Manchas escura nos olhos do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Manchas escura nos olhos do shih tzu

Saiba o que é e o que pode ser feito!Epífora é o termo referente ao fluxo em excesso da lágrima pela face do animal e isso pode levar ao escurecimento dos pelos (mancha na região dos olhos). É facilmente observado em animais de pelagem clara, porém pode ocorrer em qualquer cor de pelagem. Pode existir uma predisposição racial para gatos em Persas e, entre os cães, os mais acometidos são Poodle, Maltes, Yorkshire, Bichom Frise e raças braquicéfalas como Pugs, Buldogues, Lhasa Apso, Pequines entre outros. Muitos se referem à Epífora com o termo “Lágrima ácida”, entretanto, na verdade, este termo é inadequado, pois a mancha no pelo independe do ph da lágrima, e sim do excesso de contato da lágrima com os pelos mantendo-os molhados de forma crônica.

        
Animais com este tipo de alteração devem ser avaliados pelo médico veterinário para se determinar a causa exata da epífora e direcionar o tratamento correto, medicamentoso ou até cirúrgico.

As causas deste distúrbio são diversas, tais como, presença de corpo estranho nos olhos, cílios fora do lugar, deformidades nas pálpebras, obstrução do ducto naso-lacrimal que drena a lágrima para dentro das narinas, entre outras.


Quando a resolução definitiva não for possível, pode-se lançar mão de procedimentos e produtos paliativos, com fins meramente estéticos, para tentar remover as manchas escuras dos pelos. Nesses casos, a prescrição do médico veterinário é indispensável, pois alguns produtos podem causar sérias injúrias ao olho e pelagem do animal se usados inadvertidamente.


Fonte: Pet care
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato