Tipos de tosa da raça shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tipos de tosa da raça shih tzu

Shih tzu tosado: por que é importante tosar o cão? Como o yshih tzu é um cachorro de pelo longo, a tosa é importante para que ele tenha mais qualidade de vida. Isso porque, com a pelagem tosada o shih tzu tem mais mobilidade, não apresenta riscos de apresentar nós nos pelos e também diminui a possibilidade dele desenvolver problemas na pele.

Dessa maneira, com tantos tipos de tosa da raça shih tzu você deve escolher pelo menos um para continuar fazendo no cãozinho. Assim, você consegue manter o shih tzu tosado e ainda melhora a vida do animal.

Depois da primeira tosa do shih tzu filhote, você poderá escolher entre tantas que existem. Nesse artigo trouxemos sete delas: tosa bebê, tosa higiênica, tosa verão etc. Então, com todas essas opções, qual você vai escolher para o seu melhor amigo shih tzu? 

Quando fazer a primeira tosa do shih tzu?

Quais tipos de tosas existem e qual a melhor para ser feita no meu shih tzu?” “Existem diferenças de tosa para cachorro e cadela?” Esses são alguns dos questionamentos feitos por tutores da raça shih tzu.

Portanto, se você é um desses tutores certamente está buscando por informações seguras sobre como fazer a primeira tosa do shih tzu filhote. 

Primeira tosa do shih tzu?

A primeira tosa do shih tzu filhote vai depender do crescimento dos fios do cachorro. Geralmente com seis meses o cãozinho já está pronto para passar pela primeira vez por esse procedimento, pelo menos para fazer a tosa higiênica.

Com o passar do tempo, o cachorro já vai ter uma pelagem maior e consequentemente você poderá optar por um tipo de tosa em específico. Apesar da escolha ser de sua responsabilidade, você deve conversar com um profissional dessa área, com um veterinário e também entender a personalidade do seu cão.

Por exemplo, se o shih tzu tiver uma personalidade forte, opte por uma tosa japonesa que é tão ousada quanto o seu shih tzu. Agora se ele é mais carinhoso e tranquilo, que tal escolher pela tosa bebê? Assim você vai dar ainda mais motivos para chamá-lo de fofinho.

Cortar o pelo do shih tzu ajuda a diminuir o calor?

Um dúvida muito comum dos tutores é: cortar o pelo do shih tzu ajuda a diminuir o calor? Essa questão está muito presente nos lares com cães da raça shi tzu, pois quando o verão chega muitos donos sentem uma necessidade de tosar o shih tzu. Com isso, eles acreditam que o bichinho vai sofrer menos com as temperaturas altas.

De acordo com os veterinários, a tosa pode ajudar o shih tzu a se refrescar, mas não é a principal medida de prevenção durante as épocas mais quentes. Além disso, cortar o pelo do shih tzu no verão deve ser feito levando em consideração as características físicas do pet. Isso significa dizer que o tipo de pelagem influencia na tosa ou não do shih tzu.

Tipos de tosa no shih tzu fotos

Caracterizada como “tosa da raça”, a pelagem longa do shih tzu também precisa de cuidados. Além de escovações diárias para manter os fios livres de nós, é necessário levar o cãozinho para o petshop.

Apenas um profissional está apto para cortar os pelos na medida certa. Isso porque, apesar da pelagem longa, o shih tzu precisa ter autonomia e conforto para andar, correr e brincar. Assim, faz-se necessário aparar as pontas da pelagem longa. E é ideal fazer uma hidratação, deixando os pelos macios, desembaraçados e brilhosos.

Tosa bebê

Shih tzu tosa bebê - Apesar do nome dessa tosa remeter a uma fase da vida do cachorro, ela pode ser feita em qualquer época. Na realidade, a tosa bebê é feita para que o shih tzu fique com o aspecto de mais novinho, mesmo estando com mais de um ano de idade.

Para conseguir esse aspecto, os profissionais cortam os pelos de todo o corpo bem curtinhos. Assim, é possível conseguir a aparência de mais novinho, uma vez que só os filhotes possuem esse aspecto naturalmente.

Tosa japonesa

Shih tzu tosa japonesa- Shih tzu com personalidade forte combinam com esse tipo de tosa . Dá-se o nome de tosa japonesa ao procedimento estético feito nos cães para adquirir uma aparência diferente, exótica e criativa. Nesse tipo de corte não há definições de tamanhos ideais, isso vai depender do gosto do tutor.

No caso da foto a cima, o shih tzu teve o pelo do corpo raspado, mas os pelos da cabeça, do rabo e das pontas das patas foram apenas aparados. Apesar de bem diferente, esse tipo de tosa só deve ser feita por um profissional que vai fazer o melhor para o cãozinho, deixando-o o mais confortável possível.

Tosa shih tzu verão

Tosa shih tzu verão- Ideal para épocas quentes ou para cães que precisam passar por um tratamento de pele. Como o próprio nome já sugere, essa tosa é indicada para ser feita no verão. Isso porque nessa época do ano os cães sentem mais calor, por isso preferem ficar sem tanto pelo. Além do calor, essa tosa pode ser feita para facilitar o tratamento de algum problema de pele, como as dermatites.

Nesse sentido, a pelagem é completamente raspada. No entanto, alguns tutores não gostam da aparência do shih tzu completamente sem pelos, por essa razão optam por raspar apenas o corpo e deixam a pelagem da cabeça, rabo e patas de tamanho médio.

Tosa higiênica

Shih tzu com tosa higiênica- Todos os cães devem passar por esse processo a cada 15 dias ou uma vez por mês. Em todos os casos citados anteriormente, faz-se necessário complementar os cuidados com a aparência do shih tzu com a tosa higiênica. Tendo em vista que a principal razão de fazê-la é deixar o cachorro livre de sujeiras e infecções.

Para realizar esse tipo de tosa, o profissional usa uma tesoura para diminuir os pelos de certas regiões do corpo do shih tzu. Por exemplo, a área ao redor do ânus, dos órgãos genitais, na barriga, no rabo e próxima aos olhos e boca. 

O shih tzu pode ser tosado?

Os shih tzu que são tosados apresentam muitos benefícios. A redução na quantidade de pelos vai facilitar a visualização do tutor de feridas na pele bem como pulgas e carrapatos, vai reduzir a formação de nós e queda de pelos e consequentemente a prevenção de doenças de pele.

Portanto, a tosa para shih tzu tem um papel importante, porém, em animais que apresentam subpelos, deve-se ter muito cuidado com a possibilidade de alopecia pós tosa. Por isso, é importante procurar o médico veterinário de sua confiança para uma orientação mais precisa e em particular para o seu animal.

Tosar shih tzu  faz mal?

Diante de tudo isso, pode ficar o questionamento se a tosa faz mal ao shih tzu, cortar o pelo é essencial para a manutenção da pelagem do pet.

Cuidado com a tosa caseira!

Tosar um shih tzu de forma caseira não é o mesmo que dar um banho no shih tzu em casa. Diferente do banho, a tosa envolve prática com a utilização de lâminas e cuidados com o corpo do animal, sobretudo as áreas que exigem maior delicadeza, com as partes genitais.

Nossos animais de estimação são muito especiais, no entanto possuem suas fragilidades. Por isso, dentro do campo da estética (banho e tosa) os cuidados com os shih tzu devem ser redobrados.

No momento em que são aplicados tratamentos de banho e tosa devemos lembrar que os shih tzu não são roupas, portanto, nada de escovações exageradas além de outros aspectos importantes .

O dono do shih tzu precisa ter a sensibilidade de observação de seu animal para se certificar de que o procedimento seja o menos agressivo possível ao seu shih tzu. 

Redação Clube para cahorros

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato