Cães são miopes? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cães são miopes?



Ao contrário do que muitos pensam a maioria dos cães não é míope, eles são considerados emétropes (a maioria tem a visão normal), porém raças como Pastor Alemão, Rottweiler,Labrador e Schnauzer, por exemplo, têm maior tendência a ter indivíduos com miopia.



Curiosidade:Segundo pesquisadores, raças desenvolvidas para caça tiveram sua visão periférica geneticamente ampliada pelo homem.

Os cães também podem ter além da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Um estudo científico feito numa clínica veterinária constatou que 53% dos Pastores Alemães e 64% dos Rottweilers tinham miopia. Quem acha que óculos para cachorro é uma ideia absurda precisa saber que já estão a ser utilizadas lentes intra-oculares projetadas especialmente para os cães. Um dos usos dessas lentes é a maximização da recuperação da visão após a remoção de cataratas. ( Alexandre Rossi)

Brian Gilger, oftalmologista na faculdade de medicina veterinária, examina um paciente que faz acompanhamento há um ano desde que teve lentes intra-oculares implantadas devido a uma catarata. Dr. Gilger usa uma lâmpada de fenda portátil para ver melhor como o implante estão funcionando na catarata.  

Cães não conseguem enxergar bem a partir de determinada distância, mas a variação do grau de miopia está muito relacionada à raça do cachorro. Enquanto alguns enxergam em distâncias maiores, outros não.
A definição visual é a capacidade de perceber detalhes. Uma pessoa que tenha astigmatismo, miopia ou hipermetropia possui uma definição visual menor que uma pessoa com visão perfeita. A definição visual dos cães é inferior à do ser humano, mas funciona muito bem em condições de pouca iluminação. Isso significa, por exemplo, que visualmente o ser humano é capaz de reconhecer um rosto a uma distância maior do que o cão, mas em um ambiente com pouca iluminação, a definição visual do ser humano diminui muito, enquanto a do cão, não. Um objeto que uma pessoa consiga reconhecer a uma distância de 25 metros só seria reconhecido pelo cão a 7 metros.


O campo de visão é a área que pode ser vista quando fixamos o olhar em um ponto. Para entender melhor, olhe para frente e fixe seu olhar em um objeto, abra bem os braços e vagarosamente traga-os para frente até que você consiga perceber visualmente suas mãos. Quando isso acontece, significa que suas mãos entraram no seu campo de visão. Nosso campo de visão é cerca de 180 graus, o que não nos permite enxergar para trás quando estamos olhando para frente. Isso, por incrível que possa parecer, os cães conseguem! O campo visual de um cão, na média, é de 250 graus.



Já em 1901 foram feitos testes que mostraram diferenças de raças. Foi mostrado que as raças domésticas sofriam de miopia, em contraste com os lobos, chacais e Dingos que sofreram um pouco de hipermetropia. Acredita-se que isto se deva por um permanecer em ambiente com campo de visão limitado, enquanto o outro livre tem a possibilidade de vislumbrar imagens a grande distância.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato