Shih tzu bravo - O que fazer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu bravo - O que fazer?

Shih tzu bravo – Os shih tzu com comportamento agressivo não nasceram dessa maneira, com características e comportamentos agressivos. O que acontece muitas vezes é que os tutores as vezes não sabem qual a melhor maneira de treinar e educar o shih tzu. E essa falta de conhecimento faz com que o shih tzu responda aos comandos de maneira violenta ou agressiva.

Os shih tzu, assim como os outros animais adquirem hábitos e comportamentos agressivos  por diversos motivos. Normalmente, os comportamentos agressivos surgem quando os shih tzu se encontram em uma situação onde sentem medo ou então por guarda de recurso.

Como acalmar um shih tzu bravo

   
Shih tzu bravo - O que fazer?

O tutor que frequentemente não percebe os sinais que antecedem comportamentos agressivos do seu shih tzu, certamente vai se deparar com um cão de difícil convívio no futuro. A responsabilidade do temperamento de um shih tzu é sempre do tutor.

Você pode pensar “Mas existem shih tzu que, por natureza, tendem a ser mais protetores e territorialistas” Sim! De fato algumas raças tem um instinto mais protetor. Porém, não existe uma raça de cachorro shih tzu que seja agressiva quando criada, educada e treinada da maneira correta, com profissionais e técnicas corretas!

Ou seja, essa é e sempre vai ser uma responsabilidade do tutor. E um shhi tzu ser bravo ou ter comportamento agressivo não significa que ele seja um cachorro mal. Significa apenas que ele precisa de alguns ajustes na sua rotina e, talvez, um treinamento para ajudá-lo a ser mais sociável e dócil. Acredite, ele tanto quanto você, não gosta de ficar nervoso e agressivo.

1 – O que fazer com um shih tzu bravo?


Como nossos shih tzu, infelizmente, não sabem falar, eles encontram outras maneiras pra dizer “Cara, para com isso, eu não estou gostando!“. E essas maneiras são através de linguagem corporal. Eles, através de sinais corporais, te mostram que, apesar de não quererem,  se você continuar fazendo o que eles não  estão gostando,  certamente reagirão de maneira agressiva.

Shih tzu com comportamento agressivo o que fazer


Se você prestar atenção nos sinais que seu shih tzu apresenta, perceberá que existem várias formas de você previnir e corrigir comportamentos agressivos. Vamos listar aqui algumas dicas pra te ajudar nessa missão!

2 – Linguagem Corporal do shih tzu


Os shih tzu, assim como váários ourtos animais, usam a linguagem corportal para se comunicar e se expressar.  Seja com humanos ou com outros animais. Inclusive para intimidar, tentando parecer maior, arrepiando seus pelos, o olhar fica fixo e deixando os dentes à mostra. Estes são alguns sinais de que seu shih tzu está tenso e que pode vir a ter comportamentos agressivos.

3 – Evitando comportamento agressivo


Mas o que você deve fazer para evitar que seu shih tzu tenha um comportamento agressivo com você, outros pets ou até mesmo com outras pessoas na rua? O melhor a se fazer quando você perceber que seu peludo está apresentando sinais de linguagem corporal de que está acontecendo algo que ele não está gostando é AFASTAR-SE.

Se o estímulo que o incomoda for você, deixe-o quietinho no canto dele até ele ficar mais calmo. Já se o estímulo que deixa seu shih tzu agressivo for outra pessoa ou pet, e você estiver com ele na coleira, não pense duas vezes e leve-o para a direção oposta. O importante é que seu shih tzu não tenha contato visual com o estímulo que não o agrada.
 

4 – Quando corrigir comportamento agressivo do shih tzu


Assim como existe entre nós, humanos, pessoas mais esquentadinhas que podem reagir de maneira agressiva quando estão nervosas, acontece o mesmo no mundo dos shih tu, gatos e outros animais. E assim como acontece com humanos, quanto mais “passamos a mão na cabeça” de pessoas que tem comportamentos errados, maior será a dificuldade desse hábito mudar para melhor.

Com nossos shih tzu é a mesma coisa: quanto mais nós, tutores, passarmos a mão na cabeça ou ignorarmos o fato de que nossos peludos precisam SIM de ajuda para que haja uma mudança no seu comportamento, mais vezes isso irá acontecer e mais difícil será de reverter essa situação.

Por tanto, quanto antes você tomar a iniciativa de mudar esses comportamentos agressivos do seu shih tzu, melhor será tanto pra você quanto para ele, e mais fácil será esse processo!
 

5 – Como corrigir comportamento agressivo do shih tzu


Como comentamos anteriormente, o primeiro passo para evitar que seu sih tzu bravo tenha comportamentos agressivos é afastá-lo dos estímulos que o deixam assim. De preferência antes mesmo que ele o veja. Mas como muitas vezes não é possível evitar algumas situações e estímulos, existe outra saída!

Shih tzu nervoso o que fazer


Conforme você for adquirindo confiança para avançar e ajudar seu shih tzu a mudar seus comportamentos, você pode usar de técnicas de reforço positivo que vão fazer com que ele encare as situações que o deixam incomodado de outra maneira.

Não entendeu nada da frase acima? Vamos dar um exemplo pra ficar mais fácil então:

Imagine que seu shih tzu tenha comportamentos agressivos quando, por exemplo, ele vê uma pessoa andando de skate. Quando você e seu peludo estiverem passeando e uma pessoa se aproximar com o skate, tenha em mãos algo que ele gosta MUITO! Pode ser um petisco beeem gostoso e diferente (não aqueles que ele gosta mas que você dá toda hora pra ele. Tem que ser algo especial mesmo!).

Quando o skate estiver próximo e seu shih tzu já começar a demonstrar sinais de agressividade, latir, puxar a guia, pegue o petisco e dê para ele. Repita isso SEMPRE que o estímulo que o incomoda aparecer. Assim, aos poucos ele vai perceber que aquilo que antes era algo ruim, sempre traz uma coisa boa, que ele adora: aquele petisco beeem gostoso. E com o tempo ele vai acabar gostando daquele estímulo que antes era algo ruim.

Dica - Outra alternativa que SEMPRE ajuda é contar com a ajuda de um profissional da área. Você pode estar pensando “Eu até acredito que o investimento em um adestrador vale a pena, mas não tenho condições de pagar isso agora“. Realmente, o investimento que se faz em um adestrador de confiança, que não usa métodos de punição para treinar é muito válido. Porém nem sempre é necessário. Muitos casos, diria que pelo menos 85% deles, são tranquilamente resolvidos com alterações na rotina ou com auxílio de um Dog Walker Profissional, que é muito mais viável financeiramente que um adestrador.

Fonte do Texto: Pet Anjo
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato