Tosar o shih tzu ajuda a controlar o calor - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tosar o shih tzu ajuda a controlar o calor

Seu shih tzu sente calor? Ofereça muita água fresca, molhe-o, refresque o piso, mas NÃO O TOSE !
Sim, você leu certo! Exceto para os casos extremos, de pelo embolado, contaminado e sujo, você não deve tosá-los ou irá causar mais problemas ao shih tzu! A final Tosar o shih tzu ajuda a controlar o calor? O mecanismo de compensação térmica dos shih tzu é completamente diferente do nosso: quando está quente, nossa pele transpira. O suor liberado sobre a pele evapora, roubando calor do corpo e abaixando, assim, a nossa temperatura. Mas os shih tzu não transpiram pela pele! Eles fazem a regulação da temperatura do corpo pela boca: ficam ofegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna. (um controle de temperatura bem menos eficiente que o nosso).

Ao mesmo tempo, quando donos veem a pelagem longa dos seus shih tzu no verão, eles, com base nesse raciocínio, os raspam, já que a longa pelagem teoricamente esquenta o shih tzu e, por esse motivo, deveria ser removida nos meses quentes.

O pelo pode servir para regular a temperatura do shih tzu

   
Temperatura do shih tzu - Embora muitas pessoas não saibam, o pelo protege o shi tzu do frio e do calor, com um grau de isolamento térmico, que aumenta com a sua espessura (Schmidt-Nielsen, 1997). Por isso, tosar o pelo do shih tzu pode atrapalhar mais que ajudar. A raça do cachorro foi modificada pelos humanos para ter pelo longo e grosso ou a raça naturalmente tem esse tipo de pelo?  Shih tzu que naturalmente têm uma pelagem longa normalmente a usam para regular a sua temperatura.

A tosa deixará o pelo do shih tzu com menos de três centímetros de cumprimento?  Expor a pele diretamente ao sol pode causar queimaduras no shih tzu.  Portanto, o shih tzu que será exposto ao sol deve ter, no mínimo, entre dois e três centímetros de pelo para protegê-lo do sol.

Shih tzu e o calor


Os shih tzu sente calor - A pele do shih tzu não possui a grossa camada de queratina que a nossa pele possui. A queratina é uma proteína protetora, que torna a pele resistente ao atrito. Os shih tzu têm o pelo para proteger-lhes a pele do atrito!

É perfeitamente compreensível que alguns tutores de shih tzu, em meio ao calor, pensem que seus shih tzu sente calor, estejam sofrendo por causa de excesso de pelos. "Sinto um calor incrível, se eu tivesse que andar com um casaco de pele, acho que morreria." Morreríamos mesmo, afinal, dissipamos o calor pela pele. Mas, quando compreendemos a fisiologia da dissipação do calor, nos shih tzu, concluímos que tosar não ajuda - e que pode piorar o problema!

Cuidados - Antes de tosar o shih tzu, consulte um veterinário e se informe se deve ou não manter a pelagem do shih tzu para o verão. Os seguintes fatores que devem ser considerados antes de tosar o shih tzu e respondidos pelo veterinário.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato