Erros arriscados que os donos de shih tzu cometem e não sabem - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Erros arriscados que os donos de shih tzu cometem e não sabem

Sempre queremos dar a melhor vida possível para os nossos shih tzu. Já falamos aqui sobre como deixar seu shih tzu feliz. Mas será que você está cometendo erros sem saber? Confira a lista e veja se você faz alguma dessas coisas.

Lembre-se, mesmo que você já faça algumas dessas coisas, nunca é tarde para melhorar a vida do seu shih tzu. Afinal, ele merece ter a melhor vida que você puder proporcionar.


Deixar seu shih tzu levar você pra passear


Um shih tzu mal treinado pode ser um perigo quando você está passeando. Dezenas de milhares de pessoas acabam no Pronto Socorro todos os anos por causa de quedas relacionadas aos animais de estimação. Muitas delas acontecem durante passeios, seja quando uma pessoa passeia com seu shih tzu ou é puxada ou empurrada por um. Os especialistas dizem que o treinamento de obediência é a melhor maneira de se certificar de que seu shih tzu não o derrubará durante sua caminhada matinal.

Veja também:
Como ensinar seu shih tzu a não puxar pela coleira

Você negligencia os carrapatos



Depois de uma caminhada, você verifica se tem estas pragas, certo? Não se esqueça do seu shih tzu. As picadas de carrapatos colocam seu shih tzu com risco de ter a Doença do Carrapato, febre maculosa, e várias outras doenças. Eles também podem causar doenças graves em gatos, e colocar o resto da família em risco. Se encontrar um, remova-o com pinças, e tenha cuidado para pegar a cabeça toda e não esmagá-la. Pergunte ao seu veterinário sobre o controle de carrapatos.

Veja também:
Tudo sobre a Doença do Carrapato
Os lugares mais prováveis do seu shih tzu pegar carrapato


Você ignora a micose


Se seu shih tzu tem uma mancha redonda sem pelos, este fungo poderia ser a causa. As pessoas podem adquiri-lo ao tocarem na pele de um shih tzu ou gato infectado, por isso é importante tratá-la. A micose geralmente causa uma erupção avermelhada, em forma de anel na pele ou manchas sem pelos, se infecta o couro. Se o seu shih tzu apresenta perda de pelo, leve-o ao seu veterinário.

Você não se preocupa com a vermifugação


Os vermes são parasitas comuns em shih tzu e gatos. Eles causam diarreia e vômito, e podem levar a uma doença grave. Mas também são uma ameaça para as pessoas. Um animal infectado pode espalhar os minúsculos ovos no chão ou na areia. As crianças podem engoli-los quando põem os dedos sujos nas boca. Quando os vermes eclodem dentro das pessoas, podem causar cegueira e outros danos aos tecidos. Pergunte ao seu veterinário sobre a vermifugação para o seu shih tzu.

Você pula os remédios de pulga


Shih tzu sem estes medicamentos não são os únicos que pagarão o preço. As pulgas rapidamente se instalam em sua pele, especialmente no verão e no outono, e enchem sua casa com seus ovos e jovens pulgas. Algumas pessoas adquirem coceira. As pulgas também podem propagar doenças graves nas pessoas, incluindo a peste bubônica. Pergunte ao seu veterinário sobre a medicação de pulgas a longo prazo, e coloque um lembrete em seu calendário para dar ao seu shih tzu. Normalmente as pipetas anti-pulgas precisam ser aplicadas a cada 4 semanas para seu shih tzu estar protegido. Há coleiras anti-pulgas que duram de 6 a 8 meses, porém são um pouco mais caras.

Você não castra seu shih tzu


Milhões de gatos e cães vivem nas ruas ou acabam eutanasiados por causa de ninhadas indesejadas. Ainda assim, muitas pessoas são relutantes em esterilizar ou castrar seus animais de estimação. O fato é que é uma escolha saudável para um shih tzu. Reduz o risco de câncer de mama nas fêmeas e câncer testicular nos machos. Machos castrados também ficam menos propensos a fugir de casa, marcar território ou agir agressivamente. Converse com seu veterinário sobre a decisão de esterilizar ou castrar seu shih tzu.

Veja também:
Tudo sobre castração, mitos e verdades


Você deixa o pote de comida cheio


É um dos erros mais comuns que os donos dos shih tzu cometem. O problema é que os shih tzu frequentemente comem mais do que precisam. Se o alimento está sempre disponível, eles vão ingerir calorias demais e engordar muito. Em vez disso, siga as sugestões no rótulo dos alimentos, ou pergunte ao seu veterinário. Não deixe comida disponível o dia todo.

Veja também:
Forma correta de dar ração/comida pro seu shih tzu


Você lhes oferece muito pouco exercício


Assim como as pessoas, os animais de estimação precisam se movimentar para manterem-se saudáveis. Sem exercício eles estão propensos à obesidade, o que aumenta o risco de problemas respiratórios e comuns. A quantidade certa de exercício para um cão depende da raça e do tamanho, mas os veterinários recomendam pelo menos meia hora por dia. Bônus: caminhadas rápidas com seu shih tzu podem ajudá-lo a entrar em forma também.


Você interpreta errado a linguagem corporal


Claro, você ama seu shih tzu. Mas realmente o entende? Se acha que um rabo sacudindo é sempre um bom sinal, pode se surpreender. Quando um shih tzu quer ameaçar alguém, ele pode manter seu rabo alto e mexê-lo rigidamente para frente e para trás. Confunda este aviso como um sinal de brincadeira e você pode ser mordido. Para evitar mal-entendidos, aprenda sobre a linguagem corporal do seu shih tzu.

Veja também:
Linguagem corporal dos cães


Você não dá atenção suficiente


Assim como as crianças, seus animais de estimação ficarão entediados se você não brincar com eles. E isso pode levar a hábitos como mastigar, cavar, latir e choramingar. Deixe as coisas mais interessantes, escondendo guloseimas para seus shih tzu encontrarem pela casa. Dê brinquedos para seu shih tzu perseguir. Ensine o shih tzu a brincar de buscar, cabo de guerra ou esconde-esconde.

Veja também:
Como entreter o seu shih tzu dentro de casa


Você não socializa seu shih tzu


Durante suas primeiras sete semanas de vida, os shih tzu precisam se acostumar com as pessoas. Assim, seus donos devem construir essa confiança com coisas como carinho e brincadeiras. Reprodutores conscientes começarão a fazer isso, e você pode continuar quando levar seu shih tzu para casa. Para criar uma forte ligação, brinque com seu filhote diariamente.


Você deixa seu shih tzu sozinho muito tempo


Oito a dez horas sozinho em uma caixa, lavanderia minúscula, ou mesmo ao ar livre é demais para a maioria dos caninos. Pode levar à ansiedade da separação e hábitos destrutivos como mastigação, escavação, ladrar sem parar ou uivar, e até mesmo depressão em um shih tzu tímido. As melhores opções são os hotéis, uma visita de meio dia de um pet sitter, ou um companheiro canino. Shih tzu adultos podem ficar de 4-5 horas fechados, mas precisam de exercício antes e depois.

Veja também:
Ansiedade de separação – shih tzu que não conseguem ficar sozinhos
Como deixar seu shih tzu sozinho em casa


Você não define regras


Algumas pessoas esperam que seus shih tzu  saibam o certo e o errado sem eles serem ditos. Mas a etiqueta humana não vem naturalmente para eles. Você precisa deixar claro que pular nas pessoas, arranhar os móveis e fazer xixi no tapete não são OK. Seja consistente com essas regras e recompense seu shih tzu pelo bom comportamento. Se precisar de conselhos, um instrutor pode ajudar.

  Veja também:
Ensinar filhotes a não morder
Tudo sobre ADESTRAMENTO


Você repreende o shih tzu pelos “acidentes”


Se você chega em casa e encontra uma poça de xixi no chão, pode querer gritar com seu shih tzu. Mas especialistas em comportamento animal dizem que isso não trará nada de bom. Aconteceu no passado, e seu shih tzu não saberá por que você está gritando. Uma estratégia melhor é elogiar seus animais de estimação imediatamente quando fazem suas necessidades onde devem.


Você deixa as crianças sem supervisão


Muitas crianças adoram animais, mas às vezes seu entusiasmo significa que elas podem se machucar. Crianças podem brincar de forma muito ríspida, e um shih tzu pode atacar em autodefesa. Certifique-se de supervisionar o tempo da brincadeira quando um novo animal de estimação se junta à família. Defina regras sobre como as crianças devem tratar o shih tzu, e ensine-as a detectar os sinais de que um shih tzu quer ser deixado sozinho.


Você deixa os shih tzu comerem comida estragada


Seu shih tzu pode ser tentado a vasculhar o lixo em busca de um petisco, mas não deixe. Comida estragada não é mais saudável para os shih tzu do que é para os humanos. Cães que comem lixo podem ter intoxicação alimentar ou problemas de pâncreas. Produtos estragados também podem ser tóxicos, que causam vômitos, tremores graves, convulsões e morte.


Você dá ossos aos shih tzu


Mastigar ossos pode ferir os dentes, a língua ou a boca. Eles também podem ficar preso no trato digestivo e precisarem ser removidos com cirurgia ou uma endoscopia. Se o seu shih tzu gosta de mastigar, pergunte ao seu veterinário sobre opções mais seguras.


Você alimenta o shih tzu com restos


É difícil resistir a esses olhos grandes e tristes quando seu amigo implora na mesa. Mas quando você recompensa seus latidos ou lamentos com um pouco da sua refeição, você o incentiva a implorar mais no futuro. E então pode esquecer jantar tranquilo com sua família.

Fone do Texto: Tudo sobre Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato