6 dicas que você precisa saber antes de viajar com seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 dicas que você precisa saber antes de viajar com seu shih tzu

O que você precisa saber antes de viajar com seu shih tzu - Quando você decide que a melhor alternativa é carregá-lo com você, surgem outros questionamentos que precisam ser respondidos Quem tem um shih tzu já sabe: as férias podem se transformar em uma baita dor de cabeça. Isso acontece, pois muitas vezes temos que nos desdobrar para encontrar um lugar para deixarmos o shih tzu enquanto descansamos ou precisamos arranjar um lugar onde aceite animais de estimação para levá-los conosco.

Mas, as dúvidas não param por aí. Quando você decide que a melhor alternativa é carregá-lo com você, surgem outros questionamentos que precisam ser respondidos. Pensando nisso, listamos algumas atitudes que precisam ser tomadas antes de sair de férias com o seu shih tzu.

6 dicas que você precisa saber antes de viajar com seu shih tzu


6 dicas que você precisa saber antes de viajar com seu shih tzu

1. Como chegar?


É preciso saber qual é a maneira correta de transportar o shih tzu , seja por terra ou pelo ar, existe uma legislação apropriada para isso. Se sua viagem for de carro, não esqueça de que ele não pode ficar solto no automóvel. Nas lojas especializadas existem cadeiras que podem ser fixadas pelo cinto de segurança. Há também as caixas mais tradicionais de transporte. Na hora de fazer viagens mais longas respeite o tempo do seu shih tzu e dê intervalos na estrada a fim de que o shih tzu possa fazer xixi e esticar as patinhas.

Se a viagem for de avião é preciso respeitar duas normas: a da Agência Nacional de Aviação Civil e a da companhia aérea escolhida. Os cuidados básicos exigidos por ambos é uma caixa de transporte adequada e vacinas do shih tzu em dia. Além disso, o shih tzu deve estar acompanhado de um atestado veterinário afirmando que o animalzinho está apto para voar.

2. O que levar?


Sempre levar a carteira de vacinação do shih tzu e um atestado de boas condições feito pelo veterinário. Além disso, você não pode esquecer os utensílio de comida e bebida dele.

Se seu shih tzu dorme em um lugar específico, você também deve levar para que o mesmo não estranhe tanto o novo local durante as férias. Não deixe de colocar na mala também algum brinquedo que o shih tzu goste muito, pois isso o ajudará na adaptação ao novo ambiente.

3. Onde ficar?


Na hora de reservar um hotel para passar as férias é preciso ficar atento caso sua intenção seja levar seu shih tzu junto. Nem sempre os locais aceitam a presença de um shih tzu. Por isso, você deve procurar por espaço que sejam “amigos dos pets”.

Outro detalhe ao qual é preciso atentar são os endereços de clínicas veterinárias e petshops. Você precisa localizar se eles existem no destino escolhido para que em casos de imprevistos seu shih tzu não fique sem assistência especializada.

4. Saúde


Antes de pegar a estrada, verifique se as vacinas, antipulgas e desvermifugação do seu shih tzu estão em dia. É importante para a saúde dele e também para a de todos os que irão conviver com seu shih tzu.

Aproveite a ida ao veterinário e pergunte sobre um kit de emergência para cachorro. Você pode pedir ao veterinário para receitar um medicamento para enjôo, por exemplo, caso não saiba ainda se seu shih tzu se sentirá mal no carro. Não arrisque medicar o shih tzu por conta própria, somente um veterinário saberá a dosagem correta! Pergunte sobre medicamentos emergenciais para alergias e para cortes, e leve numa pequena necessárie junto com os medicamentos que ele costuma usar.

5. Para o shih tzu ficar mais calmo no carro


Uma dica para que o shih tzu fique mais tranquilo dentro carro é colocar a caminha dele em cima do banco. Assim ele vai se sentir um pouco em casa, caso fique inseguro. Outra dica é passear com o shih tzu antes dele entrar no carro. Se ele estiver cansado, tem mais chances de dormir e ter uma viagem mais tranquila.

Você pode, ainda, escolher pegar a estrada em um horário em que o shih tzu costuma dormir. Tudo isso irá facilitar que ele relaxe durante o trajeto.

6. Para um pouquinho, anda um pouquinho 


Viajar de carro com um shih tzu nos mostrou que é preciso ter mais paciência para chegar ao destino final. É preciso programar paradas para que eles bebam água, façam xixi e estiquem as patinhas e para que, afinal, o trajeto não seja chato pra eles. No começo parávamos a cada hora, hoje em dia podemos esticar mais, mas mais ou menos de 2 em 2 horas fazemos uma parada.

Shih tzu na praia: permitido ou proibido?


Os shih tzu pode ir a praia - O calor está chegando e aquela vontade de ir pra praia aos finais de semana só aumenta. Como você não gosta de deixar seu shih tzu sozinho em casa decide levá-lo com você, afinal a praia é um ótimo lugar para o shih tzu se divertir, certo? Errado! Shih tzu na praia, além de ser proibido em inúmeras cidades, pode trazer doenças para os adultos e principalmente para as crianças.  Micoses na pele, parasitas e diversos fungos podem ser transmitidos tanto para os humanos, como para os shih tzu. Pode ser muito divertido ver seu shih tzu feliz da vida pulando na água, correndo e brincando na areia, mas não é nem um pouco higiênico e saudável para seu shih tzu.

Fonte do Texto: Clube para Cachorro - Viaje Sim
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato