Como saber se meu shih tzu é puro - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como saber se meu shih tzu é puro

Ano após ano, aumenta o número de pessoas que escolhem o Shih Tzu como cão de estimação. 

Popularizando-se no Brasil desde o início dos anos 90, tornou se o queridinho dos brasileiros. Foi no final daquela década e no decorrer da atual que a raça passou a alavancar admiradores de forma mais significativa. 



Em 2002, tornou-se o 10º cão do País em quantidade de filhotes nascidos e registrados. Em 2003, saltou para a 6º posição. Em 2004, para a 3º. Em 2005, última data com dados disponíveis, já ocupava a 2º, permanecendo abaixo apenas do Yorkshire. 

Contabilizou 7.844 exemplares, acumulando 8% dos cães de raça que nasceram e receberam pedigree naquele ano.   

Como saber se meu shih tzu é puro!


Você já sabe que o que tamanho representa: mais acasalamentos mal planejados sendo promovidos e, consequentemente, mais exemplares atípicos no mercado. A verdade é que nunca foi tão difícil adquirir um shih tzu de qualidade no Brasil. 

“O nível da criação vem caindo muito nos últimos anos”, afirma o criador Eduardo Teixeira, do Rio de Janeiro. 

Por isso, se você está em busca de um cão típico, que se enquadre no padrão da raça de forma satisfatória, acompanhe o Certo x Errado do Shih tzu em idade de compra e aprenda a identificar suas características corretas e seus desvios mais comuns. 


E lembre-se: dê preferência a criadores de destaque que se mostrem comprometidos com o aprimoramento racial.Como saber se meu shih tzu é puro?

SHIH TZU CERTO X ERRADO

 

CERTO
Aparência Retangular   
        

O shih tzu puro é pequeno, mas robusto. Tem ossatura e musculatura bem desenvolvidas. Seu formato corporal é ligeiramente retangular. O padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas menciona que a medida da cernelha até a raiz da cauda supera a altura da cernelha, mas não especifica o quanto. A criação, porém, considera ideal que seja em torno de 10%.

     ERRADO

Formato Quadrado

 
O comprimento do tronco apresenta praticamente a mesma medida da altura na cernelha. O cão parece pernalta. Também é desvio o cão excessivamente retangular, cujo comprimento do tronco supera a altura em 20% ou mais. Nesse caso, o exemplar parece ter pernas curtas demais.

Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus país.
Como tratar: não há tratamento.

CABEÇA (Certo)

 
 

 CABEÇA LEVE (Errado)


A cabeça é menor e mais estreita que o ideal.

Cabeça Plana ( Errado)


O topo da cabeça e a testa, em vez de abobadados, são planos. É a chamada cabeça “flat”.

Focinho Comprido (Errado)


O focinho é comprido demais. Também são desvios focinho exageradamente curto (pode gerar problemas respiratórios e de mordedura), linha superior do focinho arqueada ou muito virada para cima e stop pouco marcado.

Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

LINHA SUPERIOR (Certo)

Linha Superior Paralela ao Solo

 
A linha superior do shih tzu puro é reta e paralela ao solo. Cauda e pelagem geralmente escondem a região, o que dificulta a análise visual. O ideal é avaliar o cão pelo toque.

Linha Superior Carpeada ( Errada)


Cabeça Larga e Redonda

A cabeça do Shih Tzu é larga e redonda. O topo do crânio é abobadado assim como a testa quando vista de perfil. O stop (ângulo de encontro entre focinho e testa) é marcado. O focinho é largo, quadrado, curto (para o adulto estabelece-se a medida de aproximada, do nariz ao stop, de 2,5 cm) e com linha superior reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Ou seja, levemente virada para cima.

A linha superior tem um arco para cima. O desvio é chamado de linha superior arqueada ou carpeada. Também é desvio a linha superior selada. Isso é, com um arco para baixo.

Qual a causa: no filhote de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação inadequada e falta de exercício também possam desencadear o desvio.

Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais (fêmeas matrizes, não raro, apresentam linha superior selada não de origem genética, mas sim, devido às gestações), com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.

Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

Linha Superior Ascendente ( Errado)


A linha superior ascendente da cernelha em direção à garupa. Também é desvio a linha superior descendente. Ou seja, inclinada para baixo da cernelha em direção à garupa.

Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

MORDEDURA

Mordedura Prognata ou em Torquês ( Certo )


A mordedura de um shih tzu puro pode ser em torquês (incisivos superiores e inferiores se fecham alinhados em pinça) ou, como na foto, prognata inferior (incisivos inferiores se fecham à frente dos superiores). Embora o padrão FCI não estabeleça o grau desse prognatismo, a criação considera ideal quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores em no máximo cinco milímetros. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar com a troca dos dentes, que tem início entre o 3º e 4º mês de vida do cão.

Mordedura Excessivamente Prognata (Errado)


Os incisivos superiores se fecham muito á frente dos superiores. Em decorrência disso, o cão, mesmo com a boca fechada, mantém expostos os dentes e as vezes até a língua.

Qual a causa: herança genética

Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais

Como tratar: em certos casos, aparelhos ortodônticos podem amenizar ou mesmo eliminar o desvio. Para exemplares de exposição ou usados na procriação, o recurso é considerado antiético.

NARIZ

Nariz escuro ( Certo)


O nariz do shih tzu puro (trufa) é preto ou, nos Shih Tzus de pelagem cor de fígado ou manchada de fígado, marrom. Alguns filhotes já nascem com o nariz pigmentado. Em outros, a pigmentação se completa nas primeiras semanas ou no máximo até os 3 ou 4 meses de vida. De qualquer forma, aos 60 dias de idade, a pigmentação já deve ocupar pelo menos 80% do nariz.

Nariz Pigmentado (Errado)


Como saber se meu filhote de shih tzu é puro: Considerando-se filhotes de 60 dias em diante, o nariz apresenta áreas de despigmentação (rosadas) superiores a 20%.

Qual a causa: herança genética, embora a falta de exposição ao sol possa ter influência.

Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais e com banho de sol leve e regular.

Como tratar: em certos casos, exposição regular ao sol pode amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.

OLHOS

Olhos Grandes e Redondos (Certos)


Os  shih tzu puro tem olhos  grandes, redondos, inseridos frontalmente e bem separados um do outro. Não devem ser excessivamente proeminentes e, vendo-se o cão de frente, o branco dos olhos (esclerótica) não pode ser visível. Os olhos são escuros, mas, em exemplares de pelagem fígado ou manchada de fígado, podem ser mais claros. Isso é, acompanhando o tom da pelagem.

Olhos Amendoados ( Errado)



Os olhos são amendoados e inseridos obliquamente (de forma mais lateral em vez de frontal).

Olhos muito Proeminentes ( Errado)


Os olhos são excessivamente saltados. Geralmente, essa característica está associada a outro desvio: a esclerótica visível quando o cão nos olha de frente.

Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

ORELHAS

Com Inserção Relativamente Baixa ( Certo)


O shih tzu puro tem as orelhas grandes, pendentes e inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio.

Orelhas Com Inserção Alta (Errado)   

As orelhas são inseridas no topo do crânio. O desvio é chamado de “orelhas de coelho”.
 
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

PERNAS POSTERIORES

Pernas Posteriores Paralelas (Certo)


As pernas posteriores do shih tzu puro são curtas, retas, paralelas entre si, musculosas e com boa ossatura. Embora o padrão não especifique, deve ser moderadamente anguladas. Isto é, vendo-as de perfil, a articulação do joelho e a do calcanhar deve ser nítida, mas não muito acentuadas.

Jarretes de Vaca (Errado)

    
Os jarretes (calcanhares) convergem, e os pés se voltam para os lados.



Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, excesso de pêlo entre os dedos, unhas compridas e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.


Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercícios leves regulares, com manutenção do cão em piso escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos aparadas.

Como tratar: pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio aparando suas unhas e a pelagem entre os dedos e oferecendo dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

Posteriores Fracos (Errado)



   
As pernas posteriores são menos musculosas que o ideal e, por isso, também ficam próximas demais uma da outra.

Qual a causa: em filhotes de shih tzu de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício possam desencadear o desvio.

Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercícios leves regulares.

Como tratar: pode-se amenizar o desvio oferecendo dieta exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ANTEPEITO

Antepeito bem Desenvolvido (Certo)


O antepeito do shih tzu puro é amplo o bastante para manter as perna dianteiras devidamente afastadas.

Antepeito Estreito (Errado)


O antepeito é pouco desenvolvido, tornando as pernas dianteiras próximas demais uma da outra.

Qual a causa: no filhote de 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício também possam desencadear o desvio.

Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.

Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios. Para isso, busque auxílio veterinário.

PÉS

Pés Redondos (Certo)


Os pés dianteiros e traseiros do shih tzu puro são redondos e têm dedos arqueados e rentes uns aos outros.



Pés Espalmados (Errado)


Os pés apresentam dedos espaçados e não arqueados. Na foto, exemplar tosado para mostrar adequadamente o desvio.
Qual a causa: em filhotes de até quatro meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, unhas compridas, pelagem entre os dedos não aparada e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercício leve regular, com manutenção do cão em piso não escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos e proporcionando dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

CAUDA

Cauda em Alça (Certo)


A cauda do shih tzu puro é inserida alta e portada em forma de alça de xícara. Ou seja, faz um arco em direção às costas e sua ponta encosta nelas. A altura da cauda é aproximadamente a mesma do topo do crânio.

Cauda Ereta (Errado)



A cauda é portada verticalmente, sem que a ponta encoste nas costas. É a chamada “cauda em bandeira”.

Cauda Deitada (Errado)   

A cauda é totalmente deitada sobre as costas.

Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

Shih tzu puro ou não:


1) Para efeitos ilustrativos, alguns dos itens apontados como errados foram simulados nos cães fotografados durante a produção ou por manipulação de imagem. 
2) Em alguns itens, na falta de filhotes de até 4 meses de idade que os retratassem adequadamente, optamos por utilizar exemplares mais velhos a fim de não suprimir a informação. 
3) Para melhor ilustrar certos itens, alguns shih tzu foram toados ou penteados de forma a realçar os contornos corporais. 
4) Não é possível garantir que as características físicas do filhote não sejam modificadas no decorrer do seu desenvolvimento, seja para melhor ou para pior.
 


Fonte do Texto: Revista Cães Cia
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato