele em horários em que o sol está muito forte – para saber se a temperatura é adequada para o passeio, coloque as costas da sua mão no chão. 

Assista o video de um shih tzu tosado feito por Jr Borja

Se você não aguentar a temperatura por mais de dez segundos, seu shih tzu também não aguentará.

Redação vetquality

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato