7 Dicas para manter seu shih tzu feliz e saudável - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Dicas para manter seu shih tzu feliz e saudável

Quer ver seu shih tzu ainda mais feliz e saudável? Confira essas 7 dicas que selecionamos! No momento em que optar por levar um pet para casa, considere o espaço disponível, o tempo que você poderá dedicar a ele.

1. Eduque seu shih tzu!


Para uma boa convivência, é essencial mostrar ao novo morador da casa qual é o seu espaço, onde deve urinar e defecar, onde pode ou não subir, onde deve dormir.

Além disso, é importante permitir ao filhote contato com pessoas além dos moradores da casa, para que aprenda a se socializar e conviva bem com quaisquer convidados.

É interessante que o shih tzu tenha alguma rotina definida, como horários para se alimentar e passear - mas nada impede que essa rotina seja quebrada as vezes - principalmente quando se tratar de um passeio mais longo em uma manhã de domingo ;)

2. Leve seu shih tzu para um check up veterinário ao menos uma vez por ano

A avaliação anual é importante para que alguns problemas de saúde sejam identificados e tratados antes mesmo do surgimento dos sintomas! A prevenção é o segredo nos cuidados com a saúde do seu pet!

3. Mantenha as vacinas, vermífugo e medicações preventivas contra pulgas, carrapatos e leishmania em dia

O médico veterinário do seu shih tzu irá definir junto com você um programa de prevenção de vermes, pulgas, carrapatos e leishmania - siga a risca!

4. Diariamente, dedique um tempo exclusivo ao seu shih tzu

Separe todos os dias um tempo para se dedicar exclusivamente ao seu shih tzu- longe de tvs, celulares e computadores! Neste tempo vocês farão o mais gostam: vale encher de carinho, brincar de pega-pega, passear pelo quarteirão, jogar a bolinha para ele...

É neste tempo que vocês constroem esse laço de amizade e amor que é único e apenas aquele cão pode te oferecer!

5. Passeie com seu shih tzu

Se os passeios diários não forem possíveis, faça deste ao menos um hábito dos finais de semana. É que para o seu shih tu nada é mais incrível do que passear pela cidade e poder sentir uma infinidade de cheiros que ele não sente em casa!

Quando feitos diariamente, os passeios são um ótimo exercício físico e estão diretamente ligados a saúde do seu cão - assim como para os humanos, cães sedentários têm maiores riscos de desenvolver algumas doenças!

6. Cuide da alimentação do seu shih tzu

Fornecer uma ração de boa qualidade é essencial para a saúde do seu shih tzu , solicite ao médico veterinário uma avaliação nutricional e definam juntos qual a melhor opção para o seu pet! Alguns petiscos podem ser permitidos de vez em quando, mas evite dar alimentos além da ração todos os dias, pois isso aumenta o risco de obesidade!

Além disso, alguns alimentos que nós comemos normalmente são tóxicos para os cães, como cebola, alho, chocolate e uva... Fique atento!

Uma boa opção atualmente é oferecer para os shih tzu alimentação natural, a base de carne, legumes e frutas - cuidado, não se trata de oferecer restos de comida!

Esta dieta deverá ser formulada por um médico veterinário especialista na área para que seja nutritiva e balanceada. Seu animal estará livre de conservantes, corantes e demais aditivos das rações!

7. Cuide dos dentes do seu shih tzu

É essencial que os dentes dos shih tzu sejam escovados todos os dias. Escovar uma vez por semana, apenas quando toma banho, não vale, hein? O ideal é acostumar o shih tzu desde filhotinho a este hábito, mas cães adultos também podem aprender!

Associe a escovação a alguma atividade que o cão gosta muito: passeie, brinque ou faça muito carinho logo após a escovação.

É importante utilizar os produtos adequados para a escovação, solicite uma sugestão ao médico veterinário do seu pet!

Nada deixará seu SHIH TZU mais feliz do que perceber o seu amor por ele!

Elefante pet Shop
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato