Como cuidar de um Shih tzu Peludo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como cuidar de um Shih tzu Peludo

Dicas para Shih Tzu peludo - Cachorro de pelo longo e fino, como: Maltes, Lhasa Apso, Shih Tzu, Yorkhire, gatos Persas, Rag Doll, entre outros, podem formar extensos bolos de pelo, principalmente se usam roupinha e se não são escovados regularmente. Esses bolos de pelo se formam principalmente em região de maior atrito como axilas, nas orelhas dos Cockers e na barriga. Muitas vezes os animais não se deixam escovar, principalmente os gatos e assim os bolos de pelo vão se formando, aumentando de tamanho e levam ao incômodo, coceira e muitas vezes formação de feridas na pele sob eles.

Como cuidar de um Shih tzu Peludo
A remoção desses bolos de pelo pode ser bastante complicada e perigosa, pois estão firmemente aderidos à pele, por isso você deve ser extremamente cuidadoso para não machucar e mesmo cortar a pele quando for cortar esses bolos.

Muitos bolos de pelo podem ser removidos com uma escovação completa e cuidadosa, porem outras vezes somente o uso de tesouras pode removê-los.




Uma vez que você tem certeza de que o bolo de pelo tem que ser cortado com tesoura, todo cuidado é pouco, pois se o animal não cooperar, ficando muito quieto e se você não conseguir enxergar o limite da pele e do pelo, então, fatalmente, acidentes irão acontecer. Nesse caso recomendamos procurar a ajuda de um profissional.


Infelizmente, a maioria das pessoas não conseguem remover esses nódulos de pelo em casa sozinhos, mesmo com uso de tesoura. Por isso tenha muito cuidado pois se o animal tiver muitos bolos e for difícil de manusear, é mais fácil e mais seguro procurar um tosador, ou mesmo um veterinário, para fazer isso por você.




Cuidados para não formar nó no Pelo:


 
- Escovar o animal regularmente, principalmente nas épocas de troca de pelo: primavera e outono.

- Não usar roupinhas, e se usar, escovar pelo menos 1 vez ao dia.

- Manter o pelo tosado e mais curto (feito por um tosador profissional).


- Evitar coceiras nos animais por pulgas e carrapatos, usando preventivos regularmente.

- Animais com alergia e coceiras crônicas devem ter o seu pelo mantido sempre baixo e tratados de acordo com a orientação do Médico Veterinário.


Como remover os nó de pelo em casa – somente se o shih tzu cooperar:



- Escove o pelo onde der e nos “bolos de pelo” tente desfazer usando as mãos, segurando a base do pelo (para não doer) e tentar desfazer os nós.

- Depois que conseguir abrir um pouco o “bolo de pelo”, tente desfazer com uso de um pente, sempre segurando a base do bolo para não causar dor.

- Se não conseguir e se o animal estiver cooperando, use uma tesoura para cortar a base do pelo, SOMENTE SE CONSEGUIR IDENTIFICAR a separação entre o pelo e a pele.

- O uso de condicionadores ou produtos para hidratar o pelo pode ajudar a desfazer os nos.

- Se for difícil ou se o animal não cooperar, procure um profissional.

Fonte do Texto: Pet care
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato