Como ensinar o shih tzu fazer necessidades - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como ensinar o shih tzu fazer necessidades

Ensinar o shih tzu a fazer as necessidades no lugar certo é fundamental e pode ser mais fácil do que você pensa. Uma das principais dúvidas de quem acabou de adquirir um shih tzu filhote, é como ensinar shih tzu a fazer as necessidades no jornal. Por incrível que pareça, muita gente ainda adota o método de esfregar o focinho do shih tzu no xixi, dar bronca ou conversar com o shih tzu sobre onde ele deveria fazer.Só que isto não funciona! Ao contrário, já que o shih tzu pode ficar com medo de fazer xixi na frente do dono ou, ainda por cima, fazer no local errado só para chamar atenção. Shih tzu  adoram a atenção do dono! Por isso, no começo, o dono deve valorizar o xixi correto, dando recompensas como petiscos e fazendo festa para quando o shih tzu acerta, no exato momento em que o ato ocorre.  Aqui estão dicas simples sobre como ensinar o shih tzu fazer necessidades no lugar certo.

Mostre o local do xixi para o shih tzu

   
Como ensinar o shih tzu fazer necessidades

A primeira coisa que você precisa fazer quando o shih tzu filhote chegar em casa é levá-lo no local apropriado para fazer suas necessidades. Independentemente da sua situação de vida ou onde gostaria que o shih tzu fizesse as necessidades, deve levá-lo no local imediatamente. O shih tzu deve estar com a guia de forma que você possa mantê-lo no local apropriado até que faça as necessidades.

Se a ideia é que o shih tzu faça fora de casa, deve deixar clara a diferença entre o que é dentro e o que é fora de casa. Muitas pessoas simplesmente deixam a porta aberta acreditando que o shih tzu filhote terá acesso fácil para fora de casa. Isto em si só pode criar outro problema, já que o filhote pode não reconhecer a diferença entre as duas áreas. Quando p shih tzu filhote está aprendendo a fazer as necessidades na rua é melhor deixar bem claro que existe a área interna de convivência e o lado de fora sendo que são duas coisas completamente diferentes.

Recompense o shih tzu


Shih tzu ama serem elogiados e recompensados por seus donos, e como eles só entendem se algo está “certo ou errado”, é muito importante que você mostre para o shih tzu filhote que está contente com ele quando fizer as necessidades no local correto. Então, tenha certeza de recompensar o shih tzu logo que ele terminar de fazer as necessidades no local correto. Você pode fazer isso de forma verbal com um elogio ou usando um petisco. A ideia é que o shh tzu filhote associe o fato de fazer as necessidades no local correto com algo muito positivo.

Associe uma frase para o shih tzu


Escolha uma frase como “xixi!”. Esta é uma associação, não um comando, porque você não pode forçar o shih tzu a fazer suas necessidades. O seu objetivo é que eventualmente o shih tzu entenda que esta é a sua oportunidade para se aliviar e devem usar este momento para isso. Diferentemente da maior parte dos comandos você pode continuar a repeti-lo para o shih tzu até que ele faça as necessidades.

Estabeleça uma rotina para o shih tzu

Estabeleça alguns horários para levá-lo para o seu “banheiro” frequentemente e seja paciente! Tente alimentar o shih tzu filhote e leva-lo para o local nos mesmos horários todos os dias. Um dos erros mais comuns das pessoas é de dar apenas 5-10 minutos para o shih tzu e então desistem. Caso faça um tempo que seu shih tzu não faz as necessidades, provavelmente precisa fazer, mas está apenas muito distraído para conseguir.

Filhotes de shih tzu  precisam ir ao banheiro a cada 1 ou 2 horas, bem como 15 minutos depois de comer. Se você não estiver conseguindo num determinado momento, mas mesmo assim acredita que ele precisa fazer naquele momento, não o deixe ficar livre na sua sala. O melhor é ficar com o shih tzu preso na guia perto de você e então tentar novamente uns 10 ou 20 minutos depois.

A prevenção é a melhor forma de lidar com potenciais acidentes. Se o shih tzu filhote estiver tendo acidentes durante a noite, tente alimentá-lo mais cedo ou tirar a água depois das 7 PM (a menos que seja uma noite muito quente).

Comece com um local pequeno


Confinar o shih tzu filhote a uma área pequena no começo é de longe a forma mais rápida de ensiná-lo. Quando estiver em casa, deixe-o numa sala com você o tempo todo. Quando sair deixo-o num espaço pequeno.

Sih tzu gostam de áreas pequenas e fechadas pois se sentem seguros, além de terem o seu próprio espaço para relaxar. A área precisa ser pequena o suficiente de forma que o sih tzu não consiga sair de perto da sujeira se fizer as necessidades no local. Shih tzu não gostam de se sentar na sua própria sujeira, então ficam mais inclinados a “segurar”.

Se a área for muito grande, podem simplesmente se mover de um canto para outro evitando a sujeira. Isto então nega a efetividade. Seu espaço precisa ser apenas grande o suficiente para o shih tzu levantar e se virar. O crate é uma ferramenta apropriada para isto, mas se você for contrário a sua utilização, um cercadinho ou sala pequena podem ser usados. O shih tzu filhote deve conquistar a sua liberdade na casa.

Se estiver constantemente se aliviando pela casa onde e quando quiser, você não pode continuar deixando-o andar livremente. Mantenha o shih tzu filhote com você na guia ou confinado no seu espaço.

Shih tzu fazendo coco e xixi no lugar errado


Se você pegar o shih tzu filhote fazendo as necessidades no local errado, diga “Não”, levante-o e coloque-o no local apropriado. Você não deve gritar com o seu sih tzu, mas apenas dizer um “Não” de forma firme. Se você gritar pode assustá-lo e ele pode ficar relutante em fazer suas necessidades.

Se você encontrar um acidente e não tiver visto quando o sih tzu filhote fez, não fale nada para ele. Simplesmente limpe e continue em frente. Os shih tzu vivem no momento. Você não pode trazer o sih tzu de volta para o local do acidente e esperar que eles entendam o que você quer dizer. Aprenda os sinais que mostram que o shih tzu filhote está precisando ir. A maior parte dos shih tzu cheira o chão antes de urinar e giram antes de fazer cocô.Como ensinar um cachorro shih tzu a fazer suas necessidades. 


Fique de olho no sih tzu  e tente estabelecer um padrão no seu comportamento antes de fazerem as necessidades. Se o shih tzu filhote tiver um acidente, use um produto apropriado para remover o cheiro de forma que ele não queira ir no mesmo local novamente. Existe uma variedade grande de produtos enzimáticos para remoção de odores no mercado. Observe bem para que o produto tenha enzimas para quebrar o odor. Vinagre branco também funciona e pode ser usado em pisos duros.

Prevenção é sempre o melhor, e seguidamente pensamos que nossos filhotes entenderam um conceito antes deles realmente terem entendido. Lembre-se, mesmo depois que shih tzu tiver aprendido, eles vão continuar a ter acidentes. Shih tzu filhotes se distraem facilmente, e às vezes simplesmente esquecem de ir até que é tarde demais. Todo cão pode aprender, é só uma questão de ser consistente, persistente e paciente!

Fonte do Texto: Caes Mania
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato