Como cuidar bem de um shih tzu sem gastar muito

Com tanta variedade de produtos para shih tzu que existentes hoje no mercado, os gastos como nossos queridos cães acabam crescendo cada vez mais. Mas será que é necessário um gasto mensal tão grande com nossos pets para que eles possam viver bem e com uma boa qualidade de vida? Uma das questões que levantamos com frequência é em relação aos gastos com nossos cachorros.

Roupas de grife, coleiras e brinquedos importados, petiscos que imitam chocolate, são apenas alguns exemplos dos artigos de luxo com os quais muita gente gosta de presentar seu shih tzu. Mas será que todos esses artigos de luxo são realmente necessários para que nossos shih tzus sejam mais felizes e saudáveis?    

10 dicas para economizar com seu cachorro



Como cuidar bem de um shih tzu sem gastar muito?
É claro que se você pode proporcionar ao seu shih tzu todas esses agrados e artigos de luxo, não há nada de errado nisso. Mas se, ao contrário, você está se perguntando se há alguma maneira de manter a qualidade de vida do seu shih tzu sem tantos gastos extras, a resposta é sim. Nem todos esses artigos “de luxo” são necessários para a boa saúde do seu shih tzu, na verdade,  há algumas dicas importantes para os proprietários que querem evitar gastos desnecessários ao longo da vida do shih tzu. Preparamos uma lista das medidas mais importantes que podem evitar os altos custos de produtos e tratamentos para os shih tzu de todas as idades. Veja abaixo algumas dessas dicas para tratar bem do seu shih tzu

Visite o veterinário regularmente 

  

Apesar de parecer para alguns que as visitas regulares ao veterinário vão acabar por aumentar os gastos com o seu shih tzu, na verdade o que ocorre é exatamente o contrário. Somente o veterinário será capaz de identificar questões de saúde precocemente, e consequentemente economizar em remédios, exames e tratamentos.

Exames preventivos podem identificar infestações de pulgas, carrapatos, vermes e parasitas, além de questões importantes em relação à saúde dos pulmões, coração, dentes, gengivas, etc. Qualquer doença identificada tardiamente, pode dificultar o tratamento e aumentar os custos com veterinário, exames e medicamentos.

Examine seu shih tzu regularmente  



Uma boa ideia para os proprietários mais experientes é realizar um exame semanal no shih tzu para procurar qualquer coisa que esteja fora do normal. Primeiramente verifique o corpo do shih tzu para determinar se não há nódulos, inchaços ou crostas na pele. Cheque as orelhas e os olhos e procure observar se não há secreção ou vermelhidão.

Escove os dentes para remover qualquer resto de ração utilizando pasta dental específica para cães, e verifique se as gengivas estão saudáveis e coradas. Mau hálito pode indicar problemas no trato digestivo, que deve ser diagnosticado o mais cedo possível. Procure observar se a respiração dele está dentro do normal, e fique atento sempre que houver qualquer mudança de comportamento.

Qualquer mudança de comportamento em relação aos seus hábitos regulares com comida, água ou atividade física devem ser acompanhados atentamente e relatados ao veterinário sempre que necessário. Procure tomar nota em relação a qualquer anormalidade e se necessário, leve-o para uma consulta veterinária.

Vacine o seu shih tzu de acordo com a recomendação do veterinário 


Vacina para shih tzu - Esquema de vacinas para shih tzu filhote. A vacinação é o método mais confiável e eficaz para proteger os shih tzus contra doenças infecciosas. Procure cumprir o cronograma de vacinação apropriado para o seu cachorro. Lembre-se que as vacinas em dia evitam doenças perigosas, e muitas vezes de difícil tratamento. As vacinas devem ser indicadas pelo veterinário, de acordo com a idade do shih tzu e também com o local onde o shih tzu vive.

Se você tem mais de um animal em casa, certifique-se de que todos eles estejam com as vacinas em dia, e se você tem dúvidas sobre quais as vacinas eles devem receber e com qual regularidade, consulte o veterinário de sua confiança para deixá-las em dia.

Realize a castração do seu shih tzu na época apropriada 


Castrar ou não castrar meu shih tzu - Ainda há proprietários que se dizem contra o procedimento de castração ou esterilização dos shih tzus, no entanto, de acordo com especialistas, estes procedimentos influenciam de maneira determinante na saúde do animal adulto. Para as fêmeas, a castração reduz drasticamente o risco de câncer de mama, e elimina o risco de câncer de ovário e intra uterino. Para os machos, os benefícios deste procedimento são em relação ao câncer de testículos. Além disso, há estudos que indicam um aumento significativo na expectativa de vida dos animais castrados.

 Invista no treinamento do seu shih tzu



Adestramento de cães - Adestre você mesmo seu shih tzu, apesar de parecer mais um gasto extra, as aulas de obediência são muito importantes para que o seu shih tzu não acabe por fazer coisas que não devia. Um shih tzu educado, que sabe ficar ao seu lado durante os passeios, por exemplo, não vai sair por aí comendo o que não devia, evitando riscos desnecessários e potencialmente perigosos. shih tzu que não atendem aos comandos básicos, ou shih tzu briguentos, também podem se ferir a todo momento, e acabam parando no consultório médico para pontos e curativos.

Considere um seguro-saúde  


Plano de saúde para shih tzu - Se você não tiver ou não conhecer nenhum plano de saúde para shih tzu, que podem reduzir despesas no caso de cirurgias, por exemplo, sempre é possível fazer você mesmo um fundo para o seu shih tzu. Economize, por exemplo,  aquele dinheiro que você gastaria com petiscos industrializados nada saudáveis, ou com uma roupinha de grife que o seu shih tzu talvez nem goste muito, e deposite esses valores em uma poupança, um pouquinho por mês. Quando seu shih tzu ficar doente, precisar de remédio ou de algum cuidado de custo mais elevado, esse fundo vai ajudá-lo a reduzir as despesas.

Alimente bem o seu shih tzu


https://goo.gl/JYAXgxBalancear uma dieta a base de ração industrializada - Se você alimenta seu shih tzu com ração de linha comercial, utilize uma ração de qualidade. As linhas de ração premium ou super-premium são as mais indicadas para o seu shih tzu, pois são alimentos balanceados e com maior valor nutritivo. Essa não é a hora de fazer economia, pois as rações de linha standard não atendem as necessidades nutricionais de seu cão, não importa o que o fabricante diga na embalagem. Mesmo para os proprietários que alimentam seus shih tzus com ração natural, preparada em casa especialmente para eles, não há como economizar nessa questão. Seja um ração caseira ou uma ração de linha comercial, esse é o ponto mais importante para a boa saúde e para o bem-estar de qualquer shih tzu, e não há como descuidar de uma questão tão importante.

Evite a super-alimentação 


Quantas vezes devo alimentar meu shih tzu - Esta é outra questão importante. Os shih tzu não precisam comer uma quantidade tão grande de comida como os seres humanos, especialmente se você oferece uma ração de qualidade. Evitar a super-alimentação combate a obesidade, e economiza o dinheiro jogado fora com o excesso de ração. Procure seguir atentamente as recomendações do seu veterinário ou do fabricante.

Escove seu shih tzu regularmente 


Tipos de tosa - Principais tipos de tosa para shih tzu. Quando nós mesmos nos propomos a cuidar de nossos pets, podemos economizar com os gastos de pet shop. Os shih tzu gostam e precisam ser escovados regularmente, portanto essa é uma boa opção para gastar menos e para passar algum tempo a mais com o seu shih tzu.

Quando não cuidamos da pelagem do nosso shih tzu da maneira correta, pode ocorrer o acúmulo de bactérias, fungos e parasitas, o que pode causar questões importantes de saúde, além de gastos desnecessários para resolvê-los. Procure cuidar da higiene do seu shih tzu em casa para conter esses gastos, escovando, tosando e até mesmo dando os banhos regulares que ele precisa.

Corte as unhas do seu shih tzu regularmente 


Como e quando cortar as unhas dos shih tzu - Mais uma dica importante para os proprietários mais experientes. Na verdade, não é assim tão difícil cortar as unhas do cachorro em casa. Essa é uma prática importante para os cuidados de higiene do seu shih tzu e pode ser feito em casa sem maiores problemas. Há tesouras específicas para esse fim que ajudam muito durante este procedimento, que não precisa ser feito somente por veterinários. Para saber mais sobre esse assunto, confira o artigo Como cortar as unhas dos shih tzus.
Além de ser importante para o shih tzu manter as unhas sempre aparadas, essa também é uma boa maneira de economizar com a reposição dos móveis, estofados e cortinas destruídos pelas unhas afiadas e sem cuidados. Mas, se mesmo assim, você não se sentir seguro para cortar as unhas do seu cão, não tem problema. Deixe essa tarefa para o veterinário, e siga as outras dicas para conter os gastos do seu shih tzu.

E aí, não é muito fácil economizar com seu shih tzu?

Fonte