A importância de passear com o Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

A importância de passear com o Shih Tzu

Você sabia que o tempo ideal de passeio diário com seu shih tzu é de 40 a 50 minutos? Confira dicas para proporcionar e manter a saúde física e psicológica de seu cachorro! São poucos os proprietários de shih tzu que passeiam com seus cães mesmo que seja duas ou três vezes na semana. 

E dentre as diversas desculpas para não ter a tarefa de passear com seu cachorro é comum escutar que a casa é grande e o animal tem acesso aos locais, tenho um quintal amplo para ele correr e brincar, e às vezes saímos de carro

Estas são as mais comuns desculpas dadas pelos donos de shih tzu que muitas vezes não possuem tempo para dar uma voltinha que seja no quarteirão com seus animais devido à rotina. 

No entanto, após saber sobre as vantagens e a importância de passear com cachorro, você certamente tentará passear mais vezes com seu animal de estimação para garantir melhor qualidade de vida em diferentes aspectos tanto para ele quanto para você.

Importância de passear com o seu shih tzu


Um dos motivos para levar seu cachorro para passear é de torná-lo mais sociável e acabar de vez com aquele mundo fechado em que ele vive, isto é, sua casa. 

Quando você não o leva para passear, ele conhece e tem contato com poucas pessoas, e o mesmo conhece apenas a sua casa, desta forma, tudo que for diferente pode ser ameaçador. Então, toda vez que você tiver que levá-lo ao médico veterinário, viagens e para outras tarefas será um grande esforço, exigindo maiores cuidados e atenção.

A socialização de seu shih tzu com outras pessoas é importante para diferentes situações, incluindo desde a forma do animal se comportar na rua ou em lugares estranhos a até a forma em que ele recebe as visitas em sua casa. 


Quem é que nunca foi visitar um amigo que tinha um cachorro nada sociável e muito desagradável? Você certamente não quer que o seu seja um destes, não? 
A grande parte dos animais que vivem em um quintal grande, geralmente   ficam sozinhos por grande parte do tempo, e se você pense que ele vive brincando o tempo todo engana-se. O cachorro só corre e brinca quando estimulado, ou seja, quando alguém faz companhia, joga bolinha e outros brinquedos, exceto quando o mesmo possui a companhia de outro cão.

A falta do passeio diário ou até mesmo semanal pode tornar o shih tzu hiperativo e/ou destruidor, onde o animal possui uma energia verdadeiramente inesgotável, assim quando não gasta esta energia através de caminhadas, ele a gastará através de outras atividades que podem não agradar muito seus proprietários, como destruir móveis, roer portas e móveis, e até mesmo andar de um lado para outro na casa alucinadamente. 


É importante ressaltar que independente da raça ou idade, o cachorro deve manter certa atividade física para garantir tanto a saúde física quanto a mental, sendo que essa quantidade varia de acordo com o tamanho, idade e raça.

Além de todos estes motivos e importância de passear com shih tzu, a caminhada diária fortalece o vínculo entre você o animal, pois trata-se de uma atividade que será realizada em conjunto, momento de troca, que também oferece saúde ao proprietário, já que uma boa caminhada é ótima para os humanos. 

Quer mais motivos que estes para passear com seu animal de estimação?

Dicas para passear com seu cachorro

  • ∙Ofereça água ao longo do passeio
  • ∙Cães de pelos e pele claros precisam de filtro solar
  • ∙Leve um saco plástico para recolher as sujeiras de seu shih tzu
  • ∙Mantenha suavemente a coleira firme estimulando seu cachorro a andar ao seu lado
  • ∙Não ofereça grandes quantidades de água ou de alimento antes do passeio para evitar congestões
  • ∙Dê preferência aos horários de manhã ou o final da tarde para evitar a alta incidência do sol, e busque caminhar pela sombra, pois o chão pode estar muito quente e ferir as patas
  • ∙Não passeie com seu cachorro sem o uso de coleira ou guia, pois há o risco dele sair de forma imprevisível de perto de você e sofrer acidente com carro ou moto ou ainda, em uma briga com outro animal.

Fonte do Texto: Pets e dicas
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato