Filhotes de shih tzu: 8 dicas essenciais - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Filhotes de shih tzu: 8 dicas essenciais

A veterinária Giulliana Tessari, do Pet Center Marginal, aponta as medidas necessárias para alimentar, dar banho, observar a troca de dentes dos pequenos pets e prevenir traumas na hora do sono. Filhotes de shih tzu é como um bebê humano, afinal, acabou de chegar ao mundo e precisa muito de cuidados para crescer saudável e sem problemas. Quem está com um shih tzu filhote dentro de casa deve ter as informações necessárias – e segui-las – para que tudo corra bem. Confira as dicas da veterinária Giulliana Tessari, do setor de filhotes do Pet Center Marginal!

Filhotes de shih tzu sente frio

   
Filhotes de shih tzu

1ª) Nada de lugar frio: aqueça os filhotes de shih tzu – Aquela história de levar o filhote de shih tzu para casa e colocá-lo para dormir de qualquer jeito na área de serviço ou em locais úmidos, frios e escuros não é nada legal. Lembre-se que aquele shih tzu filhote que nasceu há pouco tempo e além de, em alguns casos, ter certa fobia de ficar sozinho em lugares como essa características do shih tzu, também pode desenvolver resfriado ou pneumonia se não for bem aquecido.


A primeira noite de sono do filhote de shih tzu na nova casa, portanto, deve ser quentinha e com toda paciência por parte dos donos. Se possível, aqueça-o com algum pertence do novo dono, como uma camiseta ou um cobertor. O cheiro vai fazer com que o filhote de shih tzu se sinta mais seguro e confortável, explica a veterinária. Até os três meses de vida, os filhotes de shih tzu costumam dormir a maior parte do dia. Por isso, é bom evitar acordá-los ou pegá-los no colo com frequência.

Onde deixar os filhotes de shih tzu


2ª) Escolha direito o lugar onde filhotes de shih tzu  vai ficar – Na hora de escolher onde vai deixar a caminha dos filhotes de shih tzu  recém-chegado, é preciso escolher um local onde ele não fique só por muito tempo. Porém, também é preciso evitar que o filhote de shih tzu fique em locais barulhentos com muitas pessoas. Os shih tzu necessitam sempre ter uma cama limpa, seca e bem aquecida, além de certo espaço para se alimentar e fazer suas necessidades. Esta área deve ter sombra e ser ventilada. Como os filhotes  de shih tzu são muito curiosos, evite que eles fiquem perto de produtos de limpeza, fios, cabos, plantas ou aparelhos eletrônicos menores. “Também é importante que as crianças brinquem com os filhotes de shih tzu somente no chão e não em cima da cama ou do sofá, já que uma queda pode ser fatal. O ideal é que o filhote de shih tzu tenha um cantinho exclusivo, onde conte com conforto e segurança até ganhar mais independência”, completa a veterinária.

Filhotes de shih tzu quando pode tomar banho


3ª) Banho no filhote de shih tzu só após a 1ª vacina – Enquanto ainda são filhotes, os shih tzu têm baixa resistência imunológica. Por isso, o melhor é dar banho no filhote de shih tzu em centros especializados que contem com todos os métodos de higienização necessários. Também é aconselhável que o banho do filhote aconteça após a primeira dose de vacina que é aplicada em todo filhote de sih tzu, após os 45 dias de vida. “Se o lugar onde o dono pretende levar o filhote de shih tzu para tomar banho não apresentar a higiene necessária, o melhor é que ele só o leve até o local depois da terceira dose de vacina”.

Posso dar banho nos filhotes de shih tzu em casa


No caso de banho de filhotes de shih tzu  em casa, escolha os horários mais quentes do dia. Também não deixe que a água entre no nariz ou nos ouvidos do filhote – que podem ser tapados com algodão. O banho também deve ser rápido para evitar que o filhote de shih tzu fique doente. Para secá-lo, o melhor é usar toalhas felpudas e um secador com ajuste no morno. ”Para limpá-lo, uma boa opção é usar xampu neutro para filhotes de shih tzu. Caso o proprietário queira realizar uma leve higienização rotineira, ele pode utilizar os banhos a seco para filhotes de shih tzu que devem ser aplicados com um pano em sentido oposto aos pelos e finalizado com o uso de um secador”.

 Dente do filhote de shih tzu caiu


4ª) Atenção aos dentes dos filhotes de shih tzu – Todo mundo sabe que shih tzu filhotes começam a morder tudo que vêem pela frente, e uma das razões tem a ver com a troca dos dentes, que acontece entre o quarto e o quinto mês de idade. Nesta fase, os donos precisam ficar atentos e se possível levar os filhotes de shih tzu para avaliação de um veterinário especializado, já que nem todos os dentes de leite caem, ao mesmo tempo em que os permanentes começam a crescer. Quando não são retirados, os dentes de leite remanescentes comprometem a mordedura, o restante da arcada dentária e predispõem a dentição do filhote de shih tzu ao desenvolvimento de placas bacterianas. Na tentativa de que todos os dentes de leite do filhote de shi tzu caiam e não atrapalhem o desenvolvimento dos permanentes, é preciso que o shih tzu sempre tenha algo duro para morder.

Até os 4 meses de vida, os filhotes de shih tzu pode aprender bastante coisa! Além de saber onde fazer as necessidades, os filhotes de shih tzu podem aprender alguns comandos de adestramento.

Filhotes de shih tzu como educar


5ª)A primeira coisa que nos temos que aprender é como educar os filhotes de shih tzu primeira coisa é o nome a ele. Chame pelo nome do cachorro, e quando ele olhar, recompense com algum petisco ou com a própria ração.

Brinque muito com seu filhote de shih tzu, dê atenção a ele, cuide, ele não vai esquecer disto depois que crescer, e com certeza será manso e não terá atitudes agressivas. Brinque com os filhotes de shih tzu de jogar a bolinha, mas não de cabo de guerra, pois esta brincadeira pode levar à uma disputa por liderança, e seu filhote querer mandar em você! Lembre-se você é o líder, então tome atitudes como tal.

OBS: Nunca chame os filhotes de shih tzu quando for brigar com ele. Isto pode fazer o filhote relacionar o nome ou o VEM com algo ruim.

Como alimentar filhotes de shih tzu


6º) Alimentação filhotes de shih tzu – Outro fator importante para a saúde dos filhotes de shih tzu é a alimentação. Entre o primeiro e o segundo mês completo de vida, o filhote de shih tzu já pode consumir ração. Ao servi-la, primeiro coloque o pote em frente ao filhote de shih tzu no horário que achar adequado alimentá-lo. Se ele não comer em cerca de quinze minutos, não force. Contudo, os filhotes de shih tzu são extremamente frágeis e não podem ficar muito tempo sem comer. Então,  tente umedecer a ração com um pouco de água para ficar mais palatável e apetitosa ao filhote de shih tzu.

Filhotes de shih tzu quantas vezes ao dia deve se alimentar


7ª)Inicialmente, pode ser que os filhotes de shih tzu coma bem em algum horário, mas não queira respeitar os outros. Mesmo assim, não altere a rotina. Com o passar dos dias, ele perceberá que precisa respeitar os horários determinados para se alimentar. Esse método possibilita que os donos também observem distúrbios no organismo do shih tzu com mais facilidade, diz a veterinária. “Para servir a quantidade certa de ração, deve se observar a indicação no rotulo da embalagem. A quantidade descrita é proporcional à idade e ao peso do filhote de shih tzu e deve ser fracionada de acordo com o numero de refeições, evitando sobrepeso dos animais.

Filhotes de shih tzu



Filhotes de shih tzu cuidado


8ª) Cuidado com os filhotes de shih tzu - Por ter um porte pequeno, os filhotes de shih tzu não sente necessidade de praticar muito exercício físico, pelo que as caminhadas dentro de casa serão suficientes para ele - no entanto não abdique de o levar o filhote de shih tzu a passear de vez em quando! Outro aspeto a ter em consideração é que os filhote de shih tzu bebem muita água, por isso tenha sempre uma tacinha com água fresca ao dispôr do shih tzu filhote. Relativamente à comida, será melhor se esta for específica para o seu tamanho, mas o mais importante é que seja equilibrada e sem muitas calorias, para que ele não ganhe peso indesejado. Não se esqueça também de o levar ao veterinário periodicamente, de forma a manter a vacinação dos filhotes de shih tzu em dia e para que o médico possa verificar se está tudo bem com ele. É aconselhado um banho semanal com um shampoo próprio para filhotes de shih tzu, protegendo bem as orelhas e seguido de uma secagem imediata com o secador.

Dicas de filhotes de shih tzu - canil de filhotes shih tzu - personalidade do shih tzu - caracteristicas do shih tzu - fotos de shih tzu - onde comprar um filhote de shih tzu


Dicas para alimentar um filhote de shih tzu
Como escolher uma cama para os filhotes de shih tzu
Cuidados com o banho dos filhotes de shih tzu
Característica dos filhotes de shih tzu
Personalidade dos filhotes de shih tzu
Filhotes de shih tzu puro
Filhotes de shih tzu mini
Onde comprar filhotes de shih tzu
Quanto custa um filhote de shih tzu 
Fotos de shih tzu

Fontes do Texto: Leve seu Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato