Como da banho no shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como da banho no shih tzu

É muito importante dar banho no shih tzu para livrá-lo de parasitas de pêlo morto ou simplesmente para eliminar a sujeira. O banho deve ser dado com água morna se estiver frio e com água quase fria se estiver calor. Água quente resseca o pelo do shih tzu e tira o brilho. Além de, eventualmente, causar problemas de saúde como gripes fortes ou pneumonias em razão de uma mudança brusca de temperatura.

Você deve utilizar xampu próprio para shih tzu ou neutros e se o bebe for filhote você tem usar shampoo para shih tzu filhote. Como da banho no shih tzu? antes de iniciar o banho lembre-se de ter próximo a você: xampu para cachorro, condicionador e perfume e hidratação para shih tzu se for utilizar, toalha e uma coleira para prender o animal, se a banheira ou o tanque for raso, evitando, assim, algum acidente.

Shih tzu pode tomar banho quantas vezes por semana:  


Uma das confusões dos proprietários é sobre o shih tzu quantas vezes por semana o shih tzu pode tomar banho. Se você também é proprietário de um shih tzu e remoendo quando você deve banhar seu shih tzu. Enquanto alguns cães necessitam de banhos semanais, alguns podem precisar de um banho por mês. Banho shih tzu filhote, filhotes tem a imunidade baixa, e por isso é necessário verificar com o seu veterinário . Para dar banho em casa, dependendo do alguns casos são permitidos após as 8 semanas.

O banho deve ser dado em dias quentes, sempre com agua morna e produtos específicos  para shih tzus filhotes, para não causar irritação nem alergia . O ideal é você verificar com o seu veterinário, pois depende de cada cão e ele saberá informar a respeito do seu filhote.

É preciso dar banho em seu shih tzu para livrá-lo de parasitas de pelo ou simplesmente para eliminar a sujeira. Antes de iniciar o banho é preciso tapar as orelhas com algodão. Isto é muito importante pois evita que entre água no ouvido do animal, o que pode causar uma otite.

Temperatura da agua


1- Quando iniciar o banho no shih tzu  verifique, antes, a temperatura da água. O shih tzu deve ser molhado por cima com um chuveirinho no dorso, não há necessidade de ensopar o cão pois o xampu penetra melhor quando o pêlo está apenas umedecido, além de se gastar menos água e energia, se gasta menos produto. Se o local em que o shih tzu estiver for alto e houver possibilidade dele pular é aconselhável prendê-lo em uma coleira, evitando, assim, acidentes.

Iniciando o banho no shih tzu


2- Depois que o corpo todo estiver molhado é hora de molhar o rosto do shih tzu se for filhote tome mais cuidado. Segure no focinho juntamente com a ponta da orelha. Assim, você evita que entre água no ouvido e dentro do nariz. Com uma das mãos segurando o focinho, despeje o xampu para ensaboar, inicialmente a cabeça, tomando cuidado para não entrar sabão nos olhos. Esfregue com delicadeza mas com firmeza. Lave as bochechas e o focinho. Agora use as duas mãos para ensaboar a cabeça. Você não precisará segurar o focinho neste estágio. 

Em seguida coloque shampoo novamente nas mãos e esfregue as patas. Faça uma boa espuma e esfregue o pelo do cão na mesma direção, sempre para baixo para não embaraçar. Esfregue o xampu bem para dentro de seu pelo, para soltar a poeira e os pelos mortos. Coloque o shampoo novamente nas mãos e esfregue todo o corpo.

Faça novamente uma boa espuma e massageie a pele também no mesmo sentido. Se for necessário (quando o shih tzu estiver muito sujo) você pode repetir a aplicação e deixe o xampu agir por um minuto.

Enxague o shih tzu

     
3- Enxague o shih tzu completamente, até sentir que o pelo "canta" de limpo quando você passa a mão. Comece pela cabeça, sempre tomando o cuidado para não entrar água no ouvido e no nariz. Enxugue a cabeça antes de enxaguar o resto do corpo, é mais provável que ele se sacuda enquanto a cabeça estiver molhada.

Quando você tiver certeza de ter removido qualquer excesso de água, seque o pelo do seu shih tzu com uma toalha e então levante-o, enrolado tanto quanto possível na toalha. Remova o algodão das orelhas e seque o interior delas cuidadosamente. Lembre-se, se o shih tzu estiver em cima de uma mesa, não esqueça de prendê-lo na coleira.

Como secar shih tzu   



4- Como secar shih tzu: Seque o pêlo rigorosamente com uma toalha ou se o seu cão tiver pele saudável, utilize um secador de cabelos. Ajuste primeiro para o morno, e tranqülize-o verbalmente se ele estiver assustado ou não acostumado com o som alto da máquina. Não utilize o secador de cabelos se ele for propenso a coceira, uma vez que o calor acentua isto. Em decorrência dos diversos tipos de pelagens, inúmeras são as maneiras de se escovar, existindo vários tipos de escovas.

As mais comuns são: as de cerdas naturais, de cerdas de naylon, de pinos, rasqueadeiras, pentes, etc. Quando iniciar a secagem vá passando a escova e desembaraçando o pêlo. Os movimentos devem ser paralelos ao corpo do animal, tornando-se menos cansativo para quem escova e minimizando os danos à pelagem.

Lembre-se que, quando escovar um shih tzu, você estará lidando com um ser vivo e que, portanto, é sensível à dor ou a movimento mais bruscos.
  
Para secar as orelhas estique o pelo com a escova, principalmente se o cachorro for um shih tzu.
Quando o pelo do shih tzu estiver embaraçado, pare de escovar e desembarace com os dedos, separando cuidadosamente o pelo para que não arranque. Assim, você evita judiar do shih tzu ou danificar a pelagem. Os movimentos na orelha e cabeça devem ser delicados se não você pode machucá-lo.
Os movimentos na orelha e cabeça devem ser delicados se não você pode machucá-lo. Tome muito cuidado na hora de escovar próximo aos olhos, principalmente quando você utilizar a escova de pinos. Normalmente, quando você seca a cabeça, o shih tzu não gosta muito, por isso, seja delicado e tenha muita paciência.O peito também é um lugar muito delicado e você deve escovar devagar e com movimentos leves.Faça um elogio toda vez que ele ficar quieto e esta posição é bem favorável para falar com ele. Todo shih tzu gosta de carinho e a conversa transmite afetividade e consequentemente ele fica mais seguro.Depois de pronto não esqueça de elogiar o seu shih tzu. Ele se sentirá melhor e verá que o esforço da obediência valeu a pena. agora vamos para parte final que é colocar lacinhos. aqui você vai aprender a como colocar lacinho em cachorro de pelo curto.


Como colocar lacinhos no  Shih Tzu


  • Escove o pelo onde você pretende colocar os lacinhos. O pelo deve estar desembaraçado e sem nós para recebê-los. 2  Junte o pelo com um pente se você quiser colocar os laços na cabeça.
  • Normalmente, os lacinhos colocados nos pelos da cabeça seguram o que se estende desde um pouco acima dos cantos externos ou meios dos olhos até cerca de 2 cm passando da testa. No entanto, se o pelo for curto demais para fazer isso, basta juntar o que puder. Se você estiver colocando os laços nas orelhas, escolha um ponto e junte apenas o suficiente de pelo para que o elástico segure e fique no lugar. Não é necessário muito pelo para lacinhos nas orelhas, o que torna essa área particularmente vantajosa para shih tzus de pelagem curta. Os pontos populares para colocar lacinhos nas orelhas são no topo e no meio.
  • Bagunce o pelo no topo da cabeça para criar um efeito de puff se ele for suficientemente longo. Você também pode puxar levemente o pelo para fora para criar um efeito ainda maior.
  • Prenda o pelo que você juntou com um pequeno elástico. Observe o seu shih-tzu para ver se ele está desconfortável. Se ele chorar, tentar remover o elástico ou tiver problemas para piscar porque o cabelo na cabeça foi puxado demais, tire o elástico e comece tudo de novo, sem dar tantas voltas no elástico dessa vez.
  • Enrole a parte elástica do lacinho em torno do elástico que já está segurando o pelo. Você pode precisar ajustar o lacinho para mantê-lo reto e sem inclinar, especialmente nas orelhas. 

Prontinho o seu shih tzu está de banho tomado viu que não é muito difícil da banho no shih tzu. Só temos que tomar alguns cuidados, quando for da banho em shih tzu filhotes porque eles são bem mais sensíveis.

Fonte do Texto: Equipe veterinária fv2010 - Ehow
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato