Como prevenir que o shih tzu tenha problemas de saúde - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como prevenir que o shih tzu tenha problemas de saúde

Ter um shih tzu implica em muitas responsabilidades. Além do amor que você deve dar ao seu shih tzu, também é preciso ter certos cuidados para mantê-lo saudável, seguro e, acima de tudo, feliz.

Conheça agora alguns programas preventivos, então você saberá como cuidar de seu shih tzu corretamente.

Manter seu shih tzu saudável



Vá ao veterinário

Visite regularmente o veterinário para um programa de check-up de rotina. Tire todas as dúvidas que você tem sobre o nível de atividade, comportamento ou dieta de seu shih tzu.

Também verifique se existe um programa de atendimento domiciliar do qual você possa vir a lançar mão algum dia.

Alimente-o com uma dieta saudável 

A alimentação saudável é muito importante. Trabalhe com o seu veterinário para definir uma dieta para o seu shih tzu , levando em conta a idade, o tamanho e o tipo de atividade.

VEJA AQUI>>> Comida natural para shih tzu

Mantenha essa dieta constante e tenha sempre água fresca e limpa na tigela de seu shih tzu.



Exercícios

Os shih tzu precisam de exercício constante para garantir uma boa saúde. Diariamente, você terá que andar com ele e ajudá-lo a se exercitar, correr, saltar e a manter-se em movimento, essa é uma excelente forma de prevenção de doenças.

Isso não só beneficiará a saúde de seu shih tzu, mas também é essencial para evitar problemas de comportamento.

Vacinas

Para evitar doenças, é essencial fazer um programa estrito de vacinação. Sempre mantenha atualizadas as imunizações, tais como prescritas pelo seu veterinário e mantenha sempre a caderneta de vacinação à mão.

VEJA AQUI>>>  As vacinas que o shih tzu precisa tomar

Prevenção de doenças

Você pode tomar algumas medidas simples para a prevenção de doenças que não são prevenidas pela vacinação. Doenças parasitárias ou doenças crônicas podem afetá-lo, assim consulte o seu veterinário para saber como impedi-las.

Pulgas e carrapatos

Além de serem desconfortáveis para o seu shih tzu, estes parasitas também podem causar doenças graves.

Mantenha seu shih tzu e seus objetos, como os tapetes e a mobília livres de pulgas e de carrapatos. Para isso, existem diferentes métodos que você deve aplicar regularmente onde estes parasitas se instalam no seu ambiente.

VEJA AQUI>>> Como acabar com carrapatos e pulgas do shih tzu

Conheça os padrões de comportamento do seu shih tzu



Você deve se familiarizar com os padrões de comportamento de seu shih tzu, tais como comer, beber e dormir.

Isso vai ajudar se você notar qualquer alteração nele, você pode detectar uma provável doença e, então, informar o seu veterinário.

Brinquedos mastigáveis próprios

Mascar é uma necessidade biológica para os shih tzu, e se você quer manter os móveis de sua casa em ordem, é recomendável que você compre para o seu shih tzu brinquedos para que ele mastigue, para não danificar os seus pertences.

Como manter a higiene do shih tzu



Banhos

Um shih tzu limpo é um cachorro saudável. É recomendado que ele tome banho regularmente, dependendo de sua raça e do ambiente em que ele se encontre.

Não exagere, se você o banhar demais também pode ser prejudicial para a pele de seu shih tzu. Além disso, você terá que banhá-lo com um shampoo especial e certificar-se que você o enxugou bem.

Se isto te der muito trabalho, leve-o a um pet shop.

VEJA AQUI>>> Como da banho no shih tzu em casa

Escovar o seu shih tzu

Não apenas a escovação ajuda o seu shih tzu a ter uma boa aparência, mas também é benéfica para a saúde dele.

Dependendo do tamanho do pelo, seu shih tzu vai precisar de mais ou menos escovação, isso tem a ver com as camadas de pelos que o seu shih tzu tem.

Aparar as unhas

Manter as unhas do seu shih tzu curtas vai fazer ele se sentir mais confortável e você poderá impedir que uma lesão nas patas venha a ocorrer, isso também ajuda a preservar o piso de sua casa.

Um sinal de que as unhas dele estão muito longas, é ouvir as unhas tocarem o solo quando ele anda ao longo de superfícies duras. Você mesmo pode fazer isso ou procurar um profissional para fazê-lo.

Higiene dental

Para evitar a perda de dentes e infecções de gengiva, é recomendável que você limpe os dentes do seu shih tzu regularmente.

A maioria dos shih tzu não têm problemas com as escovas de dentes, desde que você escove devagar e com cuidado. Utilize apenas produtos destinados à animais, nunca use creme dental para seres humanos porque o flúor é tóxico para os shih tzu.

Complemente a higiene com um grande osso para estimular a circulação de sangue nas gengivas.

VEJA AQUI>>> Como escovar os dentes do shih tzu

Obesidade

Para prevenir a obesidade, você deve levar em conta fatores tais como: uma dieta equilibrada e exercícios necessários.

Saiba os riscos de problema de saúde que o shih tzu pode ter



Você deve estar ciente que shih tzu tem propensas a determinadas doenças crônicas ou degenerativas. Aprenda como evitá-las, como identificá-las e como tratá-las.

Substâncias venenosas

Certifique-se de que em sua casa, no quintal ou jardim, os produtos de limpeza estejam sempre fora do alcance de seu shih tzu.

A maioria destes produtos são tóxicos para eles e podem, até mesmo, causar a morte. Mantenha sempre os contatos de seu veterinário em caso de uma ingestão acidental. Telefone na mão!

Atenção às mudanças de necessidades

Ao ficar mais velho, as necessidades do seu shih tzu vão mudar. Certamente, você terá que mudar a dieta de seu pequeno peludo, seu tempo de exercícios de rotina e até mesmo o padrão de sono irá se modificar.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para mantê-lo confortável e talvez ele não seja mais tão “divertido” como antes, mas certamente ele será mais carinhoso com você.

VEJA AQUI>>> As doenças que o shih tzu pode ter

Não permita que ele sofra

Se seu shih tzu estiver muito doente ou se a idade dele condiciona a sua qualidade de vida, é melhor que ele termine sua vida de forma humanitária.

Deixar que seu shih tzu se vá dignamente, mostra muitas vezes o um amor maior. Não prolongue o sofrimento dele pelo seu medo de perdê-lo.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato