Filhotes de shih tzu - onde comprar? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Filhotes de shih tzu - onde comprar?

Filhotes de shih tzu onde comprar: Antes de escolher um filhote de shih tzu fique esperto não compre um shih tzu filhote em um pet shop ou em classificados, pois normalmente tratam-se de criadores que só visam o lucro e não as características físicas e psicológicas da raça shih tzu, além de muitas vezes as matrizes serem exploradas e terem diversas crias ao longo de suas vidas. Recebemos muitos e-mails de pessoas em busca de um canil de shih tzu e pedindo orientação de onde comprar um filhote de shih tzu com boa procedência, já que falamos tanto em como não comprar um shih tzu de má procedência.

 Você está preparado para ter um filhote de shih tzu?

  
Filhotes de shih tzu - onde comprar?

Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem vontade de adquirir um filhote de shih tzu mas não sabem por onde começar. É claro que todos acabam, em algum momento, se questionando se as decisões tomadas são as mais acertadas, principalmente no caso de marinheiros de primeira viagem. Mesmo que você não tenha grande experiência com cães de raça, é totalmente possível tomar as decisões certas para que tudo corra bem. Este guia vai ajudar nessas escolhas e decisões de ter um shih tzu, tão difíceis diante de todas as opções que surgem quando estamos em busca de um novo filhote de shih tzu.

Adquirir um filhote de shih tzu é, para a maioria das pessoas, uma ideia tentadora. As vezes, cultivamos essa ideia durante um longo tempo. Pode ser por causa de algum shih tzu que conhecemos em algum momento da vida, ou até mesmo por causa de um filme ou desenho animado. Quem nunca pensou em levar para casa um lindo filhote de shih tzu.

Procure obter a maior quantidade de informação sobre a raça shih tzu  antes de tomar a importante decisão de adquirir um shih tzu filhote. Preste atenção às características físico-comportamentais que você espera de um filhote de shih tzu, e certifique-se que a raça escolhida preenche esses requisitos.

Achar um canil de shih tzu sério não é uma tarefa fácil e requer dedicação, mas a decisão de ter um filhote de shih tzu é algo que precisa ser pensado, planejado e desejado. Encontrar um canil é apenas uma parte de todo o processo.
 

Se você está pensando em comprar um filhote de shih tzu , é importante ler esses artigos:


Depois de ter comprado um filhote de shih tzu, é hora de saber como receber esse filhotinho em casa e o que você deve esperar dessa primeira fase:

 

Filhote de shih tzu onde comprar 


Filhotes de shih tzu  onde comprar
Bom, agora é hora de saber onde comprar um filhote de shih tzu e  achar um canil que preza pelas características da raça shih tzu, tanto física quanto psicologicamente. Quando escolhemos um filhote de shih tzu, escolhemos por um motivo. É bom que essas expectativas sejam supridas, por isso é tão importante a escolha do canil que venda filhote de shih tzu certo. Assim você não compra um shih tzu que se transforma em um shih tzu gigante, um shih tzu que destrói sua casa inteira ou um shih tzu que ataca as pessoas.


Comprar um filhote de shih tzu – A escolha do criador


Este é, sem dúvida, um dos pontos mais delicados na hora de se adquirir um filhote de shih tzu. A escolha do criador é um passo muito importante, já que, muitas vezes, será necessário que você confie a ele a escolha do seu filhote de shih tzu. Suas opções são as seguintes:
 

Comprar um filhote de shih tzu – Comprar em um Pet Shop ou Feira de Filhotes


Esta é, sem dúvida, A PIOR OPÇÃO. A criação desses filhotes de shih tzu é pobre, os filhotes não são criados de maneira adequada, dificultando que se desenvolvam naturalmente. Este tipo de criação visa uma alta lucratividade, que é obtida pelo pouco investimento nos cuidados com os shih tzu filhotes, que acabam sendo fracos, infelizmente muito mal cuidados e muitas vezes doentes. Evite incentivar este tipo de criação e procure melhor ao invés de realizar uma compra por impulso.
 

Comprar um filhote de shih tzu – Comprar de um Criador de Garagem ou Marinheiro de Primeira Viagem


Esta é também uma escolha ruim. Este é o sujeito que tem um filhote de shih tzu de raça no seu quintal e, de repente, acha que será “divertido” ter filhotes, que “as crianças vão aprender muito”, ou pior ainda, apenas para fazer dinheiro fácil com a venda dos filhotes de shih tzu. O chamado criador de garagem não está preparado para buscar um acasalamento ideal, não está atento aos problemas da raça que cria, e muitas vezes, nem se importa. A única intenção é “fabricar filhotes de shih tzu” e quando a brincadeira acabar, vende-se todos rapidamente.

Comprar um filhote de shih tzu – Comprar de um Criador sério, especialista na raça escolhida


Esta é, sem dúvida, a escolha certa. A criação de filhotes de shih tzu de raça pura é um hobby, que exige pesquisa, dedicação, cuidado, carinho, respeito aos padrões da raça, a saúde, e, mais importante, ao bem estar dos shih tzus. Quando há dedicação para que os exemplares tenham boa saúde e qualidade genética, os resultados obtidos são superiores.

Comprar filhote de shih tzu - Preços de filhote de shih tzu


Preços de filhotes de shih tzu - Umas das raças mais populares no país, é muito fácil encontrar esses cachorros hoje em dia, existem vários criadores da espécie. O preço de um filhote do Shih Tzu pode ser encontrado no mercado a um preço que varia entre R$ 1,500 a R$ 2,500. O preço pode variar devido a genética e histórico da família de seu filhote.

Comprar um filhote de shih tzu  – Como saber se o criador escolhido é um bom criador?


Nem todo criador está preocupado em realizar um trabalho exemplar com seus cães, portanto esta é uma pergunta justa e muito importante. Para reconhecer um bom criador, fique atento às seguintes recomendações:

1. Verifique se o canil de shih tzu está devidamente registrado em um Kennel Clube participante do sistema internacional FCI (Federação Cinológica Internacional), como por exemplo no Brasil, o sistema CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

2. Verifique se o ambiente do canil de shih tzu é limpo, se a aparência dos filhotes de shih tzu é saudável, e se apresentam bom temperamento. O shih tzu filhote não pode ser medroso, assustado, nem agressivo. Falta de água, resto de ração no chão, diarreia, sujeira excessiva, são maus sinais. Também é um mau sinal, se o criador tentar vender um filhote de shih tzu com menos 45 dias, pois isso pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento. Eles devem deixar o canil de shih tzu, de preferência, após os 60 dias de vida.

3. O canil de shih tzu deve apresentar no ato da venda, a carteira de vacina, devidamente assinada, carimbada e datada pelo veterinário responsável, e no tempo devido deve disponibilizar o pedigree original do cão, no caso de shih tzu criados no Brasil, emitido pela CBKC. O canil deve ainda, fornecer contrato de compra e venda para dar ao comprador as garantias necessárias.

4. O canil de shih tzu deve instruir por escrito sobre os cuidados, alimentação, vacinação, e principais dicas sobre a correta criação do filhote de shih tzu.

5. Criadores sinceros estarão hesitantes em vender um shih tzu filhote para você até se certificarem que o filhote terá boas condições de vida, e que será bem recebido por toda a sua família. É natural que o criador faça algumas perguntas, como por exemplo, se você tem um quintal cercado e com acesso a casa, quais outros cães você tem, se você mora em casa ou apartamento, etc.

A Confederação Brasileira de Cinofilia faz todo ano um ranking com os 5 melhores canis de cada raça. A nossa sugestão é que você entre em contato com esses canis para saber como trabalham e se possível visite-os. Caso o canil não envie o filhote de shih tzu pra sua cidade ou se você faz questão de visitar o canil pessoalmente, sugiro que peça indicação para eles de canis na sua região. Bons criadores conhecem bons criadores.

Porque você não deve comprar um filhote de shih tzu em uma pet shop, OLX, Bom Negócio, Mercado Livre

     
Filhotes de shih tzu  onde comprar

1. Péssima saúde dos filhotes de shih tzu: devido ao fato da maioria dos shih tzu de pet shops vir de fábricas de filhotes (e donos sem experiência alguma que resolvem cruzar seus shih tzu em casa), esses filhotes de shih tzu não são o resultado de uma criação cuidadosa e normalmente eles não são bem cuidados antes de irem para a loja. Alguns dos problemas mais comuns são problemas neurológicos, problemas oculares, displasia de quadril, problemas sanguíneos e parvovirose.

2. Shih tzu com problemas comportamentais: além do cruzamento de shih tzu com desvios comportamentais, que como já citei, é errado, há o fato de que os filhotes de shih tzu em uma pet shop são cuidados por atendentes que não sabem sobre adestramento e educação canina.

3. Nenhuma socialização: os filhotes de shih tzu que são vendidos em pet shops ou mesmo os filhotes de criadores leigos, são desmamados muito cedo, às vezes até com 1 mês de idade. Um filhote deve ficar com a mãe até os 90 dias, nunca menos de 70 dias. Tirar um filhote de shih tzu da ninhada com menos de 70 dias significa que ele não vai aprender com a mãe e com os irmãos o básico do comportamento canino.

4. Padrão da raça shih tzu: comprar um shih tzu em uma pet shop e depois cruzá-lo significa estragar o padrão de uma raça, simplesmente porque os criadores anteriores não estavam preocupados com isso.

5. Falta de informação: um funcionário de uma pet shop ou um dono leigo que resolveu cruzar seu shih tzu não é especialista na raça e normalmente não tem conhecimento profundo sobre shih tzu. Comprar um shih tzu filhote dessa procedência significa que você pode adquirir um filhote sem saber o que esperar dele.

6. Devolução do filhote de shih tzu: a maioria das pet shops oferecem uma garantia de que você pode devolver o filhote se o mesmo apresentar problemas. O que as lojas não te dizem é que, uma vez devolvidos, muitas vezes esses cães são eutanasiados (isso mesmo, mortos), já que geralmente são devolvidos por problemas graves comportamentais ou de saúde.

7. Educação é um desafio: shih tzu filhotes de pet shops passaram suas vidas em jaulas e gaiolas. Eles não tiveram a oportunidade de desenvolver o instinto canino natural de evacuar longe de sua comida e de sua cama. Isso é um problema quando você tenta educá-los.

9. Preços de filhote de shih tzu: dependendo da loja, você pode encontrar um filhote de shih tzu de até R$3.500,00. Isso é mais do que o que você pagaria em um canil de shih tzu sério, por um filhote saudável e dentro dos padrões da raça shih tzu. Insisto: não caia na tentação de comprar um filhote de shih tzu barato em classificados e sites da internet. Desconfie de um filhote de shih tzu por R$150,00. Não contribua com essa criação indiscriminada e sem consciência. Veja aqui o valor médio de um filhote de shih tzu em canis regulamentados.

10. Pedigree questionável: principalmente em pet shops maiores, você está pagando caro por um filhote de shih tzu com pedigree, registrado no CBKC. Mas, muitas vezes o documento não é original. E mesmo que seja original, ainda não garante que o cão seja um bom examplar da raça – você precisa de um criador renomado e de confiança pra provar isso.


Muito importante: esse artigo também vale para os filhotes de shih tzu que são vendidos por pessoas leigas (criadores ilegais e fundo de quintal), que resolvem cruzar seus shih tzu em casa, sem saberem o que estão fazendo, visando o lucro (ou não) em cima da venda dos filhotes de shih tzu. Jamais compre shih tzu no Mercado Livre, OLX ou em sites desse tipo. Fique longe dos classificados, mesmo que o preço de shih tzu seja tentador. Você pode ter muita dor de cabeça depois, além de estar contribuindo para uma criação sem nenhuma responsabilidade, pois essas pessoas só cruzam seus cães porque há demanda. Se ninguém comprar, eles não terão pra quem vender. E estaremos colaborando para que as raças sejam preservadas e principalmente para que doenças genéticas não sejam perpetuadas.

Fonte: Tudo sobre Cachorro - Blog do Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato