Shih tzu cachorro

Vamos falar agora sobre uma raça shih tzu que é um cachorro muito carinhoso, sem dúvida essa é a raça do momento, sou suspeito para falar pois o nosso grande amor é um shih tzu cachorro. O shih tzu é adorado e admirado por onde passa devido aos seus longos pelos, costumam ser carinhosos e amáveis  com o seu dono.

Veja nesse post tudo sobre a raça de cachorro shih tzu quais suas principais características do shih tzu cachorro, preços de seus filhotes de um shih tzu cachorro , dicas e cuidados.

Origem do cachorro shih tzu

 

A origem dos cachorro shih tzu é uma das raças mais antigas do mundo, acreditam que provavelmente os primeiros exemplares foram encontrados no século 17 e tem origem no Tibet. O nome dado a essa raça significa “cão-leão”, é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação do Budismo, sendo um cão sagrado. As características da raça que conhecemos hoje em dia, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (tzu-shi, 1861-1908).

 Veja aqui mais sobre a origem do cachorro shih tzu

Assista esse vídeo falando sobre o cachorro shih tzu



Como surgiu o cachorro shih tzu


Foi uma raça de estimação durante muito tempo na dinastia Ming e altamente valorizado pela família real. Teve uma época que a tropa inglesa invadiu o Palácio Imperial, na confusão, a  maioria dos cães foram perdidos e mortos, com isso a raça sofreu um grande revés. Depois de muitos anos o cachorro shih tzu foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa. Em 1935, os cachorros dessa raça foram apresentados com como leão Lhasa. Durante um tempo, esses exemplares foi se tornando muito popular entre os chineses.

Durante décadas a raça sofreu uma série de mudanças. Em 1934, logo após o Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi divido em duas raças separadas, os cachorros com os focinhos achatados eram chamados de Shih Tzu. Em 1952, somente uma única cruza com o Pequinês foi autorizada afim de melhorar algumas características da raça, nunca mais foram autorizadas novamente essas cruzas. O cachorro shih tzu começou se tornar muito popular nos Estados Unidos no final dos anos de 1960, foram reconhecidos oficialmente pela instituição AKC em 1969.

Veja aqui mais sobre como surgiu o cachorro shih tzu

Características do cachorro shih tzu

   

A característica do cachorro shih tzu é uma raça considerada pequena, o macho e a fêmea tem uma altura que varia entre 20 a 30 centímetros, quanto ao peso do cachorro é uma raça que pode chegar até 10 quilos. A sua principal característica é a sua vasta pelagem, lisa e comprida, de acordo com os padrões dessa raça, todas as cores são possíveis. Os mais admiráveis são os cachorros que nascem com a testa e ponta da cauda brancas.

Seus pelos sãos macios e sedosos, possui um rabo médio peludo e encurvado. A cabeça dessa raça tem um formato arredondado e seu tamanho do seu corpo é muito parecido com o do Lhasa Apso, onde as pessoas tem o costume de confundir entre essas raças, a diferença fica pelo o tamanho do focinho que lembra o do pequinês.

 Veja aqui mais sobre a característica do cachorro shih tzu.

Temperamento do cachorro shih tzu

   

O temperamento do cachorro shih tzu é uma ótima opção para quem esteja procurando um cachorro para companhia e de guarda, apesar do seu tamanho, quando eles tomam consciência de que algo esteja errado, eles latem muito para chamar a atenção de seu dono, porém nao sao cães que latem exageradamente, apenas em situacoes de alerta.

São cachorros muito carinhosos, leais e são muito apegados com a família. São cães que se adaptam muito bem a pequenos ambientes, sao independentes e dificilmente gostam de colo. São cachorros que costumam se dar muito bem com os cachorros de outra raça e com outros animais de estimação. Devem ser socializados e acostumados, ainda filhote, com outros cães e também com crianças.

 Veja aqui mais sobre o temperamento do cachorro shih tzu.

Cores do cachorro shih tzu

  

Segundo o padrão oficial da raça de cachorro shih tzu, todas as cores são permitidas, porém algumas são mais conhecidas e outras não. Ascores mais comuns do cachorro shih tzu são os Preto e Branco e os Dourado e Branco, em seguida o vermelho e branco e suas variações de tonalidade, os cinza e branco, os Brindle e Branco, dourado sólido, preto sólido, fígado(que alguns chamam de chocolate) e branco e figado sólido e o Brindle sólido.

Enfim não é atoa que esta cor está no padrão da raça. Contudo, os fígados não devem ter olhos azuis ou verdes, apenas cor de mel ou mais escuro e no seu pelo não poderão ter nenhum fio na cor preta, aliás em nenhuma parte do corpo, onde era pra ser preto, assumirá a cor marrom(nunca rosa).

 Veja aqui mais sobre as cores do cachorro shih tzu.

Cachorro shih tzu – doenças comuns

  

Entre as doenças mais comuns nos dos cachorro shih tzu estão as que acometem os olhos, já que eles são maiores que a maioria dos cães. Entre elas estão úlcera da córnea, lacrimejamento e conjuntivite.

As otites também são comuns por conta do acúmulo de cera e também pela quantidade de pelo que existe dentro dos ouvidos, o que dificulta a limpeza por pessoa não habilitadas.

 Veja aqui mais sobre as doenças mais comuns do cachorro shih tzu.

Curiosidades do cachorro shih tzu



Os cães dessa raça são confundidos diretamente com os cachorros da raça Lhasa Apso, existe uma lenda chinesa que está relacionada com o surgimento do Shih Tzu.

Dizem que uma princesa chinesa era apaixonada por um mongol, nome dado para a população que predominava no Tibete, era impossível acontecer um casamento de um mongol com uma princesa chinesa, visto isso, o casal resolveu cruzar um legitimo exemplar da China, um exemplar da raça Pequinês, com um cachorro com origem do Tibete, no caso um Lhasa Apso, desta forma nasceu o Shih Tzu com forma de representar um amor entre os povos bem como o que havia de melhor entre as duas culturas.

 Veja aqui mais sobre curiosidade do cachorro shih tzu.

Dicas sobre os cachorro shih tzu

  
Devido a sua pelagem longa que o cachorro shih tzu possui, é necessário de uma atenção diária com eles, aconselhável que fique 15 minutos por dia escovando seus pelos, vai manter seus pelos sedosos, macios, brilhantes e principalmente sem nós. Normalmente prendem-se os pelos da testa fazendo uma espécie de “rabo de cavalo” para não cair em seus olhos.

Para as pessoas que moram em apartamento, é muito importante que corte as unhas do cachorro shih tzu, assim vai evitar delas se curvarem para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas.

 Veja aqui mais sobre dicas para cachorro shih tzu.

Saúde do cachorro shih tzu

 

O cachorro shih tzu é uma raça que tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 a 16 anos, é uma raça de cães braquicefálicos (focinho achatado), significa que podem ter problemas respiratórios com o passar dos anos. Pode apresentar problemas de infecções no ouvido, tem uma tendência a obesidade e é muito importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais. É uma raça que tem tendência também à Coprofagia (comer cocô).

Veja aqui mais sobre saúde do cachorro shih tzu.

Preços do cachorro shih tzu

 

Umas das raças mais populares no país, é muito fácil encontrar esses cachorros hoje em dia, existem vários criadores da espécie. O preço de um filhote do cachorro shih tzu pode ser encontrado no mercado a um preço que varia entre R$ 1,500 a R$ 2,500. O preço do cachorro shih tzu pode variar devido a genética e histórico da família de seu filhote.
 
Veja aqui mais sobre preços do filhote de cachorro shih tzu

Fonte do Texto: Encontros Pet