Banho em shih tzu filhote confira os cuidados - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Banho em shih tzu filhote confira os cuidados

Quem possui um shih tzu filhote certamente tem alguma dúvida a respeito da idade para começar a dar o banho no filhote. E esse questionamento é bastante necessário para evitar alguns problemas. Tenha em mente que filhotinhos podem ser molhados, desde que seguidos alguns cuidados. O início do banho nessa fase é até indicado pelos especialistas, pois assim seu shih tzu se acostumará com o ato logo cedo, e não terá problemas quando for mais velho. Entretanto, isso deve ser feito com atenção redobrada, para não causar traumas.   
Banho em shih tzu filhotes confira os cuidados necessários

Quando posso começar a dar o banho em shih tzu filhote?


A princípio, é aconselhável verificar se o shih tzu filhote ainda mama, isso porque shih tzu têm olfato muito superior ao nosso e o cheiro é uma das características predominantes para reconhecimento entre eles. Portanto, se ainda estiver sendo amamentado, deve-se evitar o banho, e se for mesmo necessário, nesse caso, não utilizar shampoo nem perfume muito forte, pois a mãe pode não reconhecer seu próprio filho, e assim, rejeitá-lo.

Caso  tenha superado essa fase, é importante que já tenha completado o ciclo de vacinas, principalmente se o banho for no pet shop. Nessa idade, a imunidade ainda é muito baixa e o contato com outros animais pode transferir determinadas doenças contra as quais não se tem resistência ainda. Por isso, é recomendado que leve o cachorshih tzu filhote antes para o veterinário, pois o especialista poderá avaliar qual o momento certo para iniciar. Geralmente, na grande parte das raças, o banho em casa pode ser dado após as oito semanas.

Quais os cuidados para da banho em shih tzu filhote?

   
Quais os cuidados para da banho em shih tzu filhote?

Geralmente, o banho em casa em shih tzu pode ser dado após as oito semanas. O banho em shih tzus filhotes requer bastante precaução. Primeiro, escolha dias quentes e use água morna. O horário ideal é entre 11h e 15h, porque é o considerado mais quente. A água tem que estar de acordo com o clima, para evitar uma variação muito brusca da temperatura, o que pode prejudicar o funcionamento metabólico do shih tzu. Sempre tampe o ouvido com algodão antes. É importante verificar se não há umidade nesse local específico, pois é extremamente propício para proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças como a otite, infecção bem comum em cachorros de pelo longo. Depois de retirar o algodão, seque bem as orelhas.

Nunca use shampoo e produtos que não forem específicos para cães. A pele deles é muito sensível e diferente da humana. Esses itens inadequados podem causar reações alérgicas aos componentes da fórmula ou até dermatites, que são infecções na pele. É importante ressaltar que alguns desses produtos já trazem ativos que funcionam como anti-pulgas, formando assim mais uma proteção para seu shih tzu. Após o término do banho, use um secador de cabelo até que todos os pelos esteja secos.

Dica: Uma boa dica é utilizar apenas um algodão embebido em água morna ou aqueles lencinhos umedecidos, pois não são tão agressivos para a pele do shih tzu. Outra alternativa também são os produtos para banho a seco. Os mesmos são encontrados facilmente em pet shops e agem quase que da mesma forma de um banho normal, pois deixam o pelo macio, sem nós e com um cheiro bem leve


Fonte do Texto: Clube para Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato