Shih tzu cores antes e depois - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu cores antes e depois

Shih Tzu Mudanças de Cor - É muito comum, e quase esperado, que os cães shih tzu  mudem de cor à medida que amadurecem. Isso pode pegar os proprietários de primeira viagem desprevenidos e geralmente resulta em alguns shih tzu com uma cor diferente da listada em seus papéis de registro. Mais abaixo vamos observar algumas fotos de shih tzu cores antes e depois


Vamos dar uma olhada em algumas curiosidades sobre como os cachorros shih tzu mudam de cor e depois daremos uma olhada em alguns ótimos exemplos da mudança da cor de um shih tzu.


Fatos sobre mudança de cor do shih tzu

1) A cor é predeterminada geneticamente. O que você vê quando um shih tzu recém-nascido e depois um filhote não é sua cor genética final. 


2) Na maioria das vezes, a cor final do shih tzu estará pronta por volta de 1 ano; embora mudanças menores e menos dramáticas ainda possam ocorrer ao longo dos anos. Em alguns casos raros, mudanças inesperadas podem ocorrer muito mais tarde, na idade adulta dificultando ainda mais para saber que cor o shih tzu vai ficar.


4) Nem todo shih tzu terá mudança de cor, mas a maioria terá. Pode variar de muito leve, como uma mancha de escurecimento de cor, a extremamente dramático, como cores completamente novas chegando ou uma determinada cor ou marca desaparecendo para ser substituída por outra.


5) Mudanças da cor do shih tzu podem ocorrer durante a fase de recém-nascido e, por isso, permite que um criador faça alterações na lista de cores de um shih tzu em seu registro até 3 vezes. 


6) Praticamente qualquer mudança de cor pode ocorrer. As cores do shih tzu podem clarear (muitas o fazem e, de fato, até mesmo uma cor escura como marcas pretas podem desaparecer completamente), escurecer (não é comum, mas é possível), apenas alguns cabelos podem se transformar em manchas muito maiores, uma certa cor em um pelo de cor dupla ou uma pelagem tricolor  pode desaparecer completamente, etc. Em muitos casos, tigrado (um padrão de listras) diminui à medida que um Shih Tzu amadurece. Os únicos limites para o que não pode ocorrer seriam as cores descartadas geneticamente (não na linhagem do shih tzu). 


7) Não há nada que possa ser feito para impedir uma mudança de cor do shih tzu , então saiba disso se você se apaixonar por uma determinada cor em um filhote de Shih Tzu, provavelmente ele ou ela ficará realmente diferente quando crescer. A boa notícia é que todos os shih tzu parecem tão bonitos quanto antes ou ainda mais!


8) Além das mudanças naturais de cor nesta raça de cão shih tzu, também existem outros elementos que podem fazer com que a pelagem fique com uma tonalidade diferente . A causa mais comum é o excesso de raios UV. Com pelagens escuras, muita exposição ao sol pode causar uma 'queimação de sol' que pode fazer com que os pelos adquiram uma tonalidade vermelha. Além disso, o sol pode fazer com que as cores do shih tzu clareiem. Em alguns casos, os tons mudam sazonalmente, com pequenas diferenças observadas do inverno para o verão e vice-versa. Isso pode ser menor e só notado ao olhar as fotos.

Para ajudar a evitar alterações de tonalidade devido à luz solar, você pode usar um spray de revestimento sem enxágue de qualidade. Além de proteger a pelagem do shih tzu do sol, tem o benefício adicional de prevenir emaranhados e controlar a estática e o atrito de contato que pode levar a pontas duplas.

E se você quiser animar um pouco as cores do seu shih tzu, um shampoo pode realçar as cores naturais que desbotaram um pouco, adicionando profundidade e brilho. Observe que isso não é uma tinta, é um produto totalmente natural e saudável para a pelagem do shitzu. 


Exemplos de Mudanças de Cor do shih tzu antes e depois

Agora que examinamos alguns fatos sobre mudança de cor do shih tzu, vamos dar uma olhada em algumas fotos da cor do shih tzu antes e depois e como pode mudar com o tempo.

Novas manchas de cor podem entrar: Aqui vemos um exemplo incrível de como outra cor pode entrar, mudando completamente a pelagem. Esta é Sophie; quando recém-nascida, ela tinha um corpo quase todo branco, com marrom chocolate na cabeça. Em seguida, pule um ano e este Shih Tzu agora tem um lindo marrom espalhado sobre a sela e nos flancos. 

A pelagem do shih tzu inteira pode mudar: O próximo é um ótimo exemplo de como a pelagem pode mudar drasticamente; neste caso, para uma cor muito mais clara. Kierks é um fígado (isso pode ser visto pelo nariz (marrom) do fígado, almofadas das patas, contorno dos olhos e lábios) efígados o shih tzu têm cores de pelagem que estão na família marrom (de creme claro a chocolate escuro profundo); isso pode ser sólido ou parti, como bege/marrom e branco


Como um filhote de shih tzu 2 meses de idade, era um rico marrom chocolate (primeira foto abaixo); embora houvesse alguns destaques em sua pelagem, você nunca suspeitaria que ele teria essa transição (a menos, é claro, que você fosse o criador e esperasse essa mudança de pelagem com base no pai e na mãe). 


Na segunda foto, Kierks é um cachorro shih tzu novo! A pelagem agora é de um lindo dourado claro e até seu nariz fígado (marrom) clareou. 

As mudanças podem ser dramáticas de como saber a cor que um filhote de shih tzu vai ficar, pode perceber que na foto o shih tzu sofre uma grande reviravolta mais tarde: você vai adorar esta incrível transformação de cores. Abaixo está Molly ao longo de 6 anos. Como você pode ver, o shih tzu com 6 meses de idade ela era um tigrado escuro. Aos 9 meses e depois com 1 ano de idade, o tigrado clareou bastante e ela ainda tinha a máscara preta.


Aos 3 anos de idade, embora o sol esteja brilhando sobre ela nesta foto, seu pelo realmente clareou ainda mais. Na maioria dos casos, isso seria o fim da mudança de cor do shih tzu. 


Mas o que houve? Você pode se perguntar se este é realmente o mesmo shih tzu e podemos garantir que é. Aos 6 anos, Molly agora é um shih tzu marrom escuro. A maior parte do tigrado cresceu. Os tons mais claros acabaram. 


Mágico? Artista de mudança rápida? Não; são apenas as incríveis mudanças de cor que podem acontecer com a raça Shih Tzu. 

Shih tzu com 6 meses idade

shih tzu com 9 meses de idade
shih tzu com 1 ano de idade
shih tzu com 3 anos de idade
shih tzu com 6 anos de idade

Tigrado pode mudar de marrom para cinza:  enquanto o Shih Tzu anterior mostrava mudanças incríveis na pelagem, aqui está outro grande exemplo de como o tigrado pode mudar; neste caso, de marrons a cinzas.

Primeiro, aqui vemos Riley como um filhote, aconchegando-se com sua mãe. Sua cor base é marrom e ele tem tigrado por toda a pelagem

Em seguida, vemos Riley um shih tzu de 16 meses de idade com uma pelagem cinza e branca. Isso não é incrível?

As cores do shitzu escuras podem clarear drasticamente: a  seguir, há uma mudança de cor que pode dificultar a crença de que é o mesmo cachorro. 

Abaixo está Shin Jan, um shih tzu de 9 meses. Você provavelmente está pensando que essa gracinha é um Shih Tzu preto e branco. Mas não tão rápido! O pelo desse menino mudou de cor de forma notável conforme ele amadurecia... 

Abaixo está Shin Jan novamente o shih tzu com 5 anos de idade. Suas manchas outrora pretas se foram. Cabelos escuros permanecem em suas orelhas, mas seu corpo principal agora tem manchas vermelhas. Este Shih Tzu, geneticamente é um vermelho, apesar de sua aparência quando filhote. 


 O clareamento de cores pode ser de família:  Aqui vemos as irmãs Laizy (à esquerda) e Gorda (à direita).

Este é um exemplo maravilhoso de como a cor é predeterminada e genética. Esses irmãos têm faixas escuras de cor quando recém-nascidos. 

Avance 5 meses para as fotos abaixo, e ambos os Shih Tzu tiveram mudanças semelhantes, com aquelas cores escuras passando para uma cor mais clara.

Redação allshihtzu

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato