12 sintomas que podem salvar a vida do seu Shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

12 sintomas que podem salvar a vida do seu Shih tzu

Uma das melhores maneiras de identificar problemas de saúde em seu cachorro é prestar atenção aos sinais que o corpo manda, certo? O mesmo acontece com nossos shih tzus.

Como os shih tzu não falam , a melhor maneira de perceber se seu cachorro está passando por problemas é observá-lo.
O site Little Things conversou com especialistas que apontaram 11 sinais apresentados pelo seu shih tzu que você não deve ignorar.

Vamos conferir quais são eles, mas deixamos o alerta: caso seu shih tzu apresente um ou mais dos sinais abaixo, procure ajuda de um veterinário.

Shih tzu com perda de peso sem explicação


A perda de peso do shih tzu, sem motivo aparente, é sinal de que ele precisa fazer uma visita ao veterinário. Se seu cachorro emagreceu 1 ou 2 kg em um espaço de tempo razoável, provavelmente não há motivos para se preocupar.

No entanto, se em algum ponto da vida ele perde 10% de seu peso normal de forma inesperada, pode haver um problema maior acontecendo com ele.

Entre as causas que geram a perda de peso estão: falhas no metabolismo, doenças neuromusculares, câncer e problemas do coração. O emagrecimento repentino também pode indicar a perda de apetite pelo shih tzu.


 Shih tzu com febre

                   
Se o seu shih tzu tem febre alta, ou fica febril por muito tempo, é sinal de que algo sério está acontecendo em seu corpinho peludo.

Se a febre atinge um pico rapidamente, por exemplo, seu cachorro pode estar lutando contra uma infecção.

A temperatura normal dos cães é entre 38,5º e 39,5º. Se o seu shih tzu está mais quente que o normal, leve-o ao veterinário.

 Shih tzu com dificuldades ao fazer fezes

      
Diarreia ou sangue nas fezes do shih tzu são um claro indício de que algo não vai bem. A diarreia pode causar desidratação e até causar a morte de cães de pequeno porte.

Sangue nas fezes pode ser indício de úlcera, parasitas, inflamações no cólon ou problemas na glândula anal.

 Shih tzu com tosse persistente

       
Uma tosse persistente, seja em pessoas ou pets, nunca é algo normal. Os shih tzu não sofrem de asma, então a tosse pode ser um sintoma de bronquite, pneumonia, problemas do coração ou até um colapso de traqueia, quando o enfraquecimento dos anéis cartilaginosos que formam a traqueia causam seu desabamento, obstruindo ou diminuindo o espaço da passagem de ar. O tratamento inclui a ingestão de anti-inflamatórios e cirurgia corretiva.

 Shih tzu com fadiga ou desmaios

   
Se teu shih tzu aparenta estar muito cansado, ou sofre desmaios repentinos, é aconselhável levá-lo imediatamente ao veterinário.

Alguns cães, após sofrerem um colapso, recuperam-se rapidamente e aparentam voltar ao normal em poucos segundos, enquanto outros continuam na mesma posição até serem socorridos. Em ambos os casos, as causas devem ser investigadas.

Se o shih tzu aparenta estar anormalmente cansado, uma visita ao veterinário pode ser crucial para determinar a causa, que pode incluir câncer, problemas nos rins e pancreatite.

 Shih tzu com barriga inchada

  
Muitas das causas para o abdômen distendido podem ser fatais. Se notar que o estômago de seu shih tzu está inchado, leve-o ao veterinário.

O inchaço pode ser causado por alguma doença hormonal ou ele pode estar sangrando internamente. Além disso, o inchaço em si pode comprimir o peito do animal, tornando sua respiração difícil.

 Shih tzu com dificuldade de fazer xixi

  
Há muitas causas que podem ser responsáveis pela dificuldade do shih tzu em urinar. Se for macho, por exemplo, ele pode estar sofrendo com pedras na bexiga ou outras obstruções.

Outro aspecto a se observar é se há presença de sangue na urina, que pode ser indício de pedras, câncer ou uma infecção.

  Shih tzu com dificuldade para respirar

   
Assim como nos seres humanos, a dificuldade para respirar é um sintoma que requer atenção imediata. Se teu shih tzu está mais ofegante que o normal, se ele cansa mais rapidamente ou começa a emitir ruídos ao respirar, o veterinário deve ser acionado.

A dificuldade na respiração pode ser causada por problemas cardíacos ou pulmonares, infecções e obstruções, e pode levar à falta de oxigenação dos órgãos e tecidos do animal, causando insuficiência cardíaca.

 Shih tzu com os olhos vermelhos

  
A vermelhidão nos olhos do shih tzu pode sinalizar problemas muito maiores. Se a área branca dos olhos do shih tzu estiver vermelha-viva, é sinal de inflamação ou infecção.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de glaucoma ou transtornos na órbita do olho. Como algumas doenças podem levar à cegueira, qualquer mudança deve ser investigada.

 Shih tzu inquieto

 
Um shih tzuque não para quieto pode estar tentando dizer ao dono que está com problemas. Se seu cão está manhoso, muito assustado, anda de um lado para o outro constantemente ou treme, fique de olho.

Embora a inquietação em si não seja causada por doenças, ela é a maneira que o cão usa para dizer que não está se sentindo normal, e que está ansioso por alguma dor ou desconforto que está sentindo. Uma visita ao veterinário fará bem.

 Shih tzu com vômitos


12 sintomas que podem salvar a vida do seu Shih tzu
Quem tem shih tzu já deve estar acostumado aos vômitos, pois eles acontecem com os cães de vez em quando, e é normal. Agora, se o ato de vomitar se tornar frequente, tipo três ou mais vezes ao dia, por exemplo, é hora de ir ao veterinário.

O sintoma pode indicar obstrução intestinal, infecção, pancreatite, doenças no fígado ou nos rins, desequilíbrio hormonal ou algo pior. De qualquer maneira, é importante estar sempre atento ao seu cachorro, pois a saúde dele depende de você.

Sinais para se o seu shih tzu está com dor de ouvido:

 

1- Orelha do shih tzu coçando: os shih tz têm várias maneiras de coçar as orelhas. Podem chacoalhar bastante a cabeça, coçar com as patas mesmo, ou até esfregar em móveis ou no chão.

2- Secreção marrom, amarela ou com sangue:
Sempre que percebo um dos sinais que descrevi a cima, limpo as orelhas dela com algodão. Nunca use cotonetes, você pode até furar o timpano do seu shih tzu. Enrole algodão  seus dedos e limpe na orelha. Se o algodão ficar marrom , perigo! Amarela também precisa de cuidados. Sangue então! Marque imediatamente uma consulta com seu veterinário de confiança.

3- Shih tzu com odor na orelha: Muitas vezes a infecção na orelha exala um odor ruim! Algumas pessoas percebem que seu cachorro começou a cheirar mal, mas não associam a um problema nas orelhas. Se vc perceber que seu cachorro está exalando um cheiro ruim, dê uma olhada nas orelhas dele! Ele pode estar precisando de tratamento!!

4- Vermelhidão, Inchaço e/ ou  Perda de pelo ao redor da orelha: Muitas  vezes de tanto coçar e bater as orelhas nos lugares, minha Gisele ficou com as orelhas super inchadas!!! E o tratamento para este inchaço foi super complicado!!  Se vc notar vermelhidão e perda de pelos ao redor da orelha está na hora de procurar um veterinário!

5- Outros sinais de otite em shih tzu são:  balançar  a cabeça ou inclina-la  para um lado só. Perda de equilíbrio e andar em círculos tb podem ser um indicativo de dor de ouvido. É importante não medicar o seu shih tzu sozinha, pois  infecções  mal cuidadas podem levar a dor crônica ou surdez em cães.  Sempre consulte um médico veterinário.

Dicas: Shih tzu com dor, também podem ficar mais agressivos. Uma agressão súbiat pode ser um indicativo que ele está com dor! Relate qualquer mudança de comportamento ao seu médico veterinário.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato