Características do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Características do shih tzu

Além de sua incrível aparência, o Shih Tzu tem caráter muito charmosa e é de um tamanho administrável. Manter um shihtzu com um cabelo longo e bonito dá trabalho, um fato importante a considerar. Apesar disso, um shih tzu de estimação pode ser mantido com a tosa bebê, se não quiser ter muito trabalho. O shih tzu tornou-se uma raça muito populares do Brasil, e nos últimos anos tem sido colocado entre o décimo primeiro e décimo segundo no ranking da maioria das raças populares de toda a Grã-Bretanha, aqui você vai tudo detalhado sobre a características do shih tzu .

Físico do shih tzu

 Características do shih tzu
 O Shih Tzu é uma raça pequena, embora não tanto como os outros. Tem o físico forte e robusto para o seu tamanho. A altura ideal não é mais do que 26,7 cm e seu peso ideal é entre 4,5 e 7,3 kg, apesar de alguns espécimes pesar mais.É aceito exemplar até 8,1kg.  Devido à sua robustez, o shih tzu são perfeitamente capazes de fazer longas ou curtas caminhadas.
 

Cabeça do shihtzu


     Características do shih tzu

A cabeça deste cão é um dos seus mais atraentes atributos físicos. O padrão da raça descreve-o como tendo um "face-crisântemo, o que certamente ajuda a fornecer ao shihtzu uma expressão deliciosa. Para além do facto de que os pêlos da cabeça são mantidos presos, a cabeça é bastante diferente do Lhasa Apso eo Pekingese , e permanecem numa posição intermédia entre estas duas raças. O fucinho  do shih tzu não é tão longo como o Lhasa Apso , e seu crânio é mais largo, mas em comparação com o pequinês , focinho do shih tzu é mais alongado e do crânio não é plano. Devido ao formato do crânio, os olhos devem olhar mais cheio do que os do Lhasa Apso .
 

Cores e pelagem do shih tzu


       Características do shih tzu
Um Shih Tzu com pelagem para exposição é um animal glorioso, mas manter neste estado requer tempo e dedicação. O Shih Tzu tem não só um pêlo longo exterior que cai, mas também tem um subpêlo abundante. Isto significa que o pêlo da camada exterior pode dar, em primeiro lugar, uma aparência bela, mas logo começam a formar os nós da subcamada. Os nós e hairballs são incrivelmente difíceis de se desfazer por isso quem quiser ter esse tipo de aparência para seu cão, terá que ter muito empenho. Muitos shih tzu, no entanto, mantém a tosa bebê, que pode ser feita por um profissional cerca de três vezes por ano.

O Shih Tzu pode ser encontrado em muitas cores. As cores variam entre os tons de ouro para  vermelho e cinza para o preto. Claro que, há também colorido (ou parti), que são predominantemente branco com uma outra cor. Na multicolorida é apreciado que se tenha uma mancha branca na parte dianteira e uma na ponta da cauda. No caso do Shih Tzu, pode-se encontrar cães que são ainda castanho (fígado). Estes são atualmente permitidos no padrão, embora, neste caso, o nariz é castanho (fígado). Como não existem preferências de cor para o Shih Tzu, um proprietário não deve se preocupar com isso. Dito isto, é natural que cada um tem suas preferências pessoais, como acontecerá com a cor de suas roupas ou móveis para sua casa. O que realmente importa é a qualidade da estrutura do cão, seu temperamento e seu pêlo. No entanto, ao escolher seu animal de estimação, a cor pode ser, de fato, um fator decisivo, e isso é perfeitamente compreensível. 


 Cauda do shih tzu


     Características do shih tzu

Shih tzu caracteristicas da raça: A cauda do Shih Tzu deve ser sempre alegremente apoiada sobre o dorso. Tal como acontece com o resto de sua pelagem, a cauda também precisam de cuidados regulares. Embora não seja obrigatório no caso do Shih Tzu alguns criadores amputam o quinto dedo da pata trazeira quando o filhote tem 3 dias de vida, por achar mais fácil lidar com o cão quando adulto.Aqui não fazemos esse procedimento,por achar judiação com o animal.

Personalidade do shih tzu


     Características do shih tzu
Shih tzu caracteristicas comportamiento: O padrão da raça descreve o cão como inteligente, ativo, alerta, amigável e independente. O Shih Tzu usa sua inteligência e engenho para encontrar coisas para fazer e ver um shih tzu planejar cuidadosamente o que vai fazer pode ser muito divertido para o observador. O Shih Tzu são certamente cães de alerta aos sons e ao que acontece em seu ambiente, mas pode decidir, ou não, tomar parte ativa no que acontece (que é a sua personalidade).
Esta não é uma raça agressiva ou excessivamente ruidoso, embora um shih tzu, como outros cães em geral, gostam de dar alarme. O Shih Tzu adora estar com as pessoas. Eles são felizes quando estão com seus proprietários, então eles preferem ser parte de uma família do que ficar em um canil. Embora alguns shih tzu participem de competições de  agilidade e obediência (em alguns países) não são uma raça conhecida por ser particularmente obediente, porque, de alguma forma, a sua natureza é independente.

A maioria dos Shih Tzu se relacionam muito bem com outros cães e, muitas vezes os proprietários vêem que podem ter vários juntos, machos e fêmeas. Claro que, temperamentos individuais variam, deve-se sempre apresentar os cães sob supervisão, especialmente no caso de machos. Apesar de não ser de forma alguma, agressivo por natureza, permanecerá firme quando o atacam. É por isso que é super aconselhável castrar os animais quando estes não serão reprodutores e nem para exposições. As fêmeas podem ter um forte temperamento na época de acasalamento, por isso novamente, cuidados devem ser tomados. Apesar disso e, em geral, o Shih Tzu são animais muito sociais em todos os sentidos.


Considerações de Saúde do shih tzu

   
 Características do shih tzu
Shih Tzu é um cão robusto e geralmente uma raça razoavelmente saudável. Não é uma raça que tem muitos problemas hereditários. Ainda assim, existem alguns problemas comuns que devem ser observados.
 

A maioria dos shih tzus tem narinas bem abertas, que é um aspecto exigido pelo padrão da raça, mas alguns exemplares acabam ficando com elas mais fechadas por causa de cruzas erradas e isso não é bom.As narinas pode ser pequenas no nascimento, isso é normal. No entanto, quando um filhote de cachorro é velho o suficiente para ser vendido deve ser visto claramente se as narinas foram afetadas ou não.

Porque o shih tzu não vive bastante tempo
?,se deve sempre estar alerta para potenciais problemas nas costas, especialmente na terceira idade do cão. Idealmente, o shih tzu devem ser autorizados a saltar para fora da mobília para o chão, mas isso é mais fácil dizer do que fazer. A qualquer sinal de lesão medular, deve contactar o seu veterinário imediatamente, pois em alguns casos pode chegar a recuperação completa. Infelizmente, em muitas vezes o resultado é a paralisia parcial devido a lesão espinhal do shihtzu, mas há opções para ajudar cães afetados.
      

shih tzu caracteristicas

Shih tzu caracteristicas negativas: Tem sido demonstrado que a doença cardíaca pode ocorrer no shihtzu, em determinados intervalos, e isto não é limitado a cães idosos. No entanto, existem muitas formas de doença cardíaca e nem todos eles são hereditários. Obviamente, o veterinário deve examinar cuidadosamente qualquer cão que  apresentar sintomas de doença cardíaca, mas deve salientar-se que muitos shih tzu vivem muitos anos sem sofrer qualquer problema cardíaco.

Por causa dos olhos relativamente proeminentes que têm esta raça, é mais fácil eles terem problemas oculares, do que outras raças. Uma úlcera de córnea pode ser causada por um arranhão ou um golpe da qual talvez não se tenha notado. Ao primeiro sinal de um problema ocular, deve-se contactar o seu veterinário, pois o tratamento precoce aumenta as chances de recuperação total. Problemas oculares, mesmo aqueles que parecem sem importância, podem resultar em problemas de visão ou até mesmo a perda da mesma se não for tratada. Deve-se ter um cuidado especial para evitar danos aos olhos do Shih Tzu, especialmente quando você considera que os pêlos da cabeça devem ser mantidos sempre presos.



Fonte do Texto: Mundo animalia
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato