Cuidados com banho e tosa do seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cuidados com banho e tosa do seu shih tzu

É preciso sempre ter paciência e delicadeza ao realizar certos procedimentos em nosso shih tzus. Nossos shih tzu  são muito especiais, no entanto possuem suas fragilidades. Por isso, dentro do campo da estética (banho e tosa) os cuidados com os shih tzu filhote devem ser redobrados. No momento em que são aplicados tratamentos de banho e tosa no shih tzu devemos lembrar que os cachorros não são roupas, portanto, nada de escovações exageradas além de outros aspectos importantes que vamos discorrer neste texto.

O dono do shih tzu precisa ter a sensibilidade de observação de seu cão para se certificar de que o procedimento seja o menos agressivo possível ao seu shih tzu. Vamos conferir algumas dicas de cuidados importantes na hora do banho e tosa do shih tzu, confira!
Cuidados com banho e tosa do seu shih tzu

Produtos que não devem ser utilizados no banho do shih tzu


  •     Sabão em pó;
  •     Sabão de anil;
  •     Sabão de coco;
  •     Sabão em pedra.

O produto utilizado deve ser o sabão próprio para cachorro, assim como o shampoo e o condicionador para shih tzu.

Cuidados com os olhos do shih tzu


Área extremamente sensível, tanto o vento quanto o sabão proporcionam irritação nessa região do shih tzu. Não deixe cair sabão na área dos olhos e evite utilizar o secador.

Cuidados com a vulva, pênis e ânus do shih tzu


A pele dessas regiões são finas e sensíveis, isto é, mais propensas a reações alérgicas. Na hora de tosar o shih tzu nessas regiões tenha cuidado, paciência e delicadeza, esteja a lâmina fria ou, principalmente, quente. A lâmina precisa estar esterilizada de um shih tzu para o outro, evitando a contaminação de fungos.

Cuidados com o focinho do shih tzu


Muitos dos shih tzu não gostam que coloquem a máquina ou tesoura em seu focinho e, durante o processo de agitação do shih tzu, é preciso ter paciência e muito cuidado para não machucá-lo.

Atenção aos ouvidos do shih tzu na hora do banho


Devem ser protegidos para evitar a entrada de água ou shampoo, evitando assim problemas de otite para o shih tzu. O ideal é utilizar algodão hidrofóbico dentro do conduto auditivo do shih tzu, pois funciona como barreira à entrada de água. Os pelos dentro do ouvido do shih tzu nunca devem ser retirados rotineiramente, a menos que o shih tzu esteja predisposto a otite ou em tratamento médico em função de algum problema otológico.

Glândula e saco anal do shih tzu


Cães possuem duas glândulas localizadas lateralmente ao ânus. Em situações de stress, estas glândulas secretam uma substância com odor fétido. De forma alguma aperte as glândulas do animal durante o banho na intenção de esvaziá-las. Sempre que o shih tzu fazer fezes estas glândulas são naturalmente comprimidas e assim esvaziadas.

O ato de espremer essas glândulas pode gerar problemas a longo prazo para o shih tzu além de induzirem o organismo do shih tzu a produzir mais. Apenas o médico veterinário deve realizar qualquer tipo de procedimento de drenagem.

Cuidado com os lacinhos para prender a franja do shih tzu após o banho


O lacinho nunca deve estar muito apertado. Caso o dono perceba que o shih tzu está muito incomodado com o lacinho, dê uma afrouxada no elástico ou retire-o imediatamente.

Banho no shih tzu demais faz mal


Shih tzu não são como humanos, que precisam tomar banhos diários. Assim como há bactérias nocivas para o shih tzu, também há aquelas necessárias que se desenvolvem para proteger o shih tzu. Banho toda a semana pode gerar problemas sérios para o shih tzu. Algumas raças tem necessidade de banhos mais frequentes, outras não, é sempre bom ficar de olho nisso.

Qual a hora certa para tosa o shih tzu


A tosa do shih tzu também deve ser no momento certo, pois ela não serve somente para deixar o shih tzu mais bonito, e sim para o proteger da temperatura e vice-versa, ou evitar que o shih tzu se suje mais e crie mais nós se o pelo dele tiver mais predisposição a isso. O processo de tosa  é muito importante não apenas para estética, mas para a saúde e higiene do shih tzu. A tosa facilita a transpiração do shih tzu e favorece o bem estar do cachorro, por isso é mais frequente nas épocas de calor.

A higiene e os cuidados de banho e tosa com o shih tzu são deveres do dono, pois o shih tzu  é dependente do seu dono e merece se sentir bem.

Além de remover a proteção do seu shih tzu, levando ao surgimento de fungos e alergias, banhos no shih tzu frequentes podem aumentar a produção de sebo e consequentemente o odor dele. Dê banhos apenas na frequência indicada para seu shih tzu e no meio tempo escove seu pelo do seu shih tzu de acordo com a necessidade dele, removendo assim células mortas e pelos soltos.

Como deve ser o local de banho e tosa de um pet shop


Escolher um pet shop ou uma clínica de confiança pode se mostrar uma tarefa difícil, por isso siga algumas dicas antes de escolher o local que vai levar seu shih tzu :
  •     O local deve ser livre de pelo, limpo e bem arejado;
  •     As paredes e pisos devem ser revestidos com material lavável e impermeável;
  •     Os materiais usados no procedimento de tosa devem ser limpos;
  •     Toalhas devem ser esterilizadas e de uso individual;
  •     Deve se oferecer alojamento individual e adequado para cada cachorro atendido

Lembre-se: o banho deve ser um momento divertido e prazeroso para o seu shih tzu. Por isso todos os cuidados devem ser tomados para garantir o maior conforto possível para o seu shih tzu, garantindo a saúde física e mental durante esse processo.

Fonte: Clube para Cachorro - Cachorro Gato
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato