Filhotes de shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Filhotes de shih tzu

Vamos descrever um pouco sobre fillhotes de shih tzu, que ele tem presença isso todos nós donos de filhotes de shih tzu sabemos: o porte altivo e a pelagem suntuosa o fazem ser notado. O Shih Tzu é um cão alerta, de grande curiosidade e muito ativo, que é preciso ser educado com suavidade mas sem lassidão. Apesar de mostrar certa independência de caráter, ele aprecia os donos e gosta também que estes se ocupem dele. Isso, aliás, é imperativo, ainda que seja somente por causa da pelagem, que exige cuidados diários. Muito gentil e alegre, divertido e dinâmico, sem agressividade e sempre pronto para receber carinho, o Shih Tzu é muito sociável com seus congêneres e adora gatos. Definitivamente, esse animal é um perfeito cão de interior, de salão mesmo, sem que isso seja pejorativo. Aliás, isso não o impede de ser esportista.

Cuidados com  filhotes de shih tzu

    
Quando o shih tzu filhote  é levado pra casa, ele vai estar sendo apresentado ao seu novo lar. É ali que ele vai viver, provavelmente, toda a sua vida. Em sua nova casa, o filhote precisa ter o seu espaço bem definido, um local onde ele possa descansar, como uma cesta, caminha, toalha ou cobertor. Ele precisa saber que é aquele o seu território. À noite, um cobertor na cama do filhote; isto fará com que ele se sinta protegido e não reclame da falta da mãe e do resto da ninhada. Um relógio mecânico ajuda a mantê-lo calmo, pois simula os batimentos cardíacos da mãe. Uma música pode aliviar a tensão da solidão. Se ele choramingar, não o repreenda nem o leve para cama com você, pois em poucos dias ele terá se acostumado a dormir sozinho durante toda a noite. Evite chamar seu nome apenas para vê-lo atender. Quando for chamá-lo, chame-o com carinho; a chamada do nome deve corresponder a uma ordem simpática e agradável. Falar alto e gritar são atitudes inúteis, pois a audição é muito aguçada; para chamar a atenção diga apenas o nome dele em um tom de voz diferente do usado normalmente.

Alimentação do filhote de shih tzu



Alimentação do filhote de shih tzu
Alimentação do filhote de shih tzu não deverá ser alterada bruscamente nos primeiros dias. Mantenha a mesma oferecida pelo criador, uma vez que distúrbios intestinais são frequentes e passageiros devido ao estresse.

Educação do filhote de shih tzu


     
Educação do filhote de shih tzu
O processo de educação do filhote de shih tzu começa quando ele chega ao novo lar. Os filhotes naturalmente são limpos, nunca sujam o local onde dormem ou onde se alimentam, a não se quando estejam doentes ou não tenham possibilidade de sair do local. Aos dois meses o controle de fezes e urina estão plenamente desenvolvidos.

Higiene dos utensílios



Higiene dos utensílios
A limpeza e a higiene são muito importantes para o seu filhote de shih tzu. Muitos parasitas vivem no cão e depositam seus ovos em sua caminha e cobertor. É preciso lava-los separadamente, mantendo-os sempre limpos e secos.

Como adestrar um filhote de shih tzu


     
Como adestrar um filhote de shih tzu
Os cães são animais de matilha e toda matilha possui um único líder. Mostre ao seu cãozinho, desde os primeiros meses de vida, que é você quem manda e que ele deve obedecer às suas ordens.

 Hábitos errados


   
 Hábitos errados
Muitos cães têm a mania de correr atrás de carros ou motos. Mas você pode ensiná-lo a não fazer isto: Preso a uma guia, espere um carro passar e puxe energicamente no momento em que seu cão tentar seguir o veículo. Diga NÃO em tom firme. Um puxão forte pode causar algum desconforto, mas é bem melhor do que seu cão ser atropelado.

Vermes



 
Vermes
A maioria dos cães e gatos nascem com vermes. São transmitidos aos filhotes através da placenta da mãe, ou durante o aleitamento. Felizmente estas infestações são fáceis de prevenir e tratar.

Principais problemas de saúde


 
Principais problemas de saúde
Shih Tzus são cães braquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Eles também tem tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais

Curiosidades


 
Curiosidades
Acho que uma da coisas mais engraçadas quando você adiquiri um filhote de shihtzu e a forma em que as pessoas falam o nome de shih tzu separamos para vocês algumas pronuncias: shi tzu, shitzu, xitzu, chitos, cheetos, shitsu, shiatsu, shin tzu. Porém, o nome correto é Shih Tzu. Os filhotes dormem aproximadamente 80% do tempo e ao nascer não enxergam. Os olhinhos irão abrir na segunda semana de vida. Os dentes de leite surgem a partir dos 25 dias.

Agressividade


    
Agressividade
Devido ao seu temperamento calmo e extremamente carinhoso é raro ver um shih tzu atacar alguém. Normalmente quando se sente ameaçado, corre para um lugar que se sinta seguro, que geralmente é embaixo de algum móvel.

Obediência


    
Obediência
O shihtzu filhote é um cão que aprende fácil a rotina do dia a dia, além de aprender facilmente o local correto para suas necessidades fisiológicas. Ele tem apenas uma leve dificuldade em aprender os comandos: “sentar” e “deitar”

Inteligência


    
Inteligência
Observador e atento é do tipo que sabe onde os donos guardam brinquedos e petiscos. Só de vê-los se aproximando do local nota-se grande entusiasmo. Também resolvem com sucesso vários problemas. Há inúmeros casos onde aprendem a abrir portas e sinalizar suas necessidades.

Tamanho e peso


    
Tamanho e peso
A altura do shih tzu filhote ideal na cernelha é de 23 até 27cm; mas não deve ultrapassar 28 cm nem ser inferior a 20cm. O peso de um cão adulto – de 5,4 a 6,8 não deve ultrapassar os 8,2kg nem ser inferior a 4 kg.

Como cuidar de um filhote de shih tzu


     
Como cuidar de um filhote de shih tzu
É importante escovar o filhote de shih tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um shih tzu). Se você acostumar seu shih tzu a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente prende-se a franja do shih tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos.

Filhote de shih tzu macho ou fêmea


 
Filhote de shih tzu macho ou fêmea
Tanto filhote de shih tzu macho quanto o filhote de shih tzu fêmea são super carinhosos e adoram ficar no colo do dono e segui-lo pela casa. Os dois devem usar um laço ou prendedor no topete, para que os pelos não caiam nos olhos e não tampem sua visão

Quanto custa um filhote de shih tzu?


   
Quanto custa um filhote de shih tzu?
Chegamos ao ponto do preço médio de um cachorro da raça shih tzu. Onde encontramos esses valores? O preço de um filhote shih tzu está entre: R$650,00 e R$3.000,00, de 10 criadores pesquisados. Partindo da premissa que o valor mínimo pode ser de um filhote macho, branco e preto (cor menos procurada) e o valor máximo de uma fêmea top, de um criador que vende cães promissores para exposição, com pais importados, temos que pensar o que nós queremos ao procurar um filhote de shih tzu.

Canil de shih tzu  


Outro dia publiquei um post sobres como escolher um canil de filhotes de shih tzu, não é uma tarefa tão fácil. Tem que tomar muito cuidado porque esta cheio de picaretas por ai tentando encanar as pessoas com venda de filhotes de shih tzu vamos tomar muito cuidado o link da postagem está aqui!

Fotos de filhote de shih tzu


Fotos de filhote de shih tzu

 Dicas Antes de Comprar um filhote de Shih Tzu

  •  Tenha certeza que quer ter um cão.
  •  Ele dura de 10 a 18 anos conforme a raça.
  •  Não compre por impulso.
  •  Não compre por modice.
  •  Não compre se não quer escová-lo e cuidar da pelagem.
  •     Não compre com intenção de deixá-lo no quintal , shihtzus são cães para viverem dentro de casa.
  •     Eles se apegam muito com os donos e depois é muito triste ter que doá-lo ou vendê-lo para outra pessoa que ele não conhece.
  •     Não seja seduzido pelo baixo valor ( cães de criadores que fazem um trabalho sério, não são baratos )
  •     O barato pode custar muito caro depois com o filhote de shih tzu  possuindo doenças  genéticas por conta de acasalamentos mal planejados.
  •     Analisem de onde você vai comprar um filhote. ( sempre criadores , NUNCA pet shops e Feirinhas ).
  •     Bons criadores não tem coleções de raças. ( duas no máximo)
  •     Veja se ele está criando para PRESERVAR a raça ou é só para vender filhotes.
  •     Os bons criadores que se preocupam com a raça estão sempre estudando a genética , se atualizando e planejando e os melhores acasalamentos
  •     Não peguem filhotes de shih tzu com menos de 60 dias de idade ou sem pelo menos 2 doses de vacinas.
  •     A raça é tardia no desenvolvimento da dentição e aparelho respiratório por exemplo.
  •     O shihtzu tem o intestino curto, por isso a dificuldade na digestão.
  •     Não acredite se o criador te falar que a mãe não quer mais amamentar e por isso já pode entregar a você.
  •     Não comprem filhotes de shih tzu em feiras e pet shops.
  •     Um filhote tem que sair para a sua casa direto de onde ele mora. ( não leve correndo ao petshop )
  •     Não use o ar condicionado do carro , ou de casa, quando filhotes, mesmo que esteja quente demais.
  •     Não leve ele em praças, parques, ruas ou em contacto com outros cães antes de tomar todas as doses de vacinas recomendadas para um filhote pois este estará sujeito a adquirir alguma doença infecto-contagiosa.
  •     Não comprem shih tzu micro, mini ou coisa parecida. Isto é uma degeneração na raça e são termos usados por comerciantes para te vender um cão mais caro.
  •     Geralmente estes cães tem problemas de saúde que pode não aparecer no filhote e sim quando ele ficar mais velho como a displasia renal.
  •     A mesma coisa cores raras, isto não existe na raça. ( o branco por exemplo ) o que seria albino , foi feito um acasalamento mal planejado e até mesmo consaguineo.
  •     O padrão do shih tzu fica entre 4,5kg a 8,1kg.
  •     Se quiserem cães com menor tamanho compre um chihuahua.
  •     Não comprem cães sem pedigree  CBKC.
  •     Criadores que visam a melhoria da raça jamais te venderão cães sem serem registrados na CBKC - FCI.
  •     O bom criador sempre irá dar -lhe assistência pós venda.
  •     Criadores sérios não permitem visita a sua casa para ver filhotes ( filhotes de shih tzu muito pequenos ( antes dos 45 dias  podem se contaminar ).


Fontes do Texto: Tudo sobre cachorro - Canil Mon Amour Megan - Nutriara
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato